terça-feira, 9 de junho de 2009

Rangelcídio

Henrique Monteiro

14 comentários:

Anónimo disse...

GRANDE RANGEL!!!!
o ZÉ luiS VAI FAZER AINDA PIOR AO FAUSTINO E Á OLIMPIA,,,,,

o VISCONDE DO MOGO

JSD disse...

É como diz o Visconde do Mogo:Força Zé Luis vamos em Outubro fazer o mesmo com os professores Faustino e Olimpia. O Concelho provou que está com o PSD. Força à que começar a trabalhar.

Unknown disse...

Não tenho nada a opor à vitória do PSD, que foi o verdadeiro vencedor das eleições. Com(ou sem?) a ajuda do CDS ,pode mesmo chegar ao governo. O PS perdeu e os outros(BE e PCP),como jogam sempre isoladamente, pouco ganharam - penso até que apenas mantiveram o direito que já tinham de participar na vida política portuguesa.
Já quanto ao“cartoon”tenho a referir que ele peca por extremo mau gosto.
Também quanto ao PSD, tendo em vista as eleições futuras, gostaria que definisse que obras públicas aprova ou não, se aceita ou não a redefinição do mapa judiciário e em que termos, se pensa reestruturar os serviços de saúde ou fazê-los voltar à sua situação anterior, se pretende alguma reforma na educação e em que termos, designadamente se pretende fazer ressuscitar as escolas primárias entretanto encerradas, que defende para a agricultura(apoio ao regresso da agricultura tradicional ou o avanço para uma agricultura diferente), deve a divisão administrativa permanecer inalterada ou alterar-se e em que sentido. São estas algumas das questões sobre as quais gostaria de ter visto tomadas de posições do PSD e não vi. Agora que o PS parece derrotado, digam o que de positivo vão fazer.
JLM

Anónimo disse...

Oh JLM! Então que mau gosto vê no cartoon? O Rangel a dar uma facada no PS? Não foi o que aconteceu?
Isso são sentimentos de mau perdedor ou de uma mente não tão pura como quererá fazer crer...
Abraço

Unknown disse...

É pena aparecer como anónimo.Mas enfim.
Uma coisa que eu não quero fazer crer é que sou puro.Sei muito bem que uma qualquer personalidade é formada por diversas facetas:a pureza é apenas uma delas.
Realmente,considero-me um independente que apoia este governo.Por isso, efectivamente, perdi.Mas não tenho,penso,tão mau perder como isso.Já agora gostava que disssse alguma coisa sobre os pontos por mim focados,por exemplo,se deve ou não ser construida a auto estrada até Bragança e o I-C -5.
E já agora identifique-se.Vai ver que não dói nada.
JLM

Anónimo disse...

Eu penso que se considera mais um socialista que gosta de se dizer independente... Mas é indubitavelmente de esquerda e não gostou de perder...
A auto estrada até Bragança penso que deve ser construída, tal como o IC5. Aliás, ao contrário do que os socialistas querem fazer crer, a Dr.ª Manuela Ferreira Leite disse muito peremptóriamente em Macedo de Cavaleiros que são para construir e devem ser construídas.

Por mim, ao contrário dos socialistas que já as dão como dado adquirido, eu só acredito quando estiverem construídas.
Eu não sou socialista. Nem puro.
Não me vou identificar.
PM

Anónimo disse...

Esqueci-me de referir outra coisa: tal como Manuela Ferreira Leite, considero que o investimento nesta altura num aeroporto megalómano (vejamos o que aconteceu no de Atenas que está às moscas) e outro investimento absurdo como o TGV de Lisboa ao Porto são um disparate que vai enterrar ainda mais o nosso país por muitos anos. Vaidades...
Todos sabemos que o serviço alfa-pendular é sub-aproveitado, todos sabemos que o TGV, além de exigir um investimento numa linha nova de raiz, apenas vai encurtar o tempo de viagem em 20 minutos que vão-nos sair muito caros.
Quando todo o transporte ferroviário está a ser abandonado no país, devemos investir apenas numa única linha dessas características? Sabe quais os custos ambientais deste abandono?
Será mais um investimento de licenciamentos duvidosos como o do Freeeport?
Veremos e esperemos que não!
Que pensa sobre isto?
PM

Unknown disse...

Chame-me o que muito bem entender.
No entanto,sempre lhe digo que, actualmente,me sinto mais de centro-esquerda,na linha de Sócrates,que não é,propriamente,muito de esquerda.
Actualmente,detesto os dois partidos à esquerda do PS:o BE,que não é propriamente um partido mas um movimento de permanente contestação,e o PCP,que é um partido ortodoxo,de verdades eternas e de soluções fixas.
Confesso-lhe que prezo a intervenção lúcida, responsável,de cada um dos cidadãos e de cada uma das instituições.Por isso,não vejo com maus olhos o liberalismo(não sobretudo o económico,mas o social,cultural,religioso)na medida em que penso que o desenvolvimento do país há-de resultar da participação activa de todos os cidadãos.
Da direita,não alinho muito com o CDS e do PSD prefiro a ala mais jovem e liberal à ala conservadora e defensora dos velhos valores de Manuela Ferreira Leite.
Vejo nesta,aliás,um entrave às mudanças necessárias:tem estado,na justiça,na educação,na saúde,noutros sectores,contra as reformas e a favor dos "interesses corporativos".
Quanto aos grandes investimentos,sou favorável à A-4 e IC-5(se MFL disse que concordava,deve tê-lo dito muito baixinho,pois não o vi referido na comunicação social).Quanto ao novo aeroporto,não sei que posição tomar.Já quanto ao TGV Lisboa-Porto sou contra.Mas sempre lhe digo que as ideias de um e outro não saíram apenas das cabeças socialistas mas sobretudo das cabeças PSD,tendo,designadamente, Rui Rio pugnado por TGV até Vigo e Manuela F. Leite assinado com Madrid entendimentos para vários TGV(se não me engano,cinco)-
Sou inteiramente favorável ao TGV que ligue a Espanha,não só porque já assim nos entendemos com os espanhóis(MFL foi quem assumiu o compromisso do lado português)como ele vai estreitar os laços com Madrid e isso é bom para a capital espanhola e para Lisboa.Contribui para uma maior ligação à Espanha e à Europa e eu sou defensor duma ligação cada vez mais estreita com uma e outra.Para isolamento bem bastaram décadas e décadas de outros tempos.
Quanto ao Freeport, digo-lhe que não acredito muito que Sócrates esteja metido na corrupção.Precisava de fazer dele muito estúpido e não vejo na acção política que seja tanto assim.
Já quanto aos projectos da Guarda e à licenciatura,acredito que tenha metido a pata na poça.Para mim,porém,são pecadilhos menores.Qual é o chico esperto,sobretudo transmontano,que não os pratica,nas mesmas condições?
A vida política,social,económica não se faz facilmente apenas com gente pura.
Se forem apanhados,devem ser castigados.Se Sócrates tiver sido corrupto no Freeport,deve ser punido e banido da vida política.
Por isso é que precisamos de uma justiça que funcione e não de uma justiça que sirva as importâncias dos senhores magistrados.Por isso ,eu sou favorável a grandes reformas na Justiça(reforma dos processos civil e penal,especialização,oralidade,"policiamento" do MP).
Fiquemos por aqui hoje,que chegaram as minhas netas e podem estragar-me isto tudo.
Como vê,não sou muito defensor da pureza.
O senhor talvez seja mais puro do que eu e se tiver de ser posto num altar, é aborrecido colocar por baixo:santo anónimo.
JLM

PM disse...

Caro JLM
Não gosta do BE e faz parte das suas listas autárquicas? Coerência...

Essa linha de Sócrates, confesso que não é nada do meu agrado: pela arrogância, pela prepotência. Tem a coragem das reformas, mas tem a fraqueza de não ouvir ninguém e de fazer essas reformas de uma forma tão atabalhoada que tem dado uma montanha de asneiras.
Efectivamente, quando MFL formalizou o interesse no TGV, as condições do país não tinham nada que ver com a catástrofe económica que hoje se vive…
Será que as asneiras do presente continuam a ser justificadas pelos actos de há 4 anos?

Concordo plenamente com a ligação a Madrid, mas ainda está por justificar a ligação ao Porto e a Vigo.
Quanto à auto-estrada e ao IC5, MFL já foi clara mais do que uma vez. É a favor.
É contra os outros investimentos que considera catastróficos dada a actual conjuntura sócio económica (vai dizer-me que MFL foi a favor de novo aeroporto há 4 anos?).
A trapalhada do “jamais”, da subida vertiginosa do preço do petróleo e da incógnita do futuro dos transportes aéreos não justificam um aeroporto novo. Pelo menos para já.

Quanto a interesses corporativos, que me diz de Sócrates apenas apoiar as grandes empresas quando todos sabemos que a economia portuguesa assenta basicamente nas pequenas e médias empresas?

As trapalhadas legislativas e reformistas de Sócrates, a sua licenciatura atabalhoada, os licenciamentos esquisitos e, sobretudo, o seu excesso de confiança, levam-me a aceitar sem nenhum pudor que Freeport é uma trapalhada de Sócrates de extrema gravidade!

Pena que a justiça em Portugal não funcione, seja diferente de acordo com o suspeito, esteja cada vez mais politizada e submissa ao poder executivo.
Veja-se a forma de escolher o Provedor de Justiça…

A ligeireza com que aceita o “meter a pata na poça” e intitular os trasmontanos de chicos-espertos, não posso aceitá-las de nenhuma forma alguma, a não ser por brincadeira.

Fala também em policiamento do MP. Em Carrazeda e muitas outras comarcas da região, segundo as notícias, nem sequer existe agora MP!...

De puro não tenho nada. E não há tantos santos na história de quem nem sequer se fala e que nunca tiveram direito a estar num altar???

PM

Unknown disse...

Interessante a sua argumentação.Cada vez tenho mais curiosidade em conhecê-lo.Vê-se que é uma pessoa letrada e,quiçá,um político de gabarito.
Só é pena que faça certas afirmações sem ter a certeza do que diz.Eu candidato do BE?Porque diz isso?Porque sou amigo de algumas pessoas que têm sido conotadas com o BE?Mas a amizade vai para além da nossa seita.Porque almocei com Francisco Louçã,quando esteve em Carrazeda?Mas isso faz parte das regras de civilidade.
Não,não concorro pelo BE nem por nenhum.Para a Câmara não concorreria de modo algum.Para a freguesia também não.Para a assembleia municipal também não, porque reúne apenas duas vezes no ano,muitas vezes,não aparece ninguém, e porque acho que os cidadãos não ligam nada ao papel desempenhado pelos deputados municipais.
A minha participação será limitada à escrita nos blogues,à conversa nos cafés e à intervenção nalgumas tertúlias,se as houver.
Estamos conversados quanto a isto.
Quanto ao TGV temos ideias parecidas.
Quanto ao Freeport aguardemos.
Quanto ao provedor de justiça é uma trapalhada sem justificação.
Eu vejo a instituição "Provedoria" e não o provedor.Logo,quando não há provedor ou quando está incapacitado, o provedor é substituido pelo que sem lhe segue na organização e os serviços da provedoria continuam normalmente a funcionar.Uma instituição estar dependente só de um homem não lhe parece um redondo disparate?
Não sei se terá alguma razão quanto ao feitio de Sócrates,mas o que tenho visto é uma oposição sistemática e não uma oposição construtiva.
Vamos agora falar nas micro,pequenas e médias empresas,em contraposição com as grandes.Que empresas apoiaria, as antiquadas,as tradicionais ou apenas as que têm pernas para andar? O Estado deve entregar empreitadas a empresas que não são capazes de as cumprir?
Meter a pata na poça,não foi o que muitos e muitos americanos fizeram ao longo da sua história e ,em grande medida,fez o progresso daquele grande país?A grande maioria das pessoas que conhece no seu dia a dia são impolutas?Não temos de viver com toda a gente e contar mesmo com alguns mafiosos?
Com o "policiamento" do MP queria eu dizer que deve passar a ser uma verdadeira polícia de investigação e não se limitar a resolver,no gabinete,os probleminhas que antes existiam.
Penso também que não é forçoso que o MP esteja isoladamente espalhado pelas comarcas mas deve trabalhar em equipa(assim não faltarão elementos),cujos elementos se deslocarão onde forem necessários.
Não disse que todos os transmontanos são chicos espertos.
Mas a ter de escolher entre os chicos espertos e os homens honestos à moda antiga,quase sempre tímidos,optaria pelos chicos espertos.
Chegámos os dois à conclusão de que nem um nem o outro temos propensão para santos e não temos isso como uma carreira tentadora.
Não se pode dizer tudo de uma vez.Até à próxima.
JLM

Anónimo disse...

A4, IP2 e IC5 devem ser imediatamente repensadas pelo Governo. Os transmontanos disseram não a estes investimentos!

De esquerda

Unknown disse...

Apesar de tudo,acho que a A4,o IC5 e o IP-2 devem prosseguir assim como a ligação do IC6 de Coimbra á Covilhã.
Com estas vias,deixará de haver litoral e interior porque tudo ficará perto.
Houve tempos em que Paredes e Penafiel ficavam longe do Porto.Agora,com a auto-estrada,são arredores.Vila Real,com a A4 e o túnel do Marão,passará a ficar,em relação ao Porto,logo ali.Com o IC5,Carrazeda fica a mais um saltinho.
E se é certo que muitas coisas(compras,por exemplo)passarão a ser feitas em Vila Real e Porto,também pode acontecer que os do Porto se comecem a interessar por muito de bom e de diferente que há em Carrazeda.Se isto não resultar,então não sei o que poderá resultar.
Ser o PS ou o PSD a fazer as aberturas de estradas é-me indiferente.É preciso é que se façam.Se as gerações futuras ficarem um pouco sobrecarregadas,também é certo que passam a usufruir desses melhoramentos.
JLM

PM disse...

Realmente estranhei e não me parece que tivesse algo que ver com a falada candidatura do BE para Carrazeda. Não me parece que se coadunassem verdadeiramente e que JLM seja politiqueiro de oposição profissional.
Seria muito interessante fazer parte dessas tertúlias consigo, mas deve ser difícil encontrar um grupo suficientemente grande e interessante e que essencialmente saibam ouvir e pensar sobre o outro. Que não passem apenas por se quererem ouvir a si próprios como quase sempre acontece… Mas é muito interessante “tertuliar” por escrito consigo.
Concordo consigo quando diz que os deputados municipais não assumem a importância do seu estatuto e muitas vezes, (senão a maior parte delas…) nem sabem do que se fala e o que se está a votar.

Esperemos que Sócrates não esteja envolvido, veremos se o seu excesso de auto-confiança não o vai trair…

O que está na base da trapalhada da Provedoria é precisamente a forma política como o Provedor é nomeado. Apesar de existir toda uma Provedoria a assegurar o funcionamento da instituição, é a sua imagem e sobretudo a imagem da sua acção que estão em causa.

A oposição não tem sido sistemática, embora por vezes caiam um pouco nessa tentação. Aliás tem sido bastante construtiva. Acontece porém que Sócrates tenta dar e passar essa ideia da oposição sistemática como forma de se vitimizar, acabando muitas vezes por convencer até os mais atentos como JLM.

Não se podem identificar as pequenas e médias empresas com empresas tradicionais e antiquadas. Nem sei porque o faz. Quando se fala em micro empresas não se está a falar no pequeno “sótão” à moda antiga, nem no antigo Grémio da lavoura quando se fala em média empresas.
O apoio às pequenas e médias empresas passa pelo apoio às modernas empresas e passam por apoios à contratação, aos descontos na Segurança Social, como forma de vir a criar emprego e consequente consumo. Apoio às modernas tecnologias, sem teatros de “Magalhães” e outras asneiras mediáticas.
Também o apoio aos grandes grupos económicos vai provocar uma paior concentração de riqueza e ao proliferar de interesses e lobbys menos claros.

Curioso é que atribui a evolução americana aos americanos que meteram a pata na poça!!! Concorda então com todos os mafiosos e todos os que metam a pata na poça desde que isso traga evolução? Vejamos as patadas de George W. Bush…

Defende a centralização do MP. Eu penso que sem haver uma politica de proximidade com os cidadãos não pode haver uma investigação e policiamento eficazes. Há um assalto em Foz Tua e telefona-se para Mirandela?

Não concordo consigo quando diz que os homens à moda antiga são tímidos e sem grandes realizações. Antes pelo contrário. Têm de existir regras que se cumpram, sob pena de os mais tímidos, frágeis e mais pobres serem sempre pisados pelos “chicos espertos”.

Concordamos que estas vias são essenciais e que é indiferente qual seja o governo a efectivamente construí-las.
Até já!
PM

Unknown disse...

Caro PM(parece-me estar a escrever ao Sócrates):
Congratulemo-nos com as concordâncias e passemos às dissonâncias.
Eu não acredito em santos e, por isso,não me apanharia totalmente de surpresa o facto de Sócrates estar metido nalguma falcatrua do Freeport.Mas confesso:seria para mim muito doloroso se isso acontecesse.Apesar de tudo,dos chicos-espertos,dos gangsters,dos mafiosos,que os há e muitos e,por isso,é preciso trabalhar com eles,ainda me sabe bem acreditar nas pessoas.Acreditar que as pessoas põem limites às suas acções e que ,capazes de praticar pecadilhos,serão capazes de evitar as acções de extrema descredibilização.
Quanto às empresas, o que eu quero é que elas tenham a dimensão que a solução dos problemas impõe.
Grandes,médias,pequenas e micro todas são boas se forem eficazes.
Tenho dúvidas que PS e PSD tenham posições diferentes nesta matéria.Sabe,a luta política leva,muitas vezes,a extremar de posições e perda de clarivîdência.
Todas as empresas precisam de ser fiscalizadas mas com uma fiscalização eficaz e discreta e de modo algum emperrante da acção de cada uma.
Acha que os filmes de cowboys,de gangsters,de mafiosos,são apenas fitas,não inspiradas na vida real?
Não terá sido essa luta entre a justiça,por um lado, e os outros,pelo outro,que terá feito muita da evolução positiva da América? Muitas vezes,qualquer de nós não se vê perante um problema simples de ser a favor ou contra e fica tudo resolvido, mas sim de ser suficientemente sagaz para saber lidar com todos os aspectos da vida real.
Eu não tenho grandes dúvidas que a evolução vem,inúmeras vezes, da actuação pouco ou nada ortodoxa de certas pessoas.
Nalgumas pessoas antigas,de coração generoso e de modos tímidos,honestas e de palavra,vejo a pecha de não terem ousadia de fazerem seja o que for.Pense na relutância que essas pessoas tinham de contrair dívidas e não é certo que se uma pessoa quer realizar algo e não tem dinheiro,para agir tem ou não que recorrer ao crédito?
Foram as pessoas mais escrupulosas que singraram?Francamente,penso que não.
Também não penso que possa existir uma sociedade desenvolvida se a grande maioria não se souber defender e lutar e arranjar organizações para esse fim.
Se a sociedade for toda formada por "coitadinhos"não irá a parte alguma.
Para terminar,o MP não age sozinho.
Para o policiamento de proximidade temos os agentes da GNR e da PSP.
Ainda um agradecimento: Muito obrigado pela luta leal que me propicia.
Espero que,no fim,um e outro(e outros)saiamos mais enriquecidos com este debate.
JLM