segunda-feira, 8 de junho de 2009

Aterro separa lixo indiferenciado para reciclagem

O aterro sanitário de Urjais, em Mirandela, vai receber uma central de triagem de resíduos que permite reciclar metade do lixo ali depositado.
Este aterro serve os 12 municípios do Nordeste Transmontano e ainda o de Vila Nova de Foz Côa.
Um investimento que segundo vice-presidente da câmara de Bragança ascende aos 25 milhões de euros.
O equipamento que vai ser instalado vai permitir que 25% dos resíduos indiferenciados sejam também reciclados” adianta Rui Caseiro salientando que isso “vai permitir que o aterro recolha menos 50% dos resíduos que recolhe actualmente”.
O autarca revela ainda que “68% dos resíduos recolhidos pela empresa a quem está contratualizado o serviço na Terra Fria são provenientes de Bragança e o restantes pelos concelhos de Vinhais, Miranda do Douro e Vimioso”.
Este anúncio foi feito à margem de uma visita organizada pela autarquia ao Ecocentro de Bragança, com empresários da construção civil do concelho.
No entanto, apesar dos 500 ofícios enviados pela câmara de Bragança, nem um único empresário compareceu ao encontro.
Uma recusa que desiludiu Rui Caseiro.
Fico desanimado porque esta acção que tínhamos previsto fazer vinha no sentido de eles colaborarem na separação e no encaminhamento correcto dos lixos para a reciclagem evitando a colocação de montes de entulho que por vezes ainda se encontram” afirma.
O vice-presidente da câmara de Bragança revelou ainda que em 2008 houve um decréscimo ligeiro na produção de lixo pelos munícipes face ao ano anterior, que também reciclaram mais.
Em 2008 recolhemos 15700 toneladas o que foi inferior em 1% ao ano de 2007 e espero que em 2009 a redução seja maior” refere. Já no que diz respeito à recolha de lixos separados “aumentamos 10% em relação ao ano anterior recolhendo cerca de 830 toneladas”.
No ano passado, Bragança gastou um milhão e 790 mil euros para tratar os resíduos produzidos.
Uma factura que ascende aos 160 mil euros por mês.
Brigantia

Sem comentários: