segunda-feira, 8 de junho de 2009

PSD vence europeias em Bragança

O PSD foi o partido mais votado nas eleições europeias, em todos os concelhos do distrito de Bragança.
Os sociais-democratas obtiveram 46,6% dos votos no acto eleitoral de ontem.
Ainda assim, a abstenção foi a grande vencedora.
69,49% dos eleitores inscritos nas freguesias do distrito não foram às urnas.
O maior nível de abstenção foi registado nos concelhos de Bragança, Vinhais e Vimioso com quase 74%.
Em Alfandega da Fé registou-se a maior adesão às urnas pois a abstenção fixou-se nos 58%.
Comparativamente a 2004, há quatro concelhos que alteraram o sentido de voto.
Há cinco anos, em Bragança, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo e Vinhais o PS foi o partido mais votado nas eleições europeias.
Ontem o PSD acabou por levar a melhor nestes três concelhos.
Aliás em todos os concelhos do distrito, foi a força política mais votada, com 46,6% dos votos.
Nuno Reis, director de campanha no distrito, considera que foi um resultado excepcional. “Nas últimas europeias nós concorríamos coligados com o CDS e agora sozinhos subimos, em alguns concelhos conseguimos até melhores resultados” salienta o responsável. Para Nuno Reis este pode ser um pronuncio de bons resultados das legislativas e nas autárquicas pois “se olharmos para Vila Flor, Torre de Moncorvo ou Vinhais que são concelhos onde não temos o poder, os resultados destas eleições são extraordinários” afirma.
O PS obteve 24,44% de votos dos transmontanos.
Bruno Veloso, o 17º elemento da lista do partido às europeias e presidente da Juventude Socialista de Bragança, assume a derrota mas entende que este resultado não vai influenciar as eleições legislativas e autárquicas. “É de facto uma derrota do Partido Socialista que temos de assumir e reflectis sobre ela” refere, acrescentando que “é um sinal claro de protesto dos eleitores”. Ainda assim Bruno Veloso entende que “os portugueses sabem distinguir as situações e para as legislativas o PS está consciente daquilo que prometeu e da obra que fez”.
O CDS foi a terceira força política mais votada no distrito de Bragança com 9,69%.
Armando Pacheco, presidente da distrital, confessa que este resultado vem de encontro às suas expectativas. “Estes resultados são bons e eram mais ou menos o que a distrital do CDS esperava tendo em conta a casa cheia do jantar da campanha em Mirandela” refere.
O Bloco de Esquerda reforçou o seu eleitorado ao obter mais 2296 votos do que em 2004.
Luís Vale não fica surpreendido com este desempenho e explica que isso “se tem notado no contacto com as pessoas e a aproximação que vão fazendo à nossa estrutura distrital pois temos vindo a verificar um crescimento exponencial do número de simpatizantes e aderentes”.
A CDU também cresceu nestas eleições ao arrecadar 6% dos votos contra os 2,79% obtidos em 2004.
José Brinquete, o líder distrital dos comunistas, mostra-se satisfeito com os resultados. “Subimos bastante no distrito, globalmente foram mais 800 votos e por isso é um resultado que nos anima para as próximas batalhas que vamos ter” refere.
No distrito de Bragança foram ainda registados 1424 votos em branco e 986 nulos, nestas eleições europeias. Brigantia

2 comentários:

Transmontano disse...

É assim mesmo mostrem que somos transmontanos e nas proximas eleições vamos mostrar ainda mais a este governo que nos desgoverna que nós transmontanose e que nos orgulhamos de o ser tambem somos Portugueses.

Anónimo disse...

è com estas dores de cabeça que vão ficar os independentes no dia 11/10/2009.