quarta-feira, 25 de junho de 2008

Rota do Património do Douro é aposta

A Fundação Rei Afonso Henriques vai definir uma Rota do Património Mundial do Douro, para incrementar o turismo naquela região.

Trata-se de um projecto que vai ser apresentado em Lamego, e que se destina à promoção turística do património da bacia do Douro, em toda a sua extensão, desde a nascente em Espanha até à Foz, aproveitando os seus principais recursos, nomeadamente a paisagem, o património e a cultura. Os concelhos adjacentes vão também beneficiar de uma menção na rota turística. (...)
O projecto da criação da Rota do Património Mundial do Douro foi elaborado em articulação com a Estrutura de Missão do Douro. (...)
Pretende-se que o Douro seja cada vez mais um destino turístico, “pois está provado que não é incompatível a preservação do património com a sua utilização como factor de desenvolvimento e de riqueza promovendo-o junto do mercado português e dos turistas”, referiu Arlindo Cunha.
A fundação quer preservar a linha do caminho-de-ferro entre o Pocinho e Barca d’Alva, pelo menos para fins turísticos, mas o seu presidente preferiu não manifestar a sua opinião sobre o futuro da Linha do Tua, que poderá ser encerrada após a construção de uma barragem, afirmando que o tema nunca foi objecto de discussão nas reunião do organismo que lidera.
A sede da Fundação vai ficar instalada em Bragança, onde está a ser recuperado o edifício que alojou o Gabinete Técnico Local para esse efeito, localizado em frente ao Governo Civil.
O Informativo

2 comentários:

Anónimo disse...

Sede vai para Bragança?! Porque não para Vila Real? O que tem Bragança de ligação com o Douro?

mario carvalho disse...

e já agora porque não no Tua?