quinta-feira, 19 de junho de 2008

Parquímetros desertificam centro da vila

Uma guerra à vista entre os comerciantes e os moradores de Vila Verde e a Câmara local. A culpa é da introdução do estacionamento pago no centro da vila que está a provocar, lentamente, a sua desertificação.

Em dois meses, os comerciantes viram os seus rendimentos diminuir 30%; os moradores temem o aumento da criminalidade. Um passeio a pé pelo centro de Vila Verde mostra a realidade, nua e crua. Onde antes havia carros estacionados, há agora lugares vazios e pouco utilizados. A introdução de parquímetros desde o final do mês de Abril transformou, completamente, o casco urbano de Vila Verde: "isto está um verdadeiro deserto. As pessoas dizem-me que já não vêm aqui tomar café porque não compensa". Os rendimentos descerem 30% em dois meses: "para quem tem que pagar tudo, incluindo a renda do seu espaço comercial, não se vai safar", diz o dono de um estabelecimento de restauração que mostra a sua indignação quando acrescenta: "as pessoas vão todas para os dois hipermercados porque lá o estacionamento é grátis". Há mesmo pessoas que trabalham no centro que estão a deixar os carros nestes locais. JN

7 comentários:

Unknown disse...

Acho que já vi isto em Carrazeda.
Há,pelo menos,uma rua(por trás da Câmara)que não justifica de modo nenhum a existência de parquímetros.Mesmo em frente à Câmara,não se justifica um horário tão prolongado de interdição de estacionamento.
JLM

Anónimo disse...

eu prefiro colocar uma moeda de €0,20 e ter estacionamento, do que gastar gasóleo as voltas à vila para arranjar um lugar.

Anónimo disse...

Não me parece correcto que o município com sentido altruísta e disciplinador do transito e estacionamento cá no burgo, e pensando em suster os custos da utilização do automóvel, custos estes galopantes associados ao preço dos combustíveis, tenha uma oposição férrea e sistemática a estas medidas, que são sem sombra de dúvida a favor da melhoria orçamental (de quem?).
Investiu-se em modernos e eficazes parquímetros que nem trocos dão, para facilitar a vida às pessoas e não se vê uma alma a estacionar, onde para a solidariedade.
A ingratidão perante a bondade desta medida, esta autarquia estuda seriamente alargar a todas as ruas do concelho esta prática, a bem dos utentes motorizados.

Sabre07

Anónimo disse...

O Partido Socialista fez uma proposta na última Assembleia Municipal que decorreu na bonita Freguesia de Pombal no passado dia 14, para que fosse suspenso o estacionamento pago nas ruas atrás e à frente da Câmara, bem como na rua que vai das bombas da Cepsa ao cruzamento do Alvorada. Apesar de até terem surgido intervenções da bancada da maioria defendendo esta proposta, ela foi chumbada por 23 votos contra, 9 a favor e 2 abstenções. As pessoas deste concelho ainda desconhecem que quem tem os votos é que manda. Dão os votos a um Partido e depois querem que os outros resolvam os problemas. Não pode ser!

Anónimo disse...

o problema está resolvido! havia muita boa gente que tinha os carros à porta de casa dias e dias, se quando fazem os prédios construíssem garagens! agora é muito mais fácil ir às compras, quem vai às compras, pára e anda n fica lá o dia todo. o partido socialista que se preocupe com outros problemas, que este está resolvido. por ex. a dívida das águas que tanto apreguaram na campanha

Anónimo disse...

Não sei o quer dizer com o " está resolvido". Ninguém lá mete as moedas !... Isso é resolver? Então os comerciantes estão satisfeitos por não terem ninguém nas lojas. Boa, gostei! Se antes, tinham gente, agora não têm e assim é que é bom... Ok. Bota pr'a Carrazeda.

Anónimo disse...

Pois meus amigos, desde que os parquimetros começaram a funcionar que já não tenho ficado "atascado" na Rua Luis de Camões à espera que os veiculos de mercadorias abasteçam as lojas....por outro lado smp que preciso de estacionar nas ditas ruas com parquimetro, meto uma moedinha e vou fazer o que tenho a fazer....Antigamente era o cabo dos trabalhos para arranjar estacionamento e sabem porquê????porque pura e simplesmente estavam todos ocupados pelos veiculos dos comerciantes...
agora sim tornou-se mais cómodo para ir às compras, aos correios, à Camara Municipal...Só não concordo é com a "estúpida burocracia" que a Camara Municipal arranjou para ser adquirido o cartão de morador, para estes poderem estacionar o carro à hora de almoço por exemplo....e não me venham dizer que fizessem garagens...pois basta percorretr as artérias da Vila para verificar que toda a gente estaciona á frente de casa....