domingo, 20 de maio de 2007

Primeira ambulância SIV em Mirandela

«A primeira ambulância Suporte Imediato de Vida (SIV) prometida para o distrito de Bragança vai ser instalada em Mirandela, no âmbito da restruturação da Rede Nacional de Urgências.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) confirmou ao JN que já está a proceder à contratação de enfermeiros para reforçar os seus meios, nomeadamente em Mirandela, cujo hospital vai passar a ter uma urgência médico-cirúrgica integrada na RNU. A viatura deverá chegar a Trás-os-Montes durante o segundo semestre deste ano.
No entanto, este plano contraria as expectativas de alguns autarcas, uma vez que a informação que circulava, era de que a prioridade seria a colocação de ambulâncias SIV em localidades mais distantes do eixo do IP4, onde já estão concentrados os três hospitais. Esta foi a proposta apresentada aos autarcas com a restruturação dos serviços de saúde na região, com o objectivo de minimizar o impacto do fim do Serviço de Apoio Permanente (SAP) nos centros de saúde após as 22 horas.
Esta situação foi classificada "transitória" pelo próprio ministro da Saúde, Correia de Campos, e foi desenhada tendo em conta as dificuldades de comunicação no distrito, até estarem criadas na região as condições necessárias para que os centros de saúde possam encerrar durante a noite. Isto é, a aquisição de um helicóptero SIV, que ficará estacionado em Macedo de Cavaleiros, e três ambulâncias SIV, cuja distribuição estava prevista para várias localidades, uma para Macedo de Cavaleiros e que entraria em funcionamento sempre que o helicóptero não pudesse levantar voo devido às condições atmosféricas, as outras duas ficariam estacionadas em Moncorvo, para servir a zona do Douro Superior, e em Miranda do Douro.»

Sem comentários: