terça-feira, 29 de maio de 2007

Maus hábitos alimentares!

Maioria das crianças está 11 ou mais horas sem comer nada
«A esmagadora maioria (84,9 por cento) das 27.814 crianças com idades entre os seis e os dez anos inquiridas no âmbito de um projecto de educação alimentar está 11 ou mais horas em jejum. São muitas as que não têm por hábito comer nada antes de ir para a cama - e que por isso não ingerem qualquer alimento entre o jantar e a primeira refeição do dia seguinte.(...)
"É o dado mais preocupante." Significa que os mais novos "estão a ficar com um défice de açúcar no cérebro" - o que, explica, pode ter consequências ao nível da capacidade de concentração e do rendimento escolar dos mais novos.
Constata-se que o pequeno-almoço faz parte dos hábitos da grande maioria destes alunos do 1.º ciclo do ensino básico. Quase todos (98,5 por cento) dizem tomá-lo, a maior parte (93,4 por cento) em casa.E o que é que comem? Antes de mais, bolachas (54,1 por cento). A seguir pão com manteiga (47 por cento), fruta (37,3 por cento), bolos (26,6 por cento) e batatas fritas (11,6 por cento). Quase metade (47,2 por cento) dos inquiridos bebe leite com chocolate. Só um em perto de 28 mil alunos não consome alimentos com açúcar ao pequeno-almoço.» Público

Sem comentários: