quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Feira da Maçã, do Vinho e do Azeite reduzida a três dias

Este ano a feira da Maçã, do Vinho e do Azeite, de Carrazeda de Ansiães vai ter menos um dia de exposição. A feira, que decorre de 29 a 31 de Agosto, tem esta pequena alteração, que segundo o presidente da Câmara de Carrazeda, Eugénio Castro, não passa, no entanto, de uma experiência na procura de fixar o calendário mais apropriado e equilibrado para a feira.A maçã, o vinho e o azeite são, segundo o autarca, os grandes suportes da economia local, e por isso motivam a realização da feira. Mas para além destes três produtos, vai haver também a presença de artesanato e gastronomia da região.
O autarca de Carrazeda espera que, entre os expositores, estejam presentes "algumas largas dezenas de agricultores" e refere que o orçamento deste ano é mais baixo, o que se pode explicar por haver menos um dia de feira, o que representa uma grande redução de custos.
Eugénio Castro não espera muito mais desta décima terceira edição da Feira da Maçã, do Vinho e do Azeite, senão manter o mesmo nível dos anos anteriores. RBA

4 comentários:

Anónimo disse...

Seguindo o raciocínio de alguns, como a câmara está com endividamento excessivo, este ano e os próximos, e até à regularização da dívida, enterra-se a feira da Vila, e pelas mesmíssimas razões, deixariam de se efectuar as festas das aldeias que tivessem o patrocínio (apoio) das juntas de freguesia, já que o dinheiro sai do mesmo saco.
Utilizava-se o velho ditado quem não tem dinheiro não tem vícios.
Se assim fosse estávamos a penalizar toda uma população que gosta de festas e tem direito a um fim-de-semana diferente e mais animado. E seria, não tenho dúvidas, um forte motivo (mais um) de divulgação pela negativa deste concelho.
Assim haja Feira, e a haver contenção das despesas que sejam feitas noutras áreas.

Vamos à festa.
Sabre07

Anónimo disse...

Não puxe tanto para o mesmo lado...
Tente saber quais os donativos das Juntas de Freguesia às Comissões de Festas e depois então escreva!
A grande parte não dá um euro e as que dão fazem-no com valores simbólicos e nada representativos. As festas das aldeias são feitas com o dinheiro e sacrificio dos seus locais.
Informe-se antes de escrever... asneira!

Anónimo disse...

Caro anónimo
Não leia em diagonal
...que "tivessem" o patrocínio (apoio) das juntas de freguesia.
As festas nas aldeias têm na maior parte dos casos cariz religioso, com mordomos para o que der e vier… todos sabemos. Mas há outro tipo de festas, com iniciativa ou apoio autárquico, raras mas existem.
Agradeço o reparo pela oportunidade. O essencial é a feira de deste concelho, eu sou a favor, sem mais….
Sabre07

Anónimo disse...

Mas há outra diferença, caro Sabre!
As festas das aldeias são como acima algué diz quase na sua totalidade suportadas pelos residentes, emigrantes etc. etc. de cada aldeia e gratuítas, claro está.
Em Carrazeda elas são pagas pelo dinheiro de todos aqueles que pagam impostos porque, "os da vila" não dão um cêntimo" para a festa como acontece nas aldeias. Assim os das aldeias pagam a sua festa e ajudam a pagar a da vila duas vezes, via impostos e bilhete de entrada!
Não acho muito justo porque é bom que nos recordemos que o Estado / Câmara não fabrica dinheiro nem gera riqueza, que resulta só do trabalho de quem paga impostos.
Ao Estado cabe-lhe redestribuír a receita. Bem ou mal!

Ateu