terça-feira, 5 de agosto de 2008

FARPA 2008 - Pombal de Ansiães

05 de Agosto - Terça Feira

Musica POP - Vila Flor - Zecthoven

A escola de Música - O grupo
A “Zécthoven Música” encontra-se sediada em Vila Flor desde 2005, a sua principal actividade é o ensino da música, através da sua escola de música que conta actualmente com cerca de 40 alunos (dos 5 aos 48 anos). A maioria dos alunos frequentam aulas de teclado e guitarra e uma minoria frequenta aulas de cavaquinho, acordeão, flauta e bateria. No decorrer do ano 2007, surgiu a ideia de juntar os conhecimentos individuais de vários alunos de forma a proporcionar-lhes um primeiro contacto com a música de câmara e de conjunto. A ideia rapidamente passou à prática; surgiu então o primeiro grupo formado única e exclusivamente por alunos da escola de música da Zécthoven Música, “A Tuna Zécthoven”.
Contudo apesar do enorme entusiasmo dos alunos que fizeram parte deste primeiro projecto, um pouco mais tarde, ainda no ano de 2007 surgiu um novo projecto, mais enquadrado com os conhecimentos e os gostos musicais dos “pequenos músicos”. Em estilo mais moderno, num género Pop/Rock, este projecto engloba “vários” grupos num só, alterando elementos de música para música, tendo um total de cerca de 25 elementos (nunca em simultâneo): 10 guitarristas, 6 teclistas, 5 vocalistas, 1 acordeão, 3 cavaquinhos, 1 bateria.
O grupo ainda não tem um nome, como tal tem-se apresentando até então como, “Grupo Zécthoven”. Apesar de se enquadrar numa estrutura base de Pop/Rock o seu repertório inclui vários estilos musicais, fruto dos “vários grupos” que se formam dentro do “grande grupo”. Os arranjos e a direcção musical são da responsabilidade do Prof. José Cordeiro que participa também como músico.

Musica Cubana - Porto - Unión Salsera

Um grupo de músicos cubanos de diferentes institutos e conservatórios de musica em cuba e residentes na cidade do Porto decidiram unir seus esforços e criar uma banda de musica cubana e caribenha que fosse capaz de entregar ao público português e do mundo a frescura e o sabor tradicional dos ritmos cubanos.
Assim nasceu "Unión Salsera" que desde os primeiros momentos cativou o publico com os seus espectáculos de sabor tropical; rodeados de admiradores e fieis seguidores dos seus ritmos latinos.
Um amplo reportório que vai desde a salsa, merengue, cha-cha-chá, bachata, bolero, reggueaton e outros ritmos como a Plena de Puerto Rico.
Mais informações: www.angelcampbelltorres.blogspot.com

Sem comentários: