quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Tua: parafusos retirados não ameaçam circulação

A Refer, responsável pela rede ferroviária, explicou esta terça-feira que os parafusos retirados por jovens da Linha do Tua no domingo não ameaçam a segurança da circulação, reiterando que a empresa realiza inspecções e manutenções diárias na via.
Em declarações à Lusa, fonte da Refer sublinhou que os técnicos da empresa que avaliaram a linha onde descarrilou sexta-feira uma composição do Metro de Mirandela, a cerca de um quilómetro da estação da Brunheda, causando um morto e 43 feridos, «não detectaram qualquer deficiência nesta infra-estrutura».
No domingo, cerca de 40 jovens entregaram ao chefe da estação do Tua, funcionário da Refer, vários parafusos «soltos» que recolheram à mão e que são, para o grupo, o «símbolo da insegurança» e da «falta de manutenção e de cuidado» que há na Linha do Tua, que liga as Estações de Mirandela e do Tua.
Tua: vítima hospitalizada sai hoje dos cuidados intensivos Tua: comboio inspeccionado na véspera
A Refer negou hoje que haja maior insegurança na linha decorrente da existência de parafusos (do tipo «tirefond») que podem ser retirados à mão.
«A quantidade de parafusos que os jovens entregaram não tem qualquer significado em termos de segurança», defendeu a fonte da Refer, explicando que em cerca de mil metros de linha existem 10.000 «tirefond».
A Refer, sublinhou, faz diariamente uma inspecção com uma composição que percorre toda a linha e que realiza reparações no momento caso sejam detectadas anomalias na via.
Além disso, a empresa realiza ainda operações de manutenção diárias em troços da linha, em que os parafusos desapertados e travessas danificadas são substituídos, indicou a mesma fonte.
Na sexta-feira passada, o presidente da CP, Cardoso dos Reis, disse que a composição acidentada tinha sido vistoriada nessa mesma semana e que não havia indicação de que tenham sido problemas mecânicos a causar o acidente.
A linha ferroviária ficará encerrada entre as estações do Cachão e o Tua até que sejam conhecidos os resultados dos inquéritos que já estão a decorrer e cujos resultados preliminares, segundo o ministro dos Transportes, Mário Lino, deverão ser conhecidos ainda hoje.
A CP disponibiliza transporte rodoviário alternativo diário, através de dois táxis de nove lugares cada um, que farão o trajecto entre Mirandela e o Tua. A Linha do Tua sofreu quatro acidentes no último ano e meio, de que resultaram quatro mortos. Portugal Diário

Sem comentários: