terça-feira, 5 de agosto de 2008

Hospital de Mirandela com urgência pediátrica em risco

A continuidade da urgência pediátrica no hospital de Mirandela está de novo envolto por um manto de incógnitas.
Segundo o presidente da Administração do Centro Hospitalar do Nordeste (CHN), a falta de meios humanos está a provocar "dificuldades na manutenção do serviço".
Henrique Capelas garante, no entanto, que está a envidar "todos os esforços" no sentido de tentar evitar a extinção desta valência.

O encerramento da urgência pediátrica de Mirandela já tinha sido ponderada no início do ano, depois do director do serviço de pediatria do CHN ter informado o Conselho de Administração da dificuldade em prestar um serviço eficiente e de qualidade nas duas unidades de saúde.

Ainda sobre a falta de recursos humanos, o serviço de cardiologia sofreu uma baixa importante com a saída de um dos dois especialistas. Nesta área, Henrique Capelas confessa que vai ser muito difícil contratar outro cardiologista, pois "o interior é vítima da assimetria de distribuição de médicos no país".

Actualmente, o CHN tem apenas um especialista de cardiologia a tempo inteiro, mais um em regime de prestação de serviço, um serviço claramente deficitário para as três unidades de saúde de Bragança, Mirandela e Macedo de Cavaleiros.
CIR/Eduardo Pinto/Rádio Ansiães

Sem comentários: