sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Protecção Civil confirma apenas uma vítima mortal no acidente na linha do Tua

Apesar de ter sido avançado à Lusa pelo Governador Civil de Bragança que havia duas vítimas mortais do descarrilamento na linha do Tua (entre eles uma criança), a Autoridade Nacional de Protecção Civil apenas confirma a morte de uma mulher de 47 anos. Há ainda registo de cinco feridos em estado mais grave.
O INEM , que recebeu a primeira chamada de socorro às 11h10, enviou para o local três viaturas médicas de emergência e reanimação (VMER) e dois helicópteros. Há ainda um posto médico avançado do INEM montado no local do acidente.
No local estiveram ainda cinco ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) e 15 de Intervenção em catástrofe. Foram ainda enviados para o local equipas de psicólogos de Porto e Coimbra para apoio.
Ainda de acordo com dados avançados pelo INEM e pela Protecção Civil, os feridos, incluindo com escoriações ligeiras, estão a ser encaminhados para o Centro de Saúde de Carrazeda de Anciães, que recebeu 17 vítimas. Esta unidade está a ser apoiada também por meios do INEM.
Os hospitais de Bragança e Mirandela receberam, no total, 14 feridos mas 3 já tiveram alta médica. Entre as vítimas recebidas por estas duas unidades está uma grávida, duas crianças e o maquinista da composição. Para o Hospital de Vila Real foram encaminhadas 11 vítimas, entre os quais duas mulheres politraumatizadas e cinco crianças, um deles um bebé.
De acordo com a REFER, eram 48 os ocupantes da composição, dado baseado no número de bilhetes vendidos.
A composição ficou tombada três a quatro metros abaixo da linha mas no lado contrário do rio Tua - que segue dezenas de metros abaixo da ferrovia.

“Explosão pode ser a causa”
O presidente da Câmara e do Metro de Mirandela, José Silvano, referiu que "o maquinista disse ter sentido uma explosão no “bogie” [designação inglesa do conjunto de eixos da composição] no momento antes do descarrilamento, mas não conseguiu perceber se ela ocorreu na linha ou na carruagem".
O autarca adiantou que a carruagem acidentada circulava em carreira normal e não fretada para serviço turístico, mas admitiu que parte dos seus ocupantes poderiam ser turistas.
A automotora tinha saído às 9h37 de Mirandela e o descarrilamento ocorreu por volta das 11h00 um quilómetro a sul da estação de Brunheda.
No último ano e meio houve três acidentes na Linha do Tua. O mais grave, em Fevereiro de 2007, fez três vítimas mortais.
A linha do Tua, numa extensão de 60 quilómetros, é o único troço ferroviário do nordeste transmontano, depois da desactivação de diversas linhas na década de 1990.

A Secretária de Estado dos Transportes vai deslocar-se ao local do acidente ferroviário na Linha do Tua para acompanhar o caso, disse hoje fonte oficial do Ministério das Obras Públicas. Público


Sem comentários: