quarta-feira, 6 de maio de 2009

Paula Rego, Almada e Amadeu em Bragança

É inaugurada na próxima segunda-feira no Centro de Arte Contemporânea, Graça Morais, em Bragança, uma exposição de arte que reúne alguns dos melhores artistas portugueses de sempre, como Amadeu de Sousa-Cardoso e Paula Rego.

A mostra está incluída numa iniciativa do Millennium BCP, que vai lançar um ciclo de exposições itinerantes de Arte Partilhada, que visitará as capitais de distrito do país, e que tem como objectivo partilhar com os portugueses o acervo cultural do Banco. O Grupo Millennium ao dispor de um património cultural diversificado, com especial incidência na pintura, decidiu difundir a arte em vários espaços, proporcionando, deste modo, a possibilidade de fruição com o público em geral fomentando o seu interesse pela arte.
Esta exposição itinerante reúne uma selecção de 41 quadros de autores portugueses, cuja produção se situa entre os anos de 1884 e 1992, cobrindo os movimentos naturalista, modernista e de arte contemporânea, com predomínio deste último. Almada Negreiros, Álvaro Lapa, Amadeu de Souza-Cardoso, Ângelo de Sousa, António Charrua, António Dacosta, António Palolo, António Silva Porto, Armanda Passos, Carlos Botelho, Carlos Calvet, Columbano Bordalo Pinheiro, Costa Pinheiro, Dordio Gomes, Eduardo Batarda, Eduardo Luiz, Eduardo Nery, Eduardo Viana, Graça Morais, João Hogan, João Vieira, Joaquim Rodrigo, Jorge Martins, Jorge Pinheiro, José de Guimarães, José Escada, José Júlio de Sousa Pinto, José Malhoa, Júlio Pomar, Júlio Resende, Manuel Amado, Manuel Cargaleiro, Mário Cesariny, Menez, Nadir Afonso, Nikias Skapinakis, Noronha da Costa, Paula Rego, Pedro Chorão, René Bertholo, Vieira da Silva, são os pintores que terão na exposição as suas obras representadas.
As Exposições de Arte Partilhada Millennium serão integradas no âmbito dos Encontros Millennium BCP, sendo Bragança a primeira capital de distrito de Portugal a receber esta exposição composta por obras de conceituados artistas.
A mostra estará patente até ao dia 25 de Junho no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais. Informativo

Sem comentários: