domingo, 24 de maio de 2009

Baptismo nas termas ao fim de 100 anos

Mariana, oito anos, foi oficialmente reconhecida pela Igreja Católica. O baptismo realizou-se na capela de São Lourenço, aldeia termal de Carrazeda de Ansiães. Foi o primeiro em 100 anos, diz o pároco.
O padre Humberto Coelho não consegue precisar, ao certo, se alguma vez ali se realizou tal cerimónia religiosa. Garante que apenas dispõe de registos desde 1910 e que deles "não consta qualquer baptizado". A capela em honra de São Lourenço foi erigida em 1839. Os eventuais registos, desde então até 1910, estão no Arquivo Distrital de Bragança. Mas Humberto Coelho duvida que exista algum, já que nessa época "era proibido o baptismo onde não houvesse pia baptismal, e esta só existia nas igrejas paroquiais".
"Foi a Mariana que escolheu o local e fizemos-lhe a vontade", adianta a mãe, Cláudia Rabaçal, 26 anos. A ligação da menina advém das muitas vezes que foi às termas por causa de um problema de pele. Por isso, São Lourenço passou a ser "especial". À luz da vela (a capela não tem energia eléctrica), numa pia improvisada, Mariana foi baptizada, numa cerimónia em que participaram apenas familiares e os amigos mais chegados.
São Lourenço assemelha-se a uma aldeia fantasma, incrustada no vale do rio Tua, a dois passos da linha ferroviária que há-de ser inundada pela albufeira da barragem que a EDP vai construir junto à foz. Não fossem as velhas termas, pouca gente ali iria. "Este sítio devia ter mais gente, e a realização de baptismos é um bom meio", opina Cláudia.
A revitalização das termas, como um dos mais importantes potenciais turísticos de Carrazeda de Ansiães, tem sido promessa eleitoral repetida de quatro em quatro anos. Os contratempos têm sido vários. A ruína não esperou e já tomou conta do lugar. Eduardo Pinto, JN
Fotos Rui Lopes/Ansiães Aventura

1 comentário:

Anónimo disse...

SENHOR EDUARDO PINTO CONCORDO CONSIGO NA MAIOR PARTE DO QUE DIZ NESTE SEU ARTIGO,AS IMAGENS NÃO ENGANAM,SÓ NÃO ESTOU DE ACORDO CONSIGO QUANDO FALA EM "COMTRATEMPOS"ESSES É QUE EU GOSTARIA QUE ME EXPLICASSE QUAIS FORAM.TENHA PACIÊNCIA ,MAS NESTE CASO É IMPOSSÍVEL ESCONDER A VERDADE,E POR MUITO QUE LHE CUSTE TENHO QUE LHE DIZER QUE O ÚNICOS COMTRATEMPOS QUE EU CONHEÇO TERÃO SIDO O SR. PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CARRAZEDA DE ANSIÃES QUE O SR CONHECE TÃO BEM COMO EU E TODA A GENTE.AGORA EU PERGUNTO?PORQUE NÃO O DISSE E USOU O TERMO "COMTRATEMPOS" PARA JUSTICAR O QUE TANTAS VEZES FOI PROMETIDO E NÃO FOI CUMPRIDO?NÃO ME DIGA QUE NÃO SABE QUE A VERBA QUE ESTAVA DESTINADA À REVITALIZAÇÃO DAS TERMAS FOI DEVOLVIDA?.
DESCULPE QUE LHE DIGA MAS COMO JORNALISTA ANDA MUITO DISTRAIDO.
POMBALENSE.