segunda-feira, 4 de maio de 2009

Ministro reúne-se com empresários e autarcas do Douro

O ministro da Economia, Manuel Pinho, preside segunda-feira, em Lamego, a uma reunião com empresários e autarcas, em que serão apresentados projectos de investimento para o desenvolvimento do turismo nesta região.
O secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, vai acompanhar o ministro nesta visita de trabalho, a qual conta com o apoio da Entidade Regional Turismo do Douro, com sede em Vila Real.
Nos últimos anos, o turismo passou a ser encarado como a solução para o desenvolvimento do Douro, região onde a principal fonte de riqueza é o vinho do Porto e um terço da população activa trabalha na agricultura.
Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2007 esta região contabilizava 37 estabelecimentos hoteleiros, mais quatro que em 1997.
Nestes 10 anos, o número de camas subiu de 1 797 (1997) para a 2 338 (2007).
Para a década, a média das variações anuais da oferta de camas em estabelecimentos hoteleiros correspondeu a aproximadamente três por cento, enquanto que a média das variações anuais dos estabelecimentos hoteleiros foi de 1,2 por cento.
Entre 2007 e 2008 entraram em funcionamento três unidades hoteleiras no Douro, nomeadamente o Hotel Rural Quinta da Romaneira dos Sonhos, em Alijó, o Aquapura Hotels Resort & SPA, em Lamego, e o Douro Palace Hotel & SPA, em Baião.
Em relação ao Turismo em Espaço Rural (TER), existem actualmente 81 unidades no Douro, 18 das quais obtiveram licença após 2006.
O TER inclui unidades de Agroturismo, Casas de Campo e Hotéis Rurais.
A região contabiliza uma média anual que ronda as 240 mil dormidas mas, segundo o chefe da Estrutura de Missão do Douro (EMD), Ricardo Magalhães, a "meta ambiciosa" estabelecida é a de que até 2013 essa média atinja as 500 mil dormidas.
Em média, os turistas permanecem no território duriense 1,5 noites.
Segundo a EMD, até 2013 estima-se que sejam construídas na região do Douro mais 16 unidades de alojamento de categoria superior, num investimento turístico privado global de 150 milhões de euros.
No Douro abrem portas este ano outras unidades hoteleiras como o Douro River Hotel & SPA de quatro estrelas, em Lamego, a 29 de Maio. Também prontos a abrir estão os hotéis rurais Quinta da Pacheca, em Lamego, e Quinta do Pego, em Tabuaço.
Com uma forte aposta no mercado escandinavo, o Hotel Rural Quinta do Pego, localizado junto ao rio Douro, vai dispor de 10 quartos e representa um investimento de cerca de três milhões de euros, aprovado no âmbito do Plano Integrado Estruturante de Base Regional do Douro (PITER-Douro).
A Quinta da Pacheca recebe entre nove a dez mil turistas por ano, num investimento que rondou os 1,5 milhões de euros, comparticipado em 75 por cento pelo PITER, dispõe de 15 quartos e um restaurante que vai apostar na cozinha tradicional portuguesa.

Lusa/RA

Sem comentários: