sexta-feira, 15 de maio de 2009

Barragem de Foz Tua - Posição das Camaras Municipais

A Câmara Municipal de Mirandela defende a emissão de parecer negativo a este empreendimento e ao respectivo EIA, na medida em que os seus efeitos negativos são de longe superiores ao único interesse positivo para o país que é o aproveitamento hidroeléctrico.

A Câmara Municipal de Murça refere que o NPA à cota 170 é o menos nocivo para a estrutura social, ambiental e económica do município, salientando que existem fortes impactes negativos que requerem uma análise aprofundada e detalhada, tendo em conta o estabelecimento de contrapartidas e medidas compensatórias, quer para as instituições afectadas, quer para os particulares.

A Câmara Municipal de Alijó defende a cota máxima, ou seja, o NPA à cota 195, desde que seja alterado o nome para Barragem no Vale do Tua e que se fomentem as condições para promover o desenvolvimento do município, nomeadamente a actividade económica e o turismo.

A Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães refere que o apoio à construção da barragem é condicionado, pela opção de uma cota de NPA superior a 170, e pelo financiamento dum Programa de Desenvolvimento do Vale do Tua, que promova desenvolvimento socioeconómico, designadamente pelo aproveitamento das suas enormes potencialidades turísticas. Rejeita a solução apresenta pela EDP do modo rodoviário, e propõe que a “mobilidade de pessoas e bens, de Foz do Tua Mirandela, seja feita pela via ferroviária e fluvial ou outras”, devendo desde já ser definido o modelo de gestão e imputação dos custos de gestão de exploração e manutenção”

A Câmara Municipal de Vila Flor manifesta uma posição frontalmente contrária à construção da barragem para o NPA à cota 170. Refere que a concordância à construção da barragem fica condicionada ao facto de ser construída a uma das cotas superiores a 170m.
Refere que deve ficar previsto para a região do vale do Tua e respectiva bacia hidrográfica a realização de um projecto piloto de florestação de espécies autóctones, que abranja no mínimo uma área equivalente à ocupada pela albufeira e que envolva a Direcção Geral de Florestas.
Propõe a criação de uma Agência de Desenvolvimento Regional, que terá como objectivo principal promover o desenvolvimento socioeconómico, a preservação ambiental e paisagística do vale do Tua.
Sugere, ainda, que o “montante do diferencial que a concessionária vai ter de liquidar ao Estado para obter autorização de construção da barragem para a cota que venha a ser definida, superior à cota 160, seja canalizada para um fundo, com a finalidade de financiar os projectos que esta empresa venha a propor e que sejam aprovados pelo Ministério do Ambiente.” Esta Câmara refere, ainda, que devem ser previstos por parte da concessionária um número de ancoradouros que garanta a mobilidade das populações e dos utilizadores dos meios de transporte que venham a ser implementados
e em conclusão:

Face ao exposto, concluiu-se que o projecto “Aproveitamento Hidroeléctrico de Foz Tua” poderá ser aprovado, desde que concretizado à cota NPA 170, bem como cumpridas todas as condições constantes da presente DIA.
Salienta-se, finalmente, que a presente DIA preconiza o acompanhamento ambiental da fase de obra por uma comissão constituída pelos organismos com competência nas matérias relevantes, sendo que a actividade desta comissão deverá manter-se para além do termo da fase de construção, designadamente no âmbito do acompanhamento da implementação e avaliação da eficácia das medidas de minimização e de compensação preconizadas.

7 comentários:

Anónimo disse...

O Presidente da Câmara de Carrazeda andou muito mal sentado neste comboio chamado "barragem" do Tua!
Convencidíssimo que enterrava definitivamente as Caldas de S. Lourenço ao anular o empréstimo da CGD porque tinha esperança que a barragem era de cota máxima, remeteu-se a uma cruzada a favor da barragem à c./190 ou se possível 200!
O seu tiro saiu-lhe pela culatra pois a cota 170 volta a viablizar o projecto das velhas Caldas!
E agora?
Agora que já ficou "sem a menina dos olhos" que tanta vez reclamou para si, já nada consegue.
Nem Caldas nem Barragem porque nem uma coisa nem outra são ou eram os seus projectos!
Agora que vai embora;
Agora que não há QCA;
Agora que há crise económica e financeira;
Agora que já nem há amanhã em matéria de Caldas de S. Lourenço, empurre para os que vêm!

Anónimo disse...

Completamente de acordo!
É pena não saber quem assim escreve para pessoalmente lhe endossar os meus sinceros parabéns e dizer-lhe com toda a humildade que Carrazeda bem precisaria de gente assim, acordada, independente e observante!

Anónimo disse...

É isso mesmo caro(a) anónimo(a): COMPLETAMENTE DE ACORDO. Até lhe digo mais: o ainda presidente da câmara municipal pelos resultados que apresenta, foi o pior que o município teve, até hoje. Por isso, os que o aceitaram e lhe fizeram a recepção de boas-vindas, pelo que me dizem, já se ARREPENDERAM de o ter feito. Enfim, é a vida. Apenas lhe peço que deixe TRABALHAR aqueles que o querem fazer, já que isso, foi aquilo que menos FEZ.

Anónimo disse...

Caldas de são lourenço

Agradeço que quem vier fazer politica nas proximas eleicões autaquicas em Pombal de Ansiães, não prometa nada que não possa cumprir em relação a este assunto. Porque nós pombalenses ja estamos fartos de mentiras.
Mas até agora ainda só li e vi um candidato a dizer que não faz promessas. O candiato Professor Zé Luis.
Assim o espero . Pode ser que leve o meu voto.

Um Pombalense

mario carvalho disse...

NOTA DE IMPRENSA
(Embargo até às 00.00 de dia 20 de Maio (Quarta-feira)

Acção de protesto contra campanha EDP-Barragens
20 de Maio 9.00h às 13.00h



Procurando dar seguimento ao profundo descontentamento para com a inqualificável campanha da EDP-Barragens, irei, em nome individual, exercendo o meu dever de cidadania em defesa da conservação da Natureza, do meio Ambiente, realizar uma acção de protesto (com faixa) no dia 20 de Maio junto à entrada do "pólo de Sustentabilidade" da EDP na Praça Marquês de Pombal entre as 09.00 e as 13.00h.

"Ninguém cometeu maior erro do que aquele que não fez nada só porque podia fazer muito pouco"

Edmund Burke
Luis Cunha Avelar
961122437

Anónimo disse...

È mesmo assim caro PMBALENSE de mentiras quanto às TERMAS DE S.LOURENÇAO ,eu penso que o NOSSO QUERIDO PADROEIRO já está zangado com toda esta fantochada,por isso os próximos que tenham cuidado com as promessas,porque na verdade nós os POMBALENSES estamos é mais que fartos que nos enganem.
Se todos fossem da minha ideia boicotavamos o acto eleitoral e acabava-se o problema.
OUTRA POMBALENSE.

Anónimo disse...

Fazendo ou não fazendo promessas estou como diz o velho ditado:(NUNCA FIANDO)e nós já temos essa experiência.
UM POMBALENSE.