sexta-feira, 29 de maio de 2009

Bolsas para fixar médicos no interior

A partir de Janeiro vai ser criada uma bolsa para ajudar os médicos a fixarem-se nas regiões do interior.
O anúncio foi feito ontem pela ministra da Saúde, em Bragança, à margem da inauguração do novo centro de saúde.
É uma bolsa para que os médicos optem por algumas especialidades e que as façam em zonas mais carenciadas e para além dos seu vencimento têm uma bolsa” explica Ana Jorge acrescentando que “ao fim do internato têm de trabalhar pelo menos durante o mesmo número de anos da especialização, no local no qual receberam a bolsa”. Com esta medida o Governo acredita que “há maior probabilidade de se fixarem, se não o fizerem têm de devolver a bolsa na totalidade”.
Ana Jorge revelou ainda que têm sido tomadas outras medidas para aliciar médicos para o interior do país, que encontram maior qualidade de vida longe do litoral. “A satisfação profissional e a melhoria de equipamento na área hospitalar” exemplifica a ministra.
Para além disso, a abertura de mais vagas nas universidades vai permitir, segundo a ministra da Saúde, ter mais médicos dentro de quatro ou cinco anos.
Na mesma ocasião, Ana Jorge falou ainda das obras nas Urgências do Hospital de Bragança “que estão a ser ultimadas e por isso durante o mês de Junho serão inauguradas adianta.
O Governador Civil de Bragança apontou 16 de Junho como a data provável para a inauguração deste serviço. Brigantia

2 comentários:

Anónimo disse...

Venham daí senhores médicos, as bolsas nem pagam IRS.

Anónimo disse...

Chegamos a esta triste situação pelo facto dos sucessivos governos nunca se terem imposto e permitido a abertura das faculdades de medicina a todos os alunos que as quisessem frequentar. Há uns anos atrás ia para medicina quem quisesse e tivesse, como é óbvio, nota mínima para entrar em medicina que não eram, como agora, estas notas estrondosas.E, como bem sabemos, nem sempre o aluno que tem melhores notas é o que tem mais apetência para o exercício da medicina. Porque não se aplicam aos médicos as regras a que têm de obedecer, em concurso, os demais trabalhadores do Estado? Como por exemplo, os professores, juizes, etc?! Que triste país o nosso!...