terça-feira, 19 de maio de 2009

Festival RTP 1979 - Florência - O Comboio Do Tua

Colaboração: Mário Carvalho

1 comentário:

mario carvalho disse...

Universidade O anacronismo da Edp

Numa altura em que o tema da preservação da biodiversidade está, e muito bem, na ordem do dia, as barragens da EDP apresentam-se como uma das grandes ameaças actuais a essa mesma biodiversidade, concretamente aqui na região de Trás-os-Montes através dos grandes empreendimentos do Sabor e do Tua. Isso mesmo está preto no branco nos Estudos de Impacto Ambiental, levando mesmo a que uma delas, a do Sabor, tivesse parecer negativo do ICNB.
No entanto a EDP, numa clara situação de "virar o bico ao prego", encetou uma avassaladora campanha publicitária, certamente de muitos milhões, em que tenta convencer o público que as barragens são boas para a biodiversidade, parecendo até que os Lobos e as Águias despontam por geração espontânea como consequência de uma barragem.
Locutores da TVI (pelos vistos patrocinadora oficial desta campanha, com telenovelas e tudo) afirmam até que “Sempre que a EDP faz uma barragem tem sempre em atenção preservar o habitat existente e não perturbar esse mesmo habitat.” (como? a 50 metros de profundidade?). Vejam em http://diario.iol.pt/musica/paulo-gonzo-barragem-alto-lindoso-espelho-de-outra-agua-edp/1059550-4060.html - o 2º vídeo.
Há cerca de uma semana uma concertação de associações ambientais fez um comunicado repudiando esta campanha da EDP o qual, pelos vistos, não teve eco na comunicação social. Parece que valores mais altos do que a biodiversidade se levantam. Esses valores são certamente o enriquecimento de uma empresa, do qual muitos beneficiarão, mas não o país no seu todo, que verá o seu consumo de electricidade satisfeito em apenas 1% com estes dois grandes empreendimentos e a sua biodiversidade mais pobre.
Saudações à academia
Sérgio Madeira