segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

PSD elabora plano para desenvolver interior

O PSD vai elaborar um programa de desenvolvimento do interior de Portugal. A medida foi anunciada este fim-de-semana durante o conselho nacional que o partido realizou em Bragança. Com esta iniciativa os social-democratas pretendem apresentar medidas com o objectivo de estancar a desertificação do interior e promover o crescimento económico desta zona do país.
Vamos apresentar medidas de incentivo absolutamente radicais em relação aos incentivos existentes actualmente” avança o secretário-geral do PSD. “Vamos fazer propostas de reorientação dos fundos do QREN e de redefinição da política de transportes não só ao nível das infra-estruturas rodoviárias mas muito especialmente ao nível das infra-estruturas ferroviárias” acrescenta Ribau Esteves.
Por outro lado, PSD pretende também apresentar “um programa integrado de apoio à requalificação económica e valorização dos recursos humanos e das cidades do interior”. Ribau Esteves acrescenta que a elaboração do plano vai envolver “múltiplos agentes” como é o caso do “poder local, da administração pública, agentes empresariais”.
Além disso, garante quando o PSD chegar ao Governo “vai estar na nossa mão a aplicação plena e total do programa que agora vamos desenhar”. Ainda assim o PSD vai apresentar este programa ao governo de José Sócrates dentro de três meses, altura em que estará concluído. Brigantia

1 comentário:

Anónimo disse...

Esperemos pelo tal programa para ver se existe qualquer viabilidade.Quererá manter todos os concelhos ou só manter e desenvolver os núcleos principais? Por desenvolvimento do interior parece dever entender-se a criação de muitos empregos, de preferência auto- sustentáveis.Será o PSD capaz disso? Oxalá que sim. "Wait and see". JLM