quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Comunidade cigana de Carrazeda de Ansiães

(...) Resolução do problema passa por parceria entre instituições

A última Assembleia Municipal de Carrazeda de Ansiães aprovou por unanimidade uma moção que pretende juntar à mesma mesa diversos organismos públicos, no sentido de se melhorar a situação da comunidade cigana local.Vive nas condições mais degradantes, desumanas e inaceitáveis numa sociedade dita desenvolvida”, notou o presidente da Junta de Freguesia de Vilarinho da Castanheira, José Luís Correia, que deu voz ao papel elaborado por uma pequena comissão.
Na moção referia-se que a resolução do problema não passa por nenhuma instituição em particular, mas sim pela criação de uma parceria entre a Câmara Municipal, a Segurança Social, a Sub-Região de Saúde, entre outros.
Foi este autarca que levantou o assunto na última sessão da Assembleia, considerando-a uma “vergonha para o concelho”. “Há crianças em risco e idosos em situação degradante. São horas de tratar desta calamidade”, aduziu.
São portugueses como nós, e embora tenham um modo de vida próprio, necessitamos de os saber integrar na sociedade” acrescentou o presidente da Junta de Carrazeda.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal, Eugénio de Castro, recordou que já houve uma tentativa para integrar a comunidade cigana, mas abortou. É que “quando chegou a hora de pagar, a Segurança Social não tinha dinheiro para comparticipar. Tinha de avançar a Câmara sozinha”, explicou, acrescentando que “este é um problema do país e não apenas do concelho”.
Eduardo Pinto/JN/Rádio Ansiães
.

10 comentários:

Anónimo disse...

Por que não se fala na Igreja Católica e, em particular, na Santa Casa da Misericórdia e na Cáritas? E na contribuição voluntária das pessoas de boa vontade, crentes ou não crentes?
Concordo que é uma grande vergonha para todos nós, que nos dizemos com sentimentos humanos.

Anónimo disse...

O Sr. presidente é apenas presidente de câmara e não do país para infelicidade nossa e sorte do país. Como tal deve (devia)de preocupar-se com o seu concelho!
Afinal de quem foi a ideia de colocar a comunidade cigana onde se encontra?
Quere-me parecer que serra mais alta houvesse seria para lá que eram enviados. A desumanidade começa exactamente aqui, continua porque se tentou uma vez e não se conseguiu e acaba no facto de ser um problema nacional. Ponto Final e problema resolvido.
Pessoalmente esta forma de ser e estar revela o quão sensíveis alguns são para com o nosso semelhante e piora quando se têm responsabilidades politicas, logo com poder de resolver como é o caso.
E o local é muito significativo porque os campistas quando acampam escolhem lugares abrigados. Pode não parecer mas acho que isto respresenta alguma coisa da forma como cada um vê o sofrimento dos outros, no caso ciganos, portugueses como nós pois claro!
Estão bem os srs. presidentes da freguesia de Carrazeda e Vilarinho assim não desistam.

Joaquim A. Araujo

Anónimo disse...

É tudo muito bonito de se dizer, mas agora eu pergunto ao Sr.Joaquim A. Araújo e se se mudassem para perto de sua casa, gostava?
Santa paciência para tanta hipocrisia.

Anónimo disse...

E ainda... muitos, muitos portugueses ganham menos e têm mais encargos para: pagar a habitação, o carro, o seguro, a educação dos filhos, o seu vestuário e o dos filhos, a escola, a saúde, a alimentação... enfim... pagam ...pagam... pagam!!! Os ciganos fazem o quê ?!.. recebem subsídios, abonos, isenções... e pagam o quê?...NADA!

Anónimo disse...

Hipocrita mesmo é a questão que me coloca porque pensa que ninguém quer ter os ciganos por perto.
V. Exa PENSA, mas eu vou responder-lhe com toda a sinceridade.
Depois a questão que coloca é também tipica de quem como o sr. presidente dá o chuto para a frente.
Eu não querereia os ciganos à minha porta como V. Exa também não.
O problema é que quem pode resolver e parece ser também é o de que não pode "agarrar" nos ciganos e coloca-los nem em habitação social.
O modus vivendi em comunidade como o deles não se compadece com o seu/meu/nosso modo de vida como sabe e se isto não for tido em conta nada feito.
Acho e V. Exa certamente terá opinião, é que a comunidade cigana de Carrazeda porque, pacifica, e estável terá que ser tratada de duas formas diferentes;
Criar condições de salubridade em comunidade aos mais velhos e se possível chama-los a uma forma de vida diferente;
Aos mais novos proporcionar programas de integração, de férias e de vivência com outras familias por curtos períodos de tempo, por ex. de forma a que possam comparar as duas formas possíveis de viver para que possam futuramente escolher a mais lhe interessa.
Eu não não quero os ciganos à minha porta por serem ciganos, mas sim por terem forma de vida diferente da minha.
Mas há uma coisa que lhe digo: não me importo de acolher temporáriamente um(a) cigano(a) da idade dos meus filhos para ajudar à sua integração.
Para o ultimo anónimo:
Feliz de si que paga vestuário,habitação, seguros, educação dos filhos, etc. etc.
O que os ciganos recebem é uma chalaça já velha que HOJE não serve de desculpa para o mau desempenho ou frustração de alguns porque na verdade não recebem aquilo que muitos QUEREM fazer querer.
Pensão social como qualquer cidadão que não descontou para a SS.
Abono das crianças como qualquer;
RSI ( Rendimento Social de Inserção ) muito pouco por força das novas regras de atribuição.
Não têm isenções como diz.
Mas, mesmo que assim não fosse humanamente era preferível viveram em condições mais dignas do que pura e simplesmente atira-los para o alto de uma serra num clima como o que todos conhecemos.
Não nos desculpemos porque a nossa vida é bem melhor do que a deles e cabe a nós também ajudar a mudar.

J.Araújo.

Anónimo disse...

Não gosto de lidar a toda a hora com os ciganos(alguns,claro),com os pretos(também apenas com alguns)e até com alguns brancos.Muitos de todos eles não gostam de lidar comigo. Mas gostava que todos tivessem um mínimo de condições dignas para viver ainda que à sua maneira. Penso que a integração se dará naturalmente e aos poucos.

Anónimo disse...

Caro jlm:
Se "...a integração se dará naturalmente e aos poucos." não precisamos de fazer nada, mas continuamos a dizer que no alto daquele monte existem pessoas ( crianças e idosos ) a viver em condições só comparáveis ao terceiro mundo.
Bom mas este é um problema mundial, aliás nos EUA também vive gente assim.
PROBLEMA RESOLVIDO.
Eu não consigo ver as coisas assim.
Se calhar eu é que estou errado.
J.A. Araújo

Anónimo disse...

Do meu ponto de vista,o sr.está certo.Só que para ajudar alguém,não é necessário trazê-lo para dentro de nossa casa.Com a nossa ajuda, a vida dos ciganos irá melhorando e,pouco a pouco,ir-se-ão integrando na restante sociedade.-Isto é o que eu pretendia dizer.

Anónimo disse...

Sr. JLM:
Não se percebe bem como na sua optica se resolve o problema.
Parace que para eles lá se vãaaaooo integrando.
É por isto que é interessante; um não se importa de os meter em casa, outro prefere ve-los ao longe.

Anónimo disse...

Não compliquemos mais esta questão dos ciganos.
Necessário é que as diversas entidades(Câmara,Igreja)e os cidadãos em geral consigam proporcionar aos ciganos condições decentes de vida.
O resto se resolverá aos poucos.