sábado, 22 de dezembro de 2007

Porco bísaro certificado

A “Carne de Bísaro Transmontano” ou “Carne de Porco Transmontano”, como também é conhecida, conquistou a Denominação de Origem Protegida atribuída pela Comissão Europeia. (...)
A Denominação de Origem Protegida (DOP) é o nome de um produto cuja produção, transformação e elaboração ocorrem numa área geográfica delimitada com um saber fazer reconhecido e verificado. A Indicação Geográfica Protegida (IGP) refere-se à relação com o meio geográfico pelo menos numa das fases da produção, transformação ou elaboração. A Especialidade Tradicional Garantida (ETG) não faz referência a uma origem mas pretende distinguir uma composição tradicional do produto ou um modo de produção tradicional. Jornal Nordeste

1 comentário:

Claudio Oliver disse...

Excelente... tenho há tempos... andado atrás da hstória dos bísaros transmontanos. A importância das raças autóctones e da relação entre cultura, localidade e produção são um cmainho de futuro. A Quinta da Castanheira, um belo exemplo de união entre a técnica e a tradição é parte de nossas inspirações aqui no Brasil. Aliás, se alguém ai souber como encontrar o Hugo Batista, da Quinta, simplesmente me informe. Obrigado pelo pequeno artigo inspirador.