quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Daqui e dali... Joaquim A. Araújo

Em: Comunidade cigana de Carrazeda de Ansiães

27 de Dezembro de 2007 14:13
Hipócrita mesmo é a questão que me coloca porque pensa que ninguém quer ter os ciganos por perto.

V. Ex.a PENSA, mas eu vou responder-lhe com toda a sinceridade.
Depois a questão que coloca é também típica de quem como o Sr. Presidente dá o chuto para a frente.
Eu não quereria os ciganos à minha porta como V. Ex.a também não.
O problema é que quem pode resolver e parece ser também é o de que não pode "agarrar" nos ciganos e coloca-los nem em habitação social.
O modus vivendi em comunidade como o deles não se compadece com o seu/meu/nosso modo de vida como sabe e se isto não for tido em conta nada feito.
Acho e V. Ex.a certamente terá opinião, é que a comunidade cigana de Carrazeda porque, pacifica, e estável terá que ser tratada de duas formas diferentes;
Criar condições de salubridade em comunidade aos mais velhos e se possível chama-los a uma forma de vida diferente;
Aos mais novos proporcionar programas de integração, de férias e de vivência com outras famílias por curtos períodos de tempo, por ex. de forma a que possam comparar as duas formas possíveis de viver para que possam futuramente escolher a mais lhe interessa.
Eu não quero os ciganos à minha porta por serem ciganos, mas sim por terem forma de vida diferente da minha.
Mas há uma coisa que lhe digo: não me importo de acolher temporariamente um(a) cigano(a) da idade dos meus filhos para ajudar à sua integração.
Para o ultimo anónimo:
Feliz de si que paga vestuário, habitação, seguros, educação dos filhos, etc. etc.
O que os ciganos recebem é uma chalaça já velha que HOJE não serve de desculpa para o mau desempenho ou frustração de alguns porque na verdade não recebem aquilo que muitos QUEREM fazer querer.
Pensão social como qualquer cidadão que não descontou para a SS.
Abono das crianças como qualquer;
RSI (Rendimento Social de Inserção ) muito pouco por força das novas regras de atribuição.
Não têm isenções como diz.
Mas, mesmo que assim não fosse humanamente era preferível viveram em condições mais dignas do que pura e simplesmente atirá-los para o alto de uma serra num clima como o que todos conhecemos.
Não nos desculpemos porque a nossa vida é bem melhor do que a deles e cabe a nós também ajudar a mudar.

Joaquim A. Araújo.

Sem comentários: