sábado, 15 de dezembro de 2007

Partido Ecologista "Os Verdes" - Barragem do Rio Tua

Para impedir barragem na foz do Tua ‘Os Verdes’ pedem intervenção da UNESCO


O partido ecologista ‘Os Verdes’ denunciou ao Comité do Património Mundial da UNESCO a intenção do Governo português de construir a barragem da foz do Tua nesta zona classificada em 2001.
Os Verdes” consideram que a barragem da foz Tua, que integra o Plano Nacional de Barragens anunciado recentemente pelo Governo, “desrespeita os compromisso assumidos aquando da classificação do Douro pela UNESCO”. Ao mesmo tempo alertam para a submersão de “uma da mais belas linhas ferroviárias do mundo” , o alerta dos de “Os Verdes” foi lançado na semana passada para que a UNESCO “zele pela integridade deste património”. “Há uma nítida vontade do Governo português de esconder a situação, para ver se passava, no documento que serve de base à consulta pública e duvidamos, por isso, que tenha informado o comité da UNESCO sobre a sua intenção de alterar substancialmente aquela paisagem”, frisou Manuela Cunha, dirigente nacional daquele partido. E, de acordo com esta responsável, a ser construída a barragem vai “alterar” a paisagem em duas localidades - Pinhão e Carrazeda de Ansiães - que integram a zona classificada de património mundial. Sublinhou que “o Governo português está a desrespeitar o compromisso assumido, de preservação da paisagem, num sítio emblemático dessa mesma paisagem”. E acrescentou que a obra prevista para a foz do Tua, a um quilómetro e meio do rio Douro, vai destruir uma zona com escarpas, olivais e vinha, que será submersa.Segundo a dirigente nacional do partido ecologista, a barragem irá submergir aquela que é considerada, pelos especialistas da matéria, “a terceira mais bela via estreita do mundo”, a do Tua. No entanto, na sua opinião, o caminho-de-ferro é mesmo uma das respostas mais adequadas em termos de transportes. Em detrimento da barragem, “Os Verdes” defendem para esta zona um projecto que interligue as diversas linhas ferroviárias - Tua, Corgo, Tâmega e Douro - com ligação a Espanha.
.

"OS VERDES” QUEREM VINDA DOMINISTRO DO AMBIENTE À COMISSÃO PARLAMENTAR PARA DAR EXPLICAÇÕES SOBRE O PROGRAMA DE BARRAGENS


O Grupo Parlamentar de “Os Verdes” requereu hoje a vinda do Ministro do Ambiente, com carácter de urgência, à Comissão Parlamentar do Poder Local, Ambiente e Ordenamento do Território, para prestar esclarecimentos sobre o Programa Nacional de Barragens com Elevado Potencial Hidroeléctrico (PNBEPH), programa que inexplicavelmente o Governo não apresentou ao Parlamento, procurando, a todo o custo, fugir à discussão do mesmo.
Os Verdes” sublinham que este Programa de Barragens tem obtido uma forte oposição, em particular em relação a alguns dos empreendimentos nele previstos, como por exemplo a Barragem da Foz do Tua que constitui um dos maiores atentados ambientais e ao património, mas também as barragens do Fridão e do Almourol.
Os Verdes” consideram que o Sr. Ministro do Ambiente, com o aval que deu ao PNBEPH, esqueceu de vez o papel de guardião do ambiente e dos recursos naturais e de promotor de políticas de desenvolvimento sustentável, que lhe caberia dentro do Governo.
Os Verdes”, por seu lado, tudo farão para que o debate prossiga e para que este Programa seja reequacionado enquanto é tempo, por forma a evitar situações completamente irreversíveis e profundamente lesivas para o desenvolvimento sustentável do país.
O Gabinete da Imprensa
.
Colaboração: Mário Carvalho

1 comentário:

mario carvalho disse...

Energia
Partido "Os Verdes" diz que fará tudo para levar Programa Nacional de Barragens a debate em São Bento
2007-12-20 15:34:00 PUBLICO.PT

O partido ecologista "Os Verdes" disse hoje que vai fazer tudo para que o Programa Nacional de Barragens seja debatido na Assembleia da República, depois da maioria socialista ter inviabilizado a ida do ministro do Ambiente à Comissão de Poder Local, Ambiente e Ordenamento do Território debater o plano.

Em comunicado, o partido considera inaceitável que a maioria socialista esteja a apoiar a "fuga do Governo ao debate" sobre o Programa Nacional de Barragens com Elevado Potencial Hidroeléctrico, ao recusar um debate proposto pelo Grupo Parlamentar "Os Verdes" e ao nunca ter tomado a iniciativa de o fazer.

O partido lembra os "impactes ambientais, patrimoniais, sociais e económicos" do programa, nomeadamente as barragens da Foz do Tua, do Almourol, as cinco no Tâmega e dois dos seus afluentes.

A 9 de Janeiro, o grupo parlamentar "Os Verdes" vai promover uma audição pública sobre o programa na Assembleia da República.

O Governo pretende atingir os sete mil megawatts (MW) de potência hidroeléctrica instalada em 2020, meta para a qual vai contribuir o programa nacional de barragens, cuja versão final foi apresentada a 7 de Dezembro.

No final de 2006, a potência instalada com origem hidroeléctrica era de 4945 MW – 4580 MW nas médias e grandes hídricas e 370 MW em pequenas centrais – o que corresponde, num ano hidrológico médio, à satisfação de 25 por cento do consumo total de energia do país.