domingo, 30 de dezembro de 2007

Daqui e dali... Sabre07

Ainda e sempre a etnia cigana

A comunidade cigana desta terra necessita de melhor sorte, não basta ser pacífica e estar integrada na sociedade dentro dos possíveis.
De etnia têm o nome e cultura pouco ou nada se vê. Diria que é apenas gente pobre.
Pugnamos pela liberdade, falta dizer todo o homem é meu irmão e a quadra propicia a estas divagações, mas podíamos escolher melhor, talvez a quaresma.
Mas vamos reconhecendo que não os queremos à porta, com a desculpa esfarrapada que têm modo de estar peculiar, o que se faz para mudar este comportamento?
Mas que devem ter melhores condições de vida e pela nossa parte, desde que não seja sistemático, podemos contribuir com alguns trocados. E podemos manter a rota das lamúrias, alimentamos o ego e os crentes expurgam as penas.
Todos sabemos o que é melhor para esta gente. Que estão mal no bairro do Iraque é verdade, mas alguém lhe perguntou onde queriam estar? Não é certo que muitos têm casas e recusam-se a viverem nelas?
Somos todos afinal defensores oficiosos dos ciganos, sem procuração, não seria possível auscultar os próprios e partir das suas necessidades construir pontes para uma vida digna e estes darem o seu contributo, o seu esforço, para a almejada mudança?
Tudo muda dos cavalos à solta já é passado agora estão muitos (alguns) debaixo da capota dos carros, sinais dos tempos. A cestaria não tem a saída de outrora. Fica o trabalho de feirantes casos raros destes ciganos, a vida é/está difícil.
Há anos a mais que estão no gueto, foram empurrados/escorraçados para aí, escondidos das vistas e das visitas e volta e meia fazemos o favor de nos lembrarmos deles.
Tenho conhecimento de trabalho realizado pela rede social, talvez encontrem estes e outros problemas e a tentativa de formular soluções que passam não só pelas várias entidades com responsabilidades no assunto mas também como já referi pelos próprios intervenientes.
Mais uma consideração, quantas pessoais em Carrazeda e estou a pensar nos idosos e não só, das nossas aldeias, vivem em condições habitacionais degradantes, não esquecendo as carências económicas e estes que não tem voz são os eternamente esquecidos.
Dar cama, mesa e roupa lavada aos ciganos (ou outros), digo Não.
Melhorar as suas condições de vida para que possam ser dignas, mas com responsabilidade e contribuição destes, digo Sim.
Muito fica por dizer sobre este assunto, o tema é demasiadamente vasto para ser explanado em poucas linhas, como convém, mas as opiniões devem ser breves, para abrir portas à discussão.

É este o meu pensar, sem querer ferir susceptibilidades para quem pensa diferente.
A todos um bom ano de 2008

Sabre

2 comentários:

Anónimo disse...

Acho que temos aqui um problema grave! O Governo acha bem dar alojamento aos ciganos ou outros, mas não pensa nos idodos, familias que estão a viver no limiar da Pobreza, sou de carrazeda mas estou a trabalhar em Lisboa, quando andava na escola, eu passava por um bairro em que as casas eram de etnia Cigana mas o que mais me irritava era que à porta estavam grandes maquinas, sim aquelas de 4 rodas, são elas BMW, Mercedes de alta gama... enfim, se for preciso nem pagam a casa, tem casa de Graça, acho que o governo devia ponderar esta situação, uma vergonha. Não tenho nada contra os Ciganos mas acho que deviam melhorar as condições de vida, ter trabalho, casa ou seja ser integrado como os outros, ha e por favor começem a tirar a carta de condução!!!

Anónimo disse...

Nós por aqui estamos a falar dos ciganos de Carrazeda!
Que têm uma carroça e um cavalo ou um triciclo motorizado, ou então duas pernas...
Sobre os idosos aconselho o site da Segurança Social - Complemento Solidário para Idosos, Rendimento Social de Inserção.
Informe-se e depois informe os seus amigos idosos e já dará uma grande ajuda já que quem mais perto deles vive nada disto faz!