quinta-feira, 19 de março de 2009

“Na pele do Rio” - Exposição

Desde a passada sexta-feira, está patente ao público, na Assembleia Penafidelense, uma exposição de óleos sobre poesia, da autoria de Odete Marília e José Braga-Amaral. Esta exposição é um projecto conjunto da artista plástica e do poeta, sendo este o autor dos poemas que serviram de inspiração àquela que é já considerada como "a pintora revelação do Douro".
"Um desafio assumido que levou à partilha dos momentos e dos abraços de cada um com as superfícies brancas, preenchidas ora pelas cores, ora pelas palavras".
Odete Marília G. M. Lima, nasceu em Ribalonga – Carrazeda de Ansiães, a 15 de Fevereiro de 1954. Frequentou o curso de Pintura pela ESBAP (Escola Superior de Belas Artes do Porto) e actualmente é professora efectiva do 5.º grupo do Ensino Secundário. Os seus trabalhos têm como inspiração, o Douro e as suas gentes, por isso para a pintora “as gentes durienses são a essência de cada uma das obras”, e “os socalcos foram construídos para guardar a terra criada pelos Homens, a vida de infinitas gerações”.

José Braga Amaral, nasceu em Paranhos, Porto em 20 de Fevereiro de 1959. Filho do médico duriense Manuel Costa Amaral, desde muito cedo começou a sua actividade literária no e sobre o Douro, que conheceu a partir dos 12 anos e onde nunca deixou de residir, não obstante a sua passagem pela cidade do Porto por razões académicas. É jornalista de profissão, tem cerca de 19 obras publicadas de poesia, crónicas, contos, romance e teatro.

Sem comentários: