sexta-feira, 6 de março de 2009

Linha do Tua não vai ser classificada

A proposta para classificação da Linha do Tua como Património de Interesse Nacional vai ser chumbada. O Partido Socialista já anunciou que vai votar contra essa proposta, na votação que esta sexta-feira decorre na Assembleia da República. No debate sobre esta matéria, realizado ontem, Mota Andrade, do PS, afirmou que o que faz sentido é prosseguir com o Plano Nacional de Barragens e que a classificação só serviria para tentar obstaculizar essa planificação.

O PSD considerou a proposta de classificação como “prematura” e a bancada do CDS sublinhou que a Linha do Tua precisa de obras e não de ser considerada patrimonio de interesse nacional. PCP e Bloco de Esquerda apoiam a classificação proposta pelo partido ecologista “Os Verdes”. Assim, a medida que hoje é votada no parlamento vai ser chumbada. “Os Verdes” anuniaram que caso ele fosse aprovada pretendiam avançar posteriormente com uma candidatura junto da UNESCO. À margem deste tema, o PSD, pela voz do deputado Santos Pereira, anunciou que vai pedir a presença de Mário Lino na Assembleia da República, para que o Ministro das Obras Públicas explique o apuramento de responsabilidades nos acidentes mortais que ocorreram na Linha do Tua. RBA

8 comentários:

Anónimo disse...

Recusado


A favor PEV PCP BE

CONTRA... Partido Socialista

Abstenção. PSD CDS


Uns são contra a defesa dos seu património

outros estão-se nas tintas

são os representantes escolhidos
por nós

Anónimo disse...

Linha do Tua: Encerramento é "adivinhável" e referendo já não se justifica - autarca Mirandela

Número de Documento: 9403298

Mirandela, Portugal 06/03/2009 13:12 (LUSA)
Temas: segurança, transporte ferroviário, Autoridades locais

Mirandela, 06 Mar (Lusa) – O presidente da Câmara de Mirandela reconheceu hoje que é “adivinhável o encerramento” da linha do Tua e a construção da barragem que acaba com a ferrovia, pelo que o processo de referendo local não deverá ser retomado.
José Silvano (PSD) acredita que “cada vez é mais difícil um Governo tomar uma decisão sobre a manutenção da linha do Tua”.
“Nas circunstâncias actuais, com uma barragem a querer ser construída" e "um primeiro-ministro a dizer que as barragens são um potencial de resolução da crise e um investimento tão forte que é necessário fazer na segurança da linha”, o autarca já não se mostra confiante no sucesso das suas reivindicações.
As decisões governamentais deverão ser tomadas nas próximas semanas, e como não é possível legalmente realizar o referendo local que poderia influenciar essas decisões, Silvano entende que também o processo de auscultação da população está arrumado.
O Tribunal Constitucional considerou, numa decisão conhecida quarta-feira, que a a realização do referendo sobre a linha do Tua, proposta pela autarquia de Mirandela, é ilegal por colidir com os prazos de eleições gerais nacionais que vão suceder-se ao quase ao final do ano.
Por apenas quatro dias, segundo explicou hoje o autarca, não conseguiram que o referendo se realizasse, já que o escrutínio poderia ter lugar a 12 de Abril, mas já entraria no decorrer do prazo, que começa a oito de Abril, para a o presidente da República convocar as eleições para o Parlamento Europeu.
Formalmente, só depois de todas as eleições nacionais, no final do ano ou já em 2010, é que será possível retomar o processo, o que o autarca admite ser um cenário improvável, tendo em conta as actuais circunstâncias e o facto de já estarem em funções outros órgãos autárquicos.
O referendo “já não tem sentido”, reconhece o autarca social democrata que está “pouco expectante”em relação ao futuro da linha do Tua e critica o comportamento do Governo neste dilema entre a barragem e a ferrovia.
Silvano não entende o dinheiro que está a ser gasto na manutenção da linha do Tua, que está encerrada desde o acidente de Agosto.
Apesar disso, como não há uma decisão governamental conhecida sobre o futuro, o autarca, que é também presidente do Metro de Mirandela - que faz o transporte dos passageiros -, garantiu hoje que “três equipas continuam a fazer intervenções em bocados da linha, nomeadamente onde houve acidentes”.
José Silvano deixou claro que “jamais permitirá a reabertura da linha com apenas estas intervenções”, tendo em conta que os últimos inquéritos aos acidentes revelaram “defeitos grosseiros” na infra-estrutura.
O autarca critica ainda a diferença de posições entre dois ministérios do mesmo Governo no processo.
Ainda assim, “presumo que se o Governo tiver espírito de corpo, a decisão será aquela que é adivinhável: o encerramento (da linha)”, declarou.
De acordo com os prazos legais, a Declaração de Impacte Ambiental sobre a barragem deverá ser emitida até Maio, e se for favorável implicará a desactivação imediata dos últimos quatro quilómetros, cortando a ligação à linha do Douro e ao litoral.
Depois da decisão tomada sobre a barragem, o presidente da Câmara de Mirandela prevê novas “guerras”, desta feita entre os autarcas que defendem a barragem.
Dos cinco servidos pela linha do Tua, apenas José Silvano defende a linha, mas ainda está para ver como irão resolver a questão da cota.
“Dos quatro, um defende uma cota de 170 (metros) e os outros a máxima, eu quero ver como é que depois se vão entender”, questionou.
HFI.
Lusa/fim

Está na altura de começarem a dizer o que querem os autarcas da barragem e como vão beneficiar as suas populações.. se é que sabem

Anónimo disse...

JN

PS chumba classificação da Linha do Tua
15h52m
A maioria socialista chumbou o projecto do partido "Os Verdes", que propunha a classificação da Linha do Tua como património de interesse nacional, contra os votos favoráveis do PEV, PCP e BE e abstenção do PSD e CDS-PP.

Maioria socialista chumba classificação de Linha do Tua a património de interesse nacional

Lisboa, 06 Mar (Lusa) - A votação do projecto de resolução do PEV, rejeitado pelos deputados do PS, colheu também os votos a favor de dois deputados do Movimento Partido da Terra que integram a bancada social-democrata, Carloto Marques e Quartin Graça.

Na apresentação do projecto do PEV na quinta-feira, o PS acusou o partido ecologista de querer impedir a construção da barragem da Foz do Tua.

O deputado socialista Mota Andrade afirmou que a proposta de resolução "tem um só objectivo: ser mais uma impossibilidade à construção da barragem da Foz do Tua, apoiada pelas populações [de Trás-os-Montes] e pela maioria das autarquias" .

Nas votações de hoje foi também rejeitado pela maioria socialista o projecto do CDS-PP que propunha a criação de "um Conselho Geral e de Supervisão da Caixa Geral de Depósitos", bem como o "estabelecimento de regras de nomeação que garantissem a independência dos respectivos membros".

O projecto de resolução dos centristas contou também com os votos a favor do PSD, mas foi rejeitado com os votos contra do PS e do BE e a abstenção do PCP e do PEV.

Anónimo disse...

radio brigantia

José Silvano diz estar decepcionado com os deputados do PSD, eleitos por Bragança, por não terem defendido a proposta dos Verdes de classificar a linha do Tua como património de interesse nacional, no debate de ontem, na Assembleia da República. O autarca social-democrata também critica as declarações de Mota Andrade, do PS, que defendeu claramente a construção da barragem do Tua e o encerramento da linha.“Do PS nacional já esperava essa decisão, mas a nível distrital pensei que o deputado que falou sobre a matéria não fosse tão radicalmente contra a linha do Tua” refere José Silvano.“Em relação aos deputados do PSD fiquei decepcionado por pensei que um deles defendesse a posição dos verdes” acrescenta o autarca. O autarca social-democrata a criticar a os deputados eleitos pelo distrito de Bragança, no debate da Assembleia da República, sobre a proposta do partido ecologista de classificar a linha do Tua como património de interesse nacional.
Esta sexta-feira, a maioria PS chumbou a proposta

Anónimo disse...

A questão é muito simples! É que o próprio Silvano não sabe o que quer. Ou antes, o que ele quer é o encerramento da linha e a construção da barragem. Só que está a fazer o peixe caro. Senão façam o teste. Perguntem aos Mirandelenses qual a opção que escolhem quando pretendem ir ao Porto ? É evidente que toda a gente opta por ir de autocarro ou automóvel. De comboio demorariam cerca de 4 horas. De autocarro, 2! Portanto deixem-se de hipocrisias e vamos ao que é mais rentável para o país. A restante linha, não submersa, essa sim que continue e inclusivé que a reactivem até Bragança (encerrada no tempo do PSD), tipo Metro de superfície, melhorando o equipamento como se fez em Braga. Esses é que sabem como se fazem as coisas. Aqui continuaremos a ser discriminados por culpa própria e dos autarcas que temos.

Anónimo disse...

Pense bem no que escreveu.. um troço de linha no meio do nada?

vai mais depressa de metro de Mirandela a Bragança que de carro pela AE?

enfim

A promessa eleitoral de Guterres foi fazer justiça e reabrir a linha estupidamente encerrada e prolongá-la até Espanha... cumpriu?

Sócrates e Silva Pereira eram . na oposição contra as barragens.. Sabor e Coa e agora ? mudaram?

É tudo a mesma coisa

Anónimo disse...

Em relação à votação 2 deputados do PSD votaram a favor da classificação da linha do tua

Carloto Marques e Quartin Graça


O futuro julgará novamente alguns transmontanos e só espero que nao seja a título póstumo

Anónimo disse...

Lamentavelmente outra coisa não era de esperar. As maiorias vencem tudo, infelizmente, e impõem as suas regras ditatorialmente......