quinta-feira, 12 de março de 2009

TODOS À FESTA

Tirando Domingos Amaral ontem no Correio da Manhã que lamentava a omissão, não vi ninguém chocado com os lucros obtidos pela Galp em 2008. Foram 478 milhões de euros, meus amigos. Por esse milagre estão de parabéns os gestores e os accionistas da Galp. E nós também. Dos lucros da empresa, 105 milhões deveram-se aos preços que a Galp manteve o ano passado, recusando--se a reflectir no preço da gasolina a descida do petróleo. Estamos mesmo de parabéns. A Galp aguentou os preços o mais possível e nós fomos pagando. Pela minha parte, pergunto à Galp onde é que vai ser a festa porque quero marcar presença. Penso que também é um pouco a minha.

Aliás, quero ir a duas festas este ano. Não irei faltar à celebração dos 1092 milhões de euros de lucros da EDP. Sinto-me convidado. A EDP anunciou os maiores lucros de sempre, 20% acima de 2007. Eu gosto de empresas que dão lucro. Os clientes usuais desta coluna sabem: gosto do mercado, do capitalismo, de concorrência livre. Mas, enquanto consumidor interessado, também gostaria que serviços essenciais como o gás ou a electricidade não me saíssem tão caro. As casas portuguesas pagam em gás e electricidade bem acima do preço médio da União Europeia. Segundo contas feitas por peritos, em 2008 foram mais de 200 milhões de Euros que pagámos a mais do que os mais ricos. E, além disso, nem podemos escolher. Eu sei que custa caro importar e distribuir energia. Mas parece que há uma grave crise económica lá fora, o que manifestamente não demove estas empresas. Viva então a EDP e viva Portugal.

E vivam os bancos. Os cinco maiores bancos conseguiram em 2008, 1731 milhões de euros de lucro. No início de 2007 podíamos ler no Diário de Notícias: "Os quatro maiores bancos privados portugueses registaram lucros de 1935,5 milhões." Ah, como era feliz o passado. Bons tempos esses do crédito em alta e da conjuntura económica favorável. A vida mudou? Nem por isso. Foram só menos 200 milhões. Agora pensem no nível médio de salários que desde sempre se praticaram nos bancos portugueses e na diferença entre esses salários e os salários dos administradores. Estou quase certo de que aquele nível médio não ultrapassará em muito os 1000 euros. Relativamente: muito pouco.

Agora é moda falar-se na responsabilidade social das empresas. Porque estamos em crise e os economistas recomendam incentivos à procura. Eu acredito mais nessa responsabilidade social assumida livremente pelas empresas do que nas maravilhas da burocracia do Estado. Acredito que é assim que o mercado se legitima, é assim que pode convencer os críticos de que eles não têm alternativa melhor. Lamento verificar que não é isso que acontece nos três exemplos que apontei. E vão 10% nas sondagens para o Bloco de Esquerda. Quem se espanta?
Pedro Lomba Jurista
- pedro.lomba@eui.eu
DN
Colaboração: Mário Carvalho

8 comentários:

Anónimo disse...

Muito sinceramente não sei porque todos se escandalizam com os lucros da Galp.
É uma empresa logo visa o lucro e só com estes lucros pode expandir-se como o está a fazer, mormente no Brasil ou sozinha e em parcerias fazendo dela um colosso industrial português.
Porque desenganem-se. Num Mundo globalizado como este só empresas de grande envergadura como a Galp, EDP, CGD etc. é que conseguem servir de tampão a outros grupos económicos estrangeiros que se queiram instalar.
Se já pouco temos com menos ficaríamos.

Anónimo disse...

É para ficarmos escandalizados, não pelos lucros que as empresas tiveram, mas pelo facto de haver pessoas que criticam esse facto. Então se essas empresas estivessem à beira da falência, seria melhor ? Não acredito que os mesmos que criticam os lucros, não criticassem também se tivessem prejuizo. E mais, arranjariam logo um culpado para essas falências... ! Quanto a mim que sou cliente dessas empresas, prefiro que estejam de boa saúde financeira, do que na falência.

Anónimo disse...

Mas tiveram os lucros à custa de quem?

Tiveram os lucros cá em Portugal á custa de pagarem os salários mais baixos da UE e de venderem aos preços mais altos... É como os presidentes de alguns países africanos .. cheios de dinheiro em offshores à custa do povo que morre à fome... estes comentarios anteriores só podem ter sido feitos por alguém que benefícia muito..

O BPN também teve lucros `a custa de todos .. assim não custa .. vivem à grande à custa dos outros e quando descamba pagam sempre o mesmos...Depois admirem-se que mesmo os anticomunistas se virem para a extrema esquerda

Anónimo disse...

Ao 13 de Março de 2009 0:09.
É capaz de indicar uma empresa que tenha lucros sem ser à custa dos seus clientes?
E, só abastece na Galp quem quer que por sinal é até onde os combustíveis são mais baratos.
Sobre o que diz deve é culpar o Imposto Sobre os Combustíveis que é um dos mais latos da U.E. a par com a França!

mario carvalho disse...

Ao anterior comentador da Galp e Edp

Os impostos são elevados.. certo

mas se nua altura de crise os lucros não fossem tão elevados possivelmente a crise não seria tão acentuada...

Imagine que se começavam a vender os produtos allimentares ... básicos para as sobrevivencia a preços incomportáveis para a maioria das pessoas .. tendo em vista um grande lucro .. que aconteceria?. Qual seria a sua opinião sobre isso? Para que interessaria a gasolina ou a energia se as pessoas morressem todas à fome?

E.. porque é que os transmontanos não fazem isso?..Organizarem-se e fazerem subir o preço dos produtos que produzem?.. Porque há sempre um transmontano importante que está na Galp ou na EDP ou um Banco para explorar o máximo dos outros transmontanos e sempre um transmontano importante no Continente ou no Jerónimo para fazer baixar o preço dos produtos transmontanos...

Agora pensem por favor

o que é mais importante para sobreviver.. a batata ou a electricidade? e onde são produzidas as batatas e a electricidade?.. ou seja quem é que tem a faca e o queijo na mão?

e quem é tem comido o nosso queijo todo e ainda nos ameaça com a nossa faca?

mario



in semanário transmontano

Montalegre

Autarca crítica falta de investimento da empresa na rede


Câmara diz que serviço da EDP no concelho é uma “desgraça”

O presidente da Câmara não se conforma com o valor que a EDP paga de renda pelas 5 barragens existentes no concelho
O presidente da Câmara Municipal de Montalegre, Fernando Rodrigues, voltou a insurgir-se contra a EDP. O autarca queixa-se de “avarias frequentes”, que acredita terem a ver com a falta de investimento da empresa na melhoria da rede do concelho.

Por causa de uma falha eléctrica que durou 17 horas, na última Feira do Fumeiro de Montalegre, o proprietário de uma casa de turismo rural em Tourém, em Montalegre, viu “três ou quatro casais” irem embora antes do tempo. “Estava uma nevada muito grande e não aguentaram o frio”, explicou o empresário. Na mesma localidade, um restaurante ainda conseguiu servir as refeições, mas não pode oferecer o café como estava acordado no preço. “Tiveram que andar a fazer descontos”. Desde então, na mesma aldeia, já se registou outro apagão, este de “14 horas”. No entanto, Tourém não é caso único. Na própria vila e em outras zonas do concelho, as avarias “sucedem-se”. Farto de ouvir reclamações dos munícipes, na passada terça-feira, o presidente da Câmara de Montalegre, Fernando Rodrigues, lançou, em comunicado de imprensa, uma bateria de críticas o serviço prestado pela EDP no concelho, que classifica de “uma desgraça”. No documento, o autarca diz que “há falta de alternativas de abastecimento”, que “os equipamentos estão gastos e ultrapassados”, que a rede está velha e que há fios a bater uns nos outros...”. “Continuamos mal servidos, muito mal servidos”, afirmou Rodrigues, lembrando os lucros “colossais” da empresa e que, só nas cinco barragens do concelho, a EDP produz 100 milhões de euros por ano. Em contrapartida, o presidente da Câmara lembra, que a renda paga pela empresa por causa das albufeiras são “uns miseráveis 65 mil euros por ano”.

Por outro lado, Rodrigues critica também a actuação da empresa nos serviços directamente prestados à autarquia. “Nos serviços directos à autarquia quando, por exemplo, queremos fazer uma extensão de iluminação pública, a desgraça continua. A Câmara tem de pagar o serviços à cabeça, para aparecer feito seis, oito meses e até um ano depois. Que Lei é esta?”, questiona o socialista.

Apesar de solicitada, o Semanário TRANSMONTANO não obteve até à data de fecho da edição nenhuma reacção da EDP às críticas do autarca montalegrense.


Por: Margarida Luzio

Anónimo disse...

Começam a surgir as preocupações de quem investe a prazo

Primeiro roubam a água e depois dizem que o preço tem de subir..

Preocupação com outros? Só os laparotos acreditam




Fórum Mundial da Água: Preço vai ter de subir, defende especialista do BEI
15 de Março de 2009, 11:04

Lisboa, 15 Mar (Lusa) - O preço médio da água na maioria dos países europeus vai ter de subir porque está muito abaixo do valor real, defendeu um responsável do Banco Europeu de Investimento (BEI).

Em entrevista à Agência Lusa, Luis Veiga Frade, director da divisão de água e protecção ambiental do BEI, explicou que o custo que os consumidores e contribuintes pagam pela água que utilizam está "muito abaixo do seu valor real".

Sem receitas suficientes para gerir os custos, é através de empréstimos que se financiam os investimentos na área. Mas quem empresta precisa de ter garantias "de que há um cashflow que vem dos utilizadores". E, por isso, a solução apontada pelo especialista do Banco Europeu de Investimento é simples: "O preço da água tem de subir".

"O utilizador tem capacidade para pagar mais. A conta da água no orçamento familiar não é importante, se comparada com as outras", disse Veiga Frade, defendendo a necessidade de uma "implementação progressiva de uma política real de preços".

Para garantir que os aumentos serão os mínimos possíveis, "é necessário investir na eficiência dos sistemas". Até porque na Europa existe um "backlog tremendo em renovação de infra-estruturas", alertou o especialista, que na próxima semana estará no Fórum Mundial da Água como coordenador internacional do tema "Finanças".

"O BEI está a tentar discutir com os Governos no sentido de eles se tornarem mais eficientes investindo na água", avançou.

O sector da água "está teoricamente em falência técnica. Teoricamente porque as empresas de água não podem falir e o que se faz é adiar o investimento", explicou.

Em tempos de crise, o sector é esquecido em detrimento de outros, como a educação ou a saúde, e por isso a situação tende a "agravar-se mais": "Sem receitas, o serviço degrada-se e não há dinheiro para fazer ganhos de eficiência e evitar desperdícios. A eficiência vai-se deteriorando e o preço da água vai automaticamente aumentar".

O especialista lamenta que o problema do tarifário continue a ser "extremamente politizado" e que o poder político tenha "grande relutância em fazer aumentar os preços", porque isto significa adiar para as gerações futuras um investimento necessário.

"A questão das tarifas está refém de uma falta de compreensão politica", criticou.

Luis Veiga Frade lembra o caso de Inglaterra, onde as redes estão a ser renovadas a cada 200 anos, quando o seu período de vida útil é de apenas 50.

Portugal está "numa situação intermédia", porque começou a investir em redes muito recentemente. "As redes que apresentam mais problemas são as antigas, de Lisboa e do Porto". Mas, na capital, o BEI está a financiar um projecto de reabilitação de redes e Veiga Frade garante que "a EPAL tem investido muito".

SIM.

Lusa/Fim

Anónimo disse...

Caro Mário:
Parece-me a sua, uma visão demasiado ortodoxa da questão.
Obviamente que não estamos a falar de produtos alimentares muito embora os derivados do petróleo sejam de importância extrema para o desenvolvimento de qualquer sociedade.
Nenhuma empresa sem lucros é viável, como sabemos, logo, muita coisa passaria a estar em questão, sendo o emprego talvez a maior.
Mas a importância da Galp e outras de dimensão consideravel eleva-se a um nível tão importante quase como a independência de um país pequeno como o nosso tendo na sua politica de expansão um pilar de solidez.
Mas isto só acontece por força dos lucros avultados porque de outra forma não o poderia fazer e seguir-se-ia o inverso.
Retrocesso, pequenez, desvalorização, aquisição.
Nenhuma empresa só por si gera riqueza. Necessita de consumidores (nós) e trabalhadores. Seja qual for a empresa ou Estado são sempre sustentados por nós.
Por algumas opiniões aqui expressas a Galp engrossa à "nossa custa", então seremos culpados por muitas daquelas que abrem falência?
Porque não compramos os seus produtos?
Porque não requisitamos os seus serviços?
Em que ficamos?
Qualquer país é-o simplesmente porque são os seus trabalhadores que o sustentam e porque têm que o fazer, de outra forma não existiriam muito menos em sociedade.
Nós é que pensamos que não é nada connosco, as empresas e os governos é que têm que nos sustentar... esquecemos a importância que temos e substituímo-la pela reivindicação de direitos que por vezes nem merecemos.

... sempre respeitando a sua opinião.
Ateu

mario carvalho disse...

Caro Ateu

é um prazer conversar consigo

Quando tentamos transmitir a nossa opinião a um anónimo, tentamos utilizar a linguagem mais simples
possível para que seja perceptível por todos.. daí se falar ou comparar com as coisas mais simples como a satisfação das necessidades básicas . comer, vestir, dormir ou ir à casa de banho.

Agora com Ateu que embora não tenha o prazer de conhecer pessoalmente imagino-o como uma pessoa culta e bem formada que defende um determinado ponto de vista.... e o que nos leva a conversar é a troca de ideias sobre os vários pontos de vista..

No fim... ou se aceita ou não se aceita .. mas concerteza que se avançou e as pessoas que leram formaram uma opinião.. esse o grande mérito destas trocas de opinião mormente nos blogues..

A minha opinião sobre este lucros exorbitantes de empresas que são práticamente monopólios.. é a de que tem de haver alguma decencia pois se há crise que afecta todos tem de afectar mesmo todos inclusívé os que mais contribuiram para ela.. os bancos e o sistema financeiro com o patrocínio de muitos governos

Quanto à galp e Edp .. muitas empresas continuariam a laborar e os seus empregados e famílias a trabalhar se os custos não fossem tão acentuados para que os lucros fossem tão elevados.. e.. quem beneficia desses lucros?.. Para onde vão os dividendos e as mais valias? (sugiro que vá ao site de cada uma das empresas e veja quem são e de onde são os accionistas ...(certo que ficam cá alguns impostos mas isso levar-nos -ia a outra conversa .

Entretanto o jurista Pedro Lomba que escreveu o artigo que comentamos terá todo o gosto em lhe transmitir as suas razões se o interpelar por mail

obrigado

As suas questões e as de todos os carrazedenses são sempre importantes pois só assim se demonstra interesse pela nossa terra

abraço
mario

ps Peço desculpa por algum erro ou pontuação não correcta, mas como costumo dizer, escrevo ao correr da tecla e normalmente não releio