Sessão de poesia de Pablo Neruda, no dia 2 de Abril pelas 21,30h, no Café Progresso, Porto
A Entidade Regional Turismo do Douro e as 24 autarquias da Região Demarcada do Douro vão criar uma Rede Integrada de Postos de Turismo, que vai permitir a estas estruturas ter uma imagem comum e abrir também ao fim-de-semana.
As últimas notícias sobre a Linha do Tua não têm sido muito animadoras. Mas, como a questão é política, e a política não para de nos surpreender a cada dia que passa, acredito que também neste assunto ainda podemos ser surpreendidos. Não podemos baixar os braços.
A linha do Tua vai continuar parada, pelo menos, até às legislativas. Ao que o SOL apurou, são necessárias grandes obras para que esta linha de caminho-de-ferro volte a funcionar com segurança, depois de em Agosto ter sido o palco de um acidente que fez um morto e 43 feridos.
A Refer vai investir cerca de 40 milhões de euros nas linhas ferroviárias do Corgo e Tâmega. A notícia ameniza a indignação causada, anteontem, pela suspensão da circulação, mas há quem a olhe com desconfiança.
A GNR de Carrazeda de Ansiães deteve três indivíduos, dois deles do distrito de Bragança. Outros três jovens foram detidos pela GNR de Bragança em pleno IP4, por suspeita de tráfico de droga.
Exmos. Senhores,
Um comunicado conjunto rubricado pelas empresas CP e REFER confirma o encerramento temporário das linhas do Corgo, entre Peso da Régua e Vila Real, e do Tâmega. Ao mesmo tempo, condiciona a reabertura da Linha do Tua, que "se encontra em boas condições técnicas e de segurança", "à decisão que vier a ser tomada relativamente à construção da barragem da Foz do Tua". Até lá, permanece interrompida a circulação no troço entre o Cachão e a Foz do Tua. RTP
As linhas do Corgo (Régua a Vila Real) e do Tâmega (Livração a Amarante) estão encerradas "por tempo indeterminado" desde ontem à noite, numa ordem dada em cima da hora pela administração da Refer que, em segredo, acordou com a CP um serviço de substituição rodoviário. O motivo oficial é a reabilitação daquelas linhas, mas a empresa não tem qualquer calendarização para iniciar os trabalhos, não dispõe dos projectos para tal e não abriu qualquer concurso público.
A rede comunitária dos cinco concelhos da Terra Quente Transmontana vai estar concluída até ao final de Março. O projecto, que dá pelo nome de Terra@Quente broadband, deverá beneficiar 90 mil habitantes de Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé, Vila Flor e Carrazeda de Ansiães.
A estreia de duas co-produções nacionais é a novidade do Festival Internacional de Teatro “Vinte e Sete”. Começa na próxima sexta-feira em Vila Real, Bragança e Chaves. Participam 19 companhias de cinco países.
O Movimento Alternativo do Nordeste (MAN) promete defender "com unhas e dentes" a criação da Região de Trás-os-Montes e Alto Douro com autonomia igual à da Região Autónoma da Madeira e até defende a criação de uma zona franca na Região.
Desde a passada sexta-feira, está patente ao público, na Assembleia Penafidelense, uma exposição de óleos sobre poesia, da autoria de Odete Marília e José Braga-Amaral. Esta exposição é um projecto conjunto da artista plástica e do poeta, sendo este o autor dos poemas que serviram de inspiração àquela que é já considerada como "a pintora revelação do Douro".
O PSD não esquece o dinheiro previsto no PIDDAC do distrito de Bragança para projectos agrícolas. Findo o primeiro trimestre deste ano, o deputado social-democrata, Adão Silva, diz desconhecer qualquer projecto financiado pelos quase 60 milhões de euros que foram atribuídos à região no programa do governo.
Essa foi a orientação do partido a nível nacional, mas Adão Silva diz que nesta altura do campeonato não é de esperar outra coisa.
A Escola Profissional de Ansiães organizou uma palestra para sensibilizar os alunos para os problemas do consumo de drogas e parece que conseguiu.
O porta-voz do movimento de viticultores Pró-Douro, Mário Abreu Lima, anunciou hoje a sua candidatura à direcção da Casa do Douro (CD), mesmo reconhecendo que será difícil ganhar ao actual presidente Manuel António Santos.
A Linha do Tua vai ser apresentada em Paris, a todos os curiosos e interessados nesta causa, através do olhar de mais um amigo, o fotógrafo José Miguel Ferreira. De 17 a 26 de Março de 2009.
Com a presença de Isaura Afonseca.
Tirando Domingos Amaral ontem no Correio da Manhã que lamentava a omissão, não vi ninguém chocado com os lucros obtidos pela Galp em 2008. Foram 478 milhões de euros, meus amigos. Por esse milagre estão de parabéns os gestores e os accionistas da Galp. E nós também. Dos lucros da empresa, 105 milhões deveram-se aos preços que a Galp manteve o ano passado, recusando--se a reflectir no preço da gasolina a descida do petróleo. Estamos mesmo de parabéns. A Galp aguentou os preços o mais possível e nós fomos pagando. Pela minha parte, pergunto à Galp onde é que vai ser a festa porque quero marcar presença. Penso que também é um pouco a minha. 
O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) vai investir 2,4 milhões de euros, este ano, na promoção das categorias especiais do Vinho do Porto e do Douro.
O secretário de Estado adjunto das Obras Públicas apelou esta segunda-feira à população do Interior para que não dificulte o processo de expropriações para novas estradas, porque o atraso retardará o desenvolvimento económico.
O secretário de Estado adjunto das Obras Públicas, Paulo Campos, deverá esclarecer hoje a data concreta do início da construção das três estradas mais aguardadas no Nordeste Transmontano.
A proposta para classificação da Linha do Tua como Património de Interesse Nacional vai ser chumbada. O Partido Socialista já anunciou que vai votar contra essa proposta, na votação que esta sexta-feira decorre na Assembleia da República. No debate sobre esta matéria, realizado ontem, Mota Andrade, do PS, afirmou que o que faz sentido é prosseguir com o Plano Nacional de Barragens e que a classificação só serviria para tentar obstaculizar essa planificação.
incêndios — nas consoantes mudas… e restantes alterações do Acordo Ortográfico que o Record (jornal desportivo que, vi no avião, já aplica) para salvar a nossa Língua (que não é de Camões, pois até o Poeta percebeu que ela não é propriedade das elites, mas do povo, seja agora, sobretudo, do brasileiro que mais a fala, algodão doce)…
Foi contemplada a Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana, que apresentou um pedido para contrair um empréstimo de 1,8 milhões de euros destinado a assegurar o desenvolvimento de uma rede comunitária de banda larga nos concelhos de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Flor.
A partir desta quarta-feira os “sabores transmontanos” voltam a estar em destaque na cidade do Porto. Começa a segunda edição do Festival Gastronómico de Trás-os-Montes e Alto Douro na cidade invicta, que se prolonga até ao próximo dia 8 de Março. RBA
São cada vez mais os jovens que abandonam os centros urbanos para se fixarem no interior. Procuram trabalho e ao mesmo tempo a calma e tranquilidade que as cidades lhe vão negando. Alguns deste jovens assume-se como “neo-rurais”, o termo criado para designar uma nova classe de pessoas que, tendo nascido na cidade, optaram por viver no campo. Na área do Parque Natural do Douro Internacional são já vários os exemplos de pessoas que optaram por este novo estilo de vida. (...)RBA
Antero
Mais uma oportunidade para que os municípios possam obter algumas verbas para liquidar passivo. O governo vai aceitar mais candidaturas das Câmaras Municipais ao Programa de Regularização Extraordinária de Dívidas a fornecedores.
Já foi concessionada a fiscalização, controlo de qualidade e segurança na construção do Túnel do Marão. Os trabalhos foram entregues ao consórcio TPF Planege/Pengest. A construção do Túnel do Marão e do troço de auto-estrada entre Vila Real e Amarante deverá começar em Março, pelo menos foi esse o calendário apresentado pela Estradas de Portugal.A empreitada deverá ficar pronta em 2012, com um custo de 360 milhões de euros. Trata-se de 30 quilómetros de via. No caso do túnel, estão previstas duas galerias de menos de quase seis quilómetros, com 13 interligações entre elas. Trata-se do maior túnel da Península Ibérica. RBA