quarta-feira, 3 de setembro de 2008

XII Feira da Maçã e do Vinho continua a promover produtos regionais

A feira da maçã conta já com treze edições e continua a ser o certame de maior importância na promoção do concelho de Carrazeda de Ansiães e dos seus produtos de excelência: a maçã, o vinho e o azeite.
Para Eugénio de Castro, presidente da Câmara Municipal de Carrazeda, estes três produtos são de qualidade extra e é importante continuar a mostrá-los ao país e continuar a apoiar os produtores, “são produtos reconhecidos em todo o país e tentamos mostrar a qualidade desses produtos”, refere o autarca acrescentando satisfeito que “já não há quantidade suficiente para responder às necessidades do mercado”.
Também os produtores se mostram satisfeitos com o certame, considerando que é uma forma de promover mais uma vez os produtos do agricultores. Numa altura em que a agricultura atravessa uma fase difícil no país, os produtores consideram que este tipo de iniciativas são “mais uma força para ajudar a resolver alguns problemas”, como afirma uma das expositoras.
Apesar de alguns expositores terem de pagar para estar na feira, afirmam que mesmo assim é “uma forte ajuda não em termos de vendas que são poucas no certame, mas sobretudo ao nível da promoção dos seus produtos”. Um certame que é de louvar, segundo os expositores, e que se deve manter para ajudar tanto os pequenos como os grandes produtores e, acima de tudo para desenvolver o concelho, “porque uma feira deste género traz muita gente à terra”.
A feira tem por objectivo promover os dois produtos mais emblemáticos do concelho: a maça do planalto de Carrazeda, de reconhecida qualidade e considerada por alguns a “mais doce”, e o vinho produzido nas terras mais quentes do concelho e cuja qualidade já foi premiada com medalha de ouro, em algumas marcas, em concursos internacionais.
Além dos expositores de maçã e de vinho, na feira podiam-se também encontrar artigos de artesanato, tasquinhas de gastronomia regional, preparadas com equipamento hoteleiro e com todas as condições de higiene exigidas, bem como produtos regionais como queijo, fumeiro regional e compotas.
Para compor o certame acrescenta-se ainda um cartaz de espectáculos musicais que contou com a presença de Blasted Mechanism, Anjos e Jorge Ferreira.

No seu último mandato, o presidente da autarquia garante que para o ano a feira da maçã se irá realizar e que posteriormente caberá ao novo executivo decidir a sua manutenção. Jornal Terra Quente

7 comentários:

Anónimo disse...

Era melhor agarrar nas notinhas que gasta na feira e criar um programa de apoio na divulgação dos tais produtos porque a feira não passa daqui mesmo!
O resto é blá, blá para encher o ouvido... a surdos...

Anónimo disse...

Acho que havia aqui comentários!!!!

Anónimo disse...

nada mais errado. Os produtores do vinho maçã e azeite têm quem lhe promova os produtos ou pelo menos é para isso que existem essas associações, nada mais errado que justificar a festa com esse titulo até porque julgo saber, que os produtores têm todos os produtos vendidos.
A festa não passa de um capricho da Autarquia para ter algum protagonismo.Penso que a festa devia ser feita pelo Povo e pelos comerciantes, quanto muito a camara e a junta contribuíam com algum apoio e não assumiria tal despesa.
E que tal se as Aldeias deste concelho exigirem à camara para que lhes faça as suas festas è ou não justo?

Anónimo disse...

Sou a favor da feira, mas por outros motivos.
Para que serve a feira se “….são produtos reconhecidos em todo o país”, também gostava de saber quem e quantos são “…porque uma feira deste género traz muita gente à terra”.
Qual o motivo porque se alterou o nome da feira se é para …promover os dois produtos mais emblemáticos do concelho.

Estas afirmações não esclarecem várias questões que se me afiguram importantes em que destaco, os custos do evento e como já aqui foi dito e bem não se envolver a associação do sector na organização da festa e a câmara e autarquia colaborarem com apoio económico e humano.
Quanto ao escoamento da maça já se sabe que este ano está resolvido com a quebra substancial da produção e da qualidade afectada pelo tempo. Do vinho dentro de alguns anos (poucos) vamos ver, onde vai isto parar.

Para o ano há mais.
Sabre07

Anónimo disse...

É por demais evidente que as festas, encapotadas com o título de "feira", são puro protagonismo político, como o é a "festa" promovida e realizada pela C. Municipal em Lisboa/Carrazeda, ou ainda os passeios oferecidos aos idosos para grandes jantaradas e almoços.
Tudo serve para promover os actores políticos locais, ao ponto de as prórias Juntas de Freguesia (algumas) já copiarem o "modus operandi" para dessa forma "imporem" as votações nas reeleições verificadas.
Mas não só!
Até os funcionários Municipais chamados às tarefas que abragem actos administrativos conducentes à realização dos passeios, bajuladores por excelência, se auto-promovem vastamente, o que faz deles apreciados políticos nos meios rurais.
Assim ficam prontos para futuros candidatos a candidatos políticos, chegando a "barbar-se" de tanta subserviência.
Lamentável!
Mas não há dúvidas que são a vergonha dos verdadeiros e empenhados funcionários Municipais.
É assim este pobre concelho!

Anónimo disse...

Onde estavam as barracas de comes e bebes???? Eram tantas q até estorvavam... Esta tudo em decadencia... É lamentavel... com sorte po ano nem festa ha...

Anónimo disse...

Concordo plenamente!
A festa ou feira de Carrazeda significa puro protagonismo dos actores políticos de Carrazeda.
Aliás, não é só a feira! Veja-se o caso dos encontros de Carrazedenses em Lisboa/carrazeda ou mesmo os passeios, jantares e almoçaradas com os idosos.
Em vez de serem as Associações representativas ou os Centros de idosos e de solidariedade Social a trabalhar saudavelmente nesses aspectos, não, a Câmara M. substitui-se escandalosamente a essas Instituições, comprando vergonhosamente os votos que os há-de eleger.
O resto é conversa!
Lamentavelmente não há políticos com seriedade suficiente para abordar estes temas de forma clara.
É sempre mais fácil esbanjar dinheiro de todos nós que se bem aplicado, tantos problemas reesolveriam.Não há vergonha!
Mas se este Presidente for embora, o que não acredito, outros devoradores virão.
Siceramente espero que não, para que se dê uma volta completa e necessária.