segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Trás-os-Montes: Agricultores tapam poços aos helicópteros

Forma de protesto por prejuízos antigos está a prejudicar o combate às chamas.


Os agricultores de vários concelhos de Trás-os-Montes têm vedado o acesso aos seus poços e tanques que contêm água necessária para o combate aos incêndios da região, noticia o Correio da Manhã.
A denúncia foi feita por um piloto que opera com as brigadas do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro: «Temos muitos tanques tapados pela população com vários objectos. A juntar ao stress do combate às chamas, os pilotos têm ainda de se confrontar com a fúria das populações».
Valpaços, Chaves e Murça são alguns dos concelhos onde a acção dos agricultores é mais evidente. Manuel das Dores Mosca, da aldeia de Nozelos, explicou que este «protesto» advém do facto de um helicóptero ter destruído toda a sua horta e ninguém lhe ter pago uma indemnização. Júlio Augusto Teixeira, outro agricultor, também se justificou: «Pus uns paus a tapar, porque já me destruíram um tanque e durante um ano ninguém o reparou».
Luís Rebelo, o piloto que denunciou esta situação, apontou a falta de informação como justificação para tais atitudes, que colocam em perigo as próprias populações. «Deviam estar mais informados e instruídos para saberem que a água retirada pode depois ser reposta pelos bombeiros», disse. Segundo o presidente da Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais, Fernando Curto, a lei garante que «em caso de emergência ou risco público, os proprietários têm de facilitar o acesso aos seus pontos de água para o combate às chamas». «As pessoas têm de ter consciência que quando há casas em risco as suas hortas estão em segundo plano», afirmou. Espigueiro

4 comentários:

Anónimo disse...

Se as suas propriedades estivessem a arder, de certeza que não se importariam que o helicóptero fosse buscar água ao vizinho.

Anónimo disse...

Pois esses agricultores são tambem ons criminosos, ajudam ao alastramento dos incendios e á omissão de auxilio k é crime em portugal. Deviam era ter incendio na mata deles e arder toda por falta de agua.

Anónimo disse...

A questão passa por respeitar o trabalho das pessoas.
Vejamos:
Não vi nenhum agricultor a afirmar que pura e simplesmente não dava água só por não dar.
Então quem paga os prejuízos provocados pelos helis?
Hortas e em muitos casos os próprios tanques da água que ficam irremiavelmente destruídos pela vibração do balde?
Quem paga isto?
Lei é Lei e é para ser cumprida,
mas,
as obrigações têm dois sentidos.

Ateu

Anónimo disse...

É preciso ser humilde e acima de tudo ter MORAL, é um esforço de todos que ajudam neste flagelo... MJFiel