terça-feira, 9 de setembro de 2008

Linha do Tua finalmente com sinal rádio

O vale do Tua já tem melhores comunicações. Foi instalado no alto do Freixo, em Alijó, um repetidor de sinal rádio. Em caso de sinistro na linha ferroviária ou no próprio rio, os meios de socorro têm as operações facilitadas.
O equipamento foi instalado pelo Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil numa torre supostamente abandonada no monte do Freixo e que era propriedade da Rádio Capital. O vice-presidente da Câmara de Alijó e responsável municipal da Protecção Civil, Adérito Figueira, justifica o repetidor rádio com a "ausência de qualquer sinal deste meio de comunicação abaixo dos 800 metros de altitude".
Nos últimos dias, o comandante dos Bombeiros de Alijó, António Fontinha, percorreu vários locais do vale do Tua, tanto no seu concelho como no de Carrazeda, para testar as comunicações nos pontos que entendeu serem o mais críticos. "Conseguimos sinal rádio em todas as estradas nacionais e municipais, no vale do Tua, e mesmo no vale do Douro, até à Régua", resumiu o responsável.
Quer isto dizer que se o repetidor tivesse sido instalado há dois anos, teria havido a possibilidade de "envolver os meios necessários e não os que se achava que deveriam ir para o local", em todos os acidentes registados na linha do Tua desde Fevereiro de 2007. De resto, em todos eles houve sempre problemas de comunicação, tanto via rádio como por telemóvel.
A melhoria das condições de socorro acontece numa altura em que o Metro de Mirandela não circula entre o Cachão e o Tua, devido ao acidente do passado dia 22, perto da Brunheda, que provocou um morto e mais de 40 feridos. Fontinha admite que o aparelho já podia estar a funcionar há mais tempo, mas suaviza a questão referindo que "não se sabia que o local pudesse ser tão bom" para este efeito.
Adérito Figueira admite que a ocupação das instalações e da antena que pertenceram à Rádio Capital até poderá levantar alguns problemas à Câmara, mas, alega, "foi feito por uma boa causa" e por "não saber a quem se dirigir", uma vez que as estruturas estavam abandonadas. O autarca ressalva, porém, que a autarquia está "aberta à negociação para legalizar a situação" desde que apareçam os proprietários.
Eduardo Pinto/JN/Rádio Ansiães

3 comentários:

AJS disse...

Parabéns à Câmara de Alijó. Iniciativas destas são sempre bem vindas e mostram à evidência que a resolução dos nossos problemas deve partir de nós e não estarmos apenas à espera do S.Pedro... (salvo seja)

Anónimo disse...

Está visto que a Protecção Civil e os Bombeiros de Alijó funciona!
Fontinha, parabéns pelo excelente trabalho.
Um abraço amigo de Carrazeda, MJFiel

Anónimo disse...

Concordo com a posição recente da Camara de Alijó.Com linha do Tua ou sem ela,está na hora de os Municipios mais pequenos,ribeirinhos do Rio Tua,tirarem também algum proveito do que vier a acontecer.Seja qual for a solução final,interessa sim porque é uma questão de justiça para com Carrazeda,Alijó,V.Flor e Murça,e recolham daí também, alguns beneficios.
Srns autarcas,acordem e pensem nos interesses dos vossos Municipios,embora que num contexto duma região,mas nunca submissos a uma estratégia,em que tudo parece submisso a Mirandela.
Se o Rio Tua,passa em Mirandela(não desagua lá)ao menos as estradas,não têm que lá passar e "desaguar" todas.Há outras terras e outras gentes,com as mesmas hipóteses de desenvolvimento.
Outros sigam o exemplo de Alijó,finalmente alguém acorda da "anestesia geral Mirandelense".
AA.Atento