Em Novembro de 2000, um relatório da REFER propôs a colocação de um sistema de detecção e aviso de queda de rochas na linha do Tua, que poderia ter evitado alguns dos acidentes ocorridos nos últimos meses. Passados 8 anos, os mecanismos ainda não existem, apesar do estudo também ter detectado 119 zonas que constituem perigo para a circulação no troço ferroviário Tua-Codeçais.Estas indicações fazem parte do Relatório Geotécnico da Linha do Tua, elaborado entre Maio e Novembro de 2000 por três técnicos do departamento de Conservação – Via e Geotecnia da REFER. Ao longo dos 54 quilómetros de ferrovia, entre o Tua e Mirandela, uma equipa formada por Rui Malva (geólogo), Mário da Cruz Neto (responsável pela Geotecnia) e Aureliano Lemos (responsável pela Via e Geotecnia) passaram a linha a pente fino e encontraram inúmeras situações de insegurança. “Porque a situação de instabilidade já vem de há muito tempo e se agravou ultimamente, urge tomar uma atitude”, avisaram os técnicos. (...) Jornal Nordeste
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
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