quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Infantário de Castanheiro do Norte fechou mesmo

A Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães manteve a decisão de encerrar o infantário de Castanheiro do Norte. Durante a manhã de ontem foi feita a transferência de equipamento para o pólo escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Assim, as 17 crianças, entre os três e os cinco anos que frequentavam o infantário, juntam-se aos 13 alunos da outra escola, embora tenham salas separadas.
A decisão da autarquia levantou, anteontem, o protesto dos pais das crianças mais novas, mas de nada valeu. Em resposta, ontem, alguns deles não deixaram os filhos ir à escola.
O vereador municipal, António Augusto, justifica admite o descontentamento dos encarregados de educação, mas lembra que, na vila de Carrazeda, a Escola nº 2, já funciona nos mesmos termos. De um lado um sala com crianças do pré-escolar e, dou outro, uma com alunos do 1º Ciclo.
O autarca avisa mesmo que, o futuro ditará a “concentração de todos os alunos destes níveis de ensino num novo centro escolar”, na sede de concelho, pelo que não vê razão para tanto alarido no caso particular do Castanheiro do Norte.
A mudança de material que anteontem fora impedida pelos pais, cortando uma rua com tractores agrícolas, acabou por ser feita ontem com “toda a normalidade”. António Augusto confirmou, no entanto, que “houve algumas crianças que não foram às aulas”.
Eduardo Pinto/Rádio Ansiães

2 comentários:

Anónimo disse...

afinal não fechou, mudou de local. é muito diferente...

Anónimo disse...

Ninguém se importa com a questão legal. Há ou não leis neste país, vale tudo?!!
Puxando pela memória, uma inglesa foi presa por não deixar o seu filho ir à escola.
Independentemente das razões ou motivos, se é que existem, mais cedo ou mais tarde, as crianças têm que vir para os pólos educativos, e isto não é nem foi passível de discussão, foi decisão superior (ministerial). Deve ser tida em consideração a segurança dos alunos, em todas as suas vertentes e o tempo gasto nas deslocações de forma a minorar os problemas, estamos de acordo. Dar informação aos encarregados de educação, sobre toda esta problemática, e a fazer fé nas informações divulgadas não havia explicação mas sim “facto consumado”, não está bem.
Tudo o resto é boa disposição, que acompanha as vindimas.
Sabre07