terça-feira, 29 de julho de 2008

Nunes Correia, Ministro do Ambiente

«Prezo muito a Linha do Tua e tudo será feito para a salvar o mais possível. Não é irremediável que ela se perca, porque é um dado adquirido que não ficará totalmente submersa.
Mas que valor é que ela tem para os autarcas e população?
Como meio de transporte o valor da linha é pequeno face à utilização que tem, mas tem grande valor como pólo turístico.
Que eu saiba não há nenhum projecto para a sua utilização turística, os agentes económicos ainda não foram capazes de afirmar esse potencial. Eu apoiaria um projecto desses.»

Ministro do Ambiente, Nunes Correia – Público 28/07/2008

5 comentários:

Anónimo disse...

O salvador Dali... Este já deve andar a fazer campanha. Porque não te calas...

Anónimo disse...

Mas que valor é que ela (linha)tem para os autarcas e população?
É a interrogação do Ministro!
A pergunta é de político, mas é óbvia!
Não se tratará portanto de fazer campanha, até porque este Governante nem é dos que mais veementemente se mostra na praça!
O Senhor anónimo anterior não deve, portanto, precipitar-se na apreciação que importa fazer ao assunto abordado e este, é a linha do Tua que a todos, ou quase todos importará.
De facto teria sido aos autarcas com presença teritorial na envolvência da linha do Tua que teria cabido a defesa ou desprezo da linha, mas não, deixaram correr o assunto até à determinação da construção da barragem, e só quando aqui chegados, de uma forma perfeitamente aberrante e mesmo chocante aos olhos dos que entendem nesta matéria, se vieram pronunciar de forma diversa.
No nosso caso (Ansiães)o povo foi olhado e tratado como labregos, desprezado sem que algum dia a nós fosse perguntado o que maioritariamente desejaríamos para o Rio Tua.
Como que a Assembleia Municipal comandada e orientada pelo executivo, traduzisse a vontade de todo um povo adverso a fazer ondas...
Importará dizer ao Senhor Ministro que também ele e o Governo andaram mal nesta matéria ao não imporem aos autarcas a audição pública das populações servidas por um dos poucos rios com características únicas na Europa, permitindo este tipo de situações, tão lamentáveis e prejudicais a uma região do interior tão carecida de desenvolvimento.

Anónimo disse...

PONTO, PARÁGRAFO!
Para tudo o resto agora é tarde!
Parabéns.

Anónimo disse...

Nunca é tarde. Quem teima vence. Quem quer consegue. Só é tarde para quem se acomoda e vai ao sabor do vento como as canas do canavial, e foi o que sucedeu com muitos habitantes desta terra que defenderam acerrimamente a destruição da linha e a construção da barragem. Se tal facto se vier a consumar, depois verão quais os reais benefícios da mesma para todos nós....

Anónimo disse...

Não há dúvida nenhuma que a linha é, e sempre foi considerada das mais belas de Portugal.
Mas nunca foi feito nada para a potenciar em termos turisticos. Se já estivesse implementada uma forte rede turística em torno do seu percurso (tua- Mirandela), a questão da barragem nem sequer´seria questionada. Agora poderá ser muito tarde...
A acomodação não é de agora foi antes... Só damos o verdadeiro valor das coisas quando as perdemos.