domingo, 6 de julho de 2008

Douro: Espaços desactivados das estações do Pinhão e Tua ganham nova vida

Em contraste com as estações abandonadas da Linha do Douro, o Pinhão e o Tua ganharam uma nova vida e mais movimento com a abertura de espaços comerciais onde os turistas podem adquirir os produtos regionais como o vinho, azeite ou compotas. (...)
Na estação do Tua, concelho de Carrazeda de Ansiães, numa parceria entre a REFER e os produtores locais foi aberto um espaço, onde os passageiros do comboio histórico podem adquirir os produtos regionais.
Das oito estações e apeadeiros existentes entre as estações do Peso da Régua e do Tua, apenas três permanecem abertas, designadamente as destas duas localidades mais a do Pinhão, um dos mais emblemáticos edifícios ferroviários portugueses e também um dos maiores ex-libris da região duriense. (...)
Na estação do Tua foi aberto um espaço de venda de produtos regionais, para ajudar entreter os passageiros do Comboio histórico do Douro, que a CP disponibiliza todos os sábados, até Outubro. A padaria Foz Tua aproveita para vender o pão centeio, a bola de azeitonas, os bolinhos económicos ou os bolos de coco.
A responsável pela padaria, Paula Monteiro, diz que o "negócio já esteve muito melhor" mas acrescenta que esta é sempre uma forma de "promover os produtos e receber os turistas com mais conforto".
Marco Sequeira tem à venda o vinho, azeite, compotas e frutos secos que a sua família produz na pequena localidade do Tua.
Pilar Fernandes chegou ao Tua no comboio histórico e aproveitou para comprar "pão e bolinhos".
Esta turista da Guarda veio acompanhada por familiares, como Zélia Fernandes, que comprou uma compota de figo para mostrar ao marido, que vende produtos portugueses nos Estados Unidos da América, onde residem há mais de 30 anos. Lusa

4 comentários:

Anónimo disse...

É importante que os cidadãos do Concelho de Carrazeda tenham de consciência de que,muito embora enfrentemos diariamente com títulos mediáticos depressivos,a "nossa terra" possui imensos casos de sucesso nacional. MJ

Anónimo disse...

Parece-me este invento estar muito pouco publicitado no concelho. Ou será que é só para o pessoal do Tua? É que no concelho à mais para mostrar como por exemplo: O mel, folar de carne, frutos secos como a amendoa a maçâ, os já famosos doces da Púri (Parambos) e os nossos vinhos do Douro e porque não o nosso artesanáto.

AJS disse...

Parabéns à Refer. Pena foi que a Câmara Municipal não tivesse acolhido esta ideia, tantas vezes apresentada pelo Partido Socialista.

Anónimo disse...

Um exemplo a seguir. Parabéns e não esmoreçam. É de acarinhar e incentivar atitudes destas. Que estas se tornem extensivas a outras localidades.