O IC5 (145 km) e IC26 (30 km), que ligarão Murça a Miranda do Douro e Amarante à Régua, respectivamente, não estão incluídos na lista de obras que o Governo pretende candidatar a fundos do próximo QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional).O custo estimado do IC5 ascende a 300 milhões em três troços, enquanto o IC26 até à Régua rondará os 80 milhões. Mas para a região apenas consta a ligação pela A4, na lista designada por IP4, entre Vila Real e Quintanilha (Bragança), por 400 milhões. (...)
Ao contrário de outros itinerários complementares, alguns com investimentos inferiores, os dois prometidos para a região não estão, sequer, na primeira listagem de Janeiro. (...)
O Ministério refere que "alguns dos projectos do quadro da primeira versão (o que não acontecia com o IC5 e o IC 26) figuravam apenas a título indicativo, tendo o Governo optado na versão final por indicar somente os projectos com investimento pré-determinado" (embora o IC5 e o IC26 também o tenham). (...)
Ricardo Martins questiona "As estradas foram prometidas, anunciadas, calendarizadas, foram abertos concursos para o projecto, e só agora é que se vai estudar qual a forma de pagamento do investimento?" JN
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