terça-feira, 12 de junho de 2007

Daqui e dali... Rui Guerra

O EXEMPLO DEVERIA VIR DE CIMA

Um fim de semana com imensas emoções de carácter cultural, religioso, familiar e desportivo, deixou-me indeciso e confuso neste inicio de semana, daí a diversidade dos assuntos, de que me ocorre falar-vos, o melhor é começar, logo se vê…
Na sequência daquela conversa sobre a Língua Portuguesa, vem mesmo à medida o seguinte: Acompanhando eu a minha esposa em compras ocasionai, que felizmente não aconteceram, e já vos digo porquê, entramos numa loja de roupa para criança, aparentemente de fabrico não nacional. Enquanto por ali deambulava, apercebi-me na publicidade em diversos cartazes coloridos, com 2 ou 3 rostos sorridentes e as seguintes frases: “Hace Amigos” e “Making Friends” e…e o quê? Isso queria eu, mas nada mais consegui ler. Por acaso sei o suficiente em castelhano e inglês para entender, e se não soubesse, a publicidade poderia não atingir o objectivo e não conseguir motivar-me o suficiente para comprar.
Ainda bem que a minha esposa nada comprou para a minha filhota de 8 anos, porque nada de jeito e à sua medida encontrou, mas também e em boa verdade, só lá haviam de comprar espanhóis e ingleses, não merecem compras de portugueses casmurros como eu.
Será que as marcas portuguesas com mercado no exterior, também publicitam os seus produtos em português, ignorando a língua dos locais?
Sou pouco viajado para ter certezas, mas não acredito.
E a propósito falando de viagens: É que o grande o maior exemplo deveria vir de cima, não lá do alto, porque Deus até andou bem atarefado com os seus devotos, todo o fim-de-semana, mas de seres humanos que não são mais do que nós, apenas deveriam sê-lo em responsabilidade, exemplo e conduta cívica. Ou será que os senhores deputados e outros políticos desta nação julgam-se do outro mundo, pois que com o tão apregoado défice, desemprego, funcionários pouco produtivos, etc., etc.?...
Afinal tantas lamúrias para justificar o aperto em que anda toda a nação, desde há vários governos, serve de pretexto para toda a classe política, apontar o dedo acusatório, quais bodes expiatórios de todas as enfermidades da nação.
Mas são estes mesmos senhores deputados e outros afins, autores por vezes de discursos inflamados de bem servir a nação pela causa pública, que abandonam o parlamento, deixando-o sem quórum e antecipando a seu bel-prazer o já antecipado fim-de-semana pascal. Porque é que a vossa tolerância de ponto teve início quarta-feira e não quinta-feira como os demais?
Sejam pois consequentes e coerentes os actos e as vossas palavras. Doutro modo as vossas palavras serão vento que passa e cai por terra algum respeito que o povo ainda vos tem, meus senhores. E já nem falo das faltas constantes ao parlamento dos principais responsáveis partidários.
E quando o exemplo deveria vir de cima, olhamos e vemos um vazio cada vez maior. Assim a democracia está enferma, pode até morrer e vocês serão os seus carrascos.

Rui Guerra (Do programa Tribuna Livre, emitido semanalmente na Rádio Ansiães)

Sem comentários: