quarta-feira, 13 de junho de 2007

Daqui e dali... Carlos Fernandes

Temos à porta os Jogos Olímpicos de 2008, que vão ter lugar em Pequim.
È a competição desportiva mais importante do planeta que se realiza de 4 em 4 nos, onde qualquer atleta, dentro da sua modalidade gostaria de içar a bandeira do seu país, no mastro mais alto do pódio olímpico.
Os primeiros Jogos Olímpicos realizaram-se na Grécia Antiga, há mais de 2700 a.C, como uma importante celebração e tributo aos deuses; (Zeus) mas com a emergência do cristianismo no Império Romano e as suas ideologias, os cultos pagãos e tudo a eles inerente, começaram a ser exterminados. Entre 393 e 394; o Imperador Teodósio I acaba com esta concentração.
Pierre de Frédy, mais conhecido por Barão Pierre de Coubertin nascido a um de Janeiro de 1863, na cidade Luz; PARIS, foi pedagogo e historiador francês, tendo ficado para a história como o fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.
Nascido na capital francesa numa família aristocrática, Pierre de Coubertin foi inspirado pelas suas visitas a colégios ingleses, propondo-se a melhorar os sistemas de educação. Nas melhorias que visionava estava incluída a promoção da educação para o desporto, em que acreditava ser uma parte importante do desenvolvimento pessoal dos jovens estudantes.
Após ter idealizado uma competição internacional para promover o atletismo e tirando partido de um crescente interesse internacional nos Jogos Olímpicos da antiguidade; tendo como base as descobertas arqueológicas encontradas nas ruínas de Olímpia. O barão de Coubertin concebeu um plano para fazer reviver os Jogos Olímpicos.
Depois de varias reuniões e congressos, nascem os Jogos Olímpicos de Verão de 1896, que foram um sucesso por completo. Estavam assim lançados novamente os Jogos Olímpicos.
Com o aparecimento dos Jogos olímpicos nasce a tocha olímpica, bem como a bandeira Olímpica, que seria exibida em 1920, mais propriamente nos jogos olímpicos de Antuérpia, na Bélgica.
Os Jogos Olímpicos da Era Moderna viriam a ser interrompidos novamente com o estala da 1ª e 2ª Guerra mundial.
Carlos Fernandes

Sem comentários: