domingo, 11 de novembro de 2007

Refer insiste em retirar os carris

O vice-presidente da Refer, Alfredo Vicente Pereira, insiste na defesa da transformação da via-férrea entre Pocinho e Barca de Alva numa ecopista. Numa sessão pública realizada a 27 de Setembro na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, o responsável da Refer voltou a defender esta solução, que está, de resto, prevista no plano estratégico daquela empresa O presidente da CCDRN, Carlos Lage, discorda e diz que "a solução que a Refer encontrou parar tratar as linhas desactivadas não pode ser aplicada a todos os casos, pois algumas têm um tal valor monumental e paisagístico, que vale a pena pensar na sua reabertura para lá voltar a passar o comboio".
Um dos casos mais "flagrantes", aponta Carlos Lage, são os 29 quilómetros de linha entre Pocinho e Barca de Alva que, ainda por cima, têm continuidade do lado espanhol até Fuente de San Esteban (Salamanca).

Do outro lado da fronteira, a linha também se encontra encerrada, mas a Comunidade Autónoma de Castela e Leão tem um projecto em marcha para a abertura da ferrovia para fins turísticos (inserido num programa integrado para o desenvolvimento do Vale do Douro), o que potencia idêntica iniciativa do lado português.
É por isso que o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte considera que "aplicar a solução das ecopistas de forma uniforme a todas as linhas é um erro e, em particular, ao caso do Pocinho-Barca de Alva".
Enquanto gestora da infra-estrutura ferroviária nacional, a Refer tem uma visão mais economicista deste assunto, justificada pelo facto de, na região, não haver passageiros e mercadorias para transportar.
O seu cliente, a CP - Caminhos de Ferro Portugueses, por outro lado, também não está interessado em operar naquele eixo, pois, mesmo com a linha aberta até ao Pocinho, continua a ter défices de exploração. Público

6 comentários:

mario carvalho disse...

c

mario carvalho disse...

Caro Rui Martins

O Movimento Cívico de defesa da Linha do Tua MCLT agradece ao Pensar Carrazeda a divulgação do debate realizado ontem em Mirandela
com a presença de mais de 100 pessoas interessadas e preocupadas com a sua região e a sua linha
e a sua preocupação com o transporte do passado que mais será utilizado no futuro.. o combóio... Esperamos , sinceramente , que enquanto os outros e até por cá, veja-se o sucesso do metro e dos electricos do Porto, investem neste meio de transporte , aqui em tras os montes pretende-se destrui-lo.
obigado
mario carvalho

ps amanhã iremos emitir um comunicado em que denunciaremos o desinteresse daqueles que são os responsáveis representantes de trás os montes e pagos para isso, pelas preocupações das suas populações ... estão mais preocupados com o Brasil e com a Irlanda

Anónimo disse...

No passado sábado dia 10Nov07 em Mirandela observou-se a discussão sobre a linha do Tua.
Muito foi dito neste e outros blogs e esperava-se por isso gente de Carrazeda. "NADA NEM NINGUÉM!"
Fundamentalmente, que parece ser assunto de apenas "meia dúzia" de amantes da ferrovia, se bem que, pelo lado da Câmara Municipal de Mirandela, o seu Presidente clarificou o seu interesse e da cidade, (já o tinha feito antes e em diversas ocasiões)na viabilização da linha, dada a enorme mais valia turística de tal realidade.
Mas disse muito mais!
Era interessante, muito interessante e até mesmo de relevante interesse Carrazedense, que todos lessem essa importante comunicação.
Assim se ficaria a saber o porquê do fracasso que são neste momento as posições concelhias de Carrazeda e Vila Flor, onde apenas existem "vendilhões do templo".
Não valerá muito a pena observar acaloradas discussões bloguistas, quando na verdade, se uns são assim... outros serão piores...

Anónimo disse...

Caro senhor anónimo

Estavam presentes muitos amigos da ferrovia, do vale do Tua , da Linha
do Tua, de Trás-os -Montes e sobretudo muitos transmontanos fartos de serem espoliados , ignorados, e insultados.. Ninguém contava que estivessem mais de 100 pessoas e que PESSOAS.. Temos de ter confiança em nós e deixarmo-nos de ser os coitadinhos .. Somos melhores que maior parte..
cumprimentos
mario carvalho
Acreditem e passem palavra

Anónimo disse...

Concordo com o Sr. Mário Carvalho. Estavam seguramente mais de cem pessoas.
Quero eu dizer que seria "obrigatório" haver mais e mais gente e de entre esta, "ter" de haver autarcas pagos por todos nós para defender os nossos direitos.
Em "coitadinhos" eu não falo porque quem participa e dá a cara por causas nobres e justas, esse significado não existe.

Anónimo disse...

Quero dizer: ... porque, para quem participa e dá a cara...