segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Daqui e dali.. João Lopes de Matos

Respostas (continuação)
Será viável que o concelho de Carrazeda persista como autarquia autónoma? Isso depende de quê? Do aumento da população? Da riqueza produzida? Das duas coisas?

A persistência do concelho de Carrazeda não parece muito viável se olharmos à evolução dos últimos tempos. Na realidade, a perda de população activa, por diminuição da natalidade, pela emigração para o estrangeiro e para o litoral e pelo envelhecimento e morte das pessoas residentes, não augura nada de bom.
Para evitar o desaparecimento do concelho será necessário o aumento da população, a subida da riqueza produzida e um acréscimo da actividade dos actores económicos que façam com que se estabeleçam intercâmbios com outras localidades de molde a que haja uma azáfama que justifique a existência de muitos serviços autárquicos e estatais.
Os serviços públicos não podem existir por si e para si e sim para resolver a necessidade deles.
A actividade básica terá que ser privada, os serviços públicos existem por e para ela.
De contrário (não é preciso dar exemplos), muito do que está feito ou construído perde sentido, cai por falta de uso.

João Lopes de Matos

14 comentários:

Anónimo disse...

O dr. joão lopes de matos insiste em pôr a gente a pensar prospectivamente: se sem população se justifica num futuro a médio prazo manter a Câmara, com mais funcionários do que população. Se calhar, não. O problema é que aparece sempre um antónio lopes a dizer que ainda deve haver menos gente e que se vá embora porque é um intelectual. E quem pensa deve ser varrido, o que é um complexo de inferioridade, sem mostrar pela razão que o psd é superior. Eu, laranjinha, acredito na superioridade da social-democracia, mas até gosto de me confrontar com a oposição e mpstrar que as minhas alegações são superiores. Por outra banda, nem todos os intelectuais são iguais: para mim, o dr. rui c martins, o dr. joão lopes de matos,o meu ex-professor mesquita ou o professor hélder de carvalho não têm nada a ver com o professor hélder rodrigues, com um complexo de superioridade tão grave quanto o de inferioridade do tal antónio lopes, porque ambos se excluem mutuamente, um mais com um menos, a menos dando. A terceira via, do senhor manuel pinto que tem sempre a última palavra também não é alternativa: vem como um justiceiro popular, sem alegar nada, a não ser chamar nomes. E quando não chama, diz coisas incompreensíveis. Para ele, não
se deve acabar com um Concelho que «foi fundado antes da Nacionalidade». Devia, então, explicar se quer ser espanhol como nessa altura em que pertenciamos ao reino de leão. Ou se quer que linhares seja independente, como foi. E o Vilarinho. E se quer regressar à vila de ansilanis e não apenas ao café. Para ele, «sempre carrazedense», a história foi sempre fixa, não percebendo que Carrazeda não tem mais de duzentos e cinquenta anos. É mal educado e chama hipócrita ao doutor Matos, sem saber o que tal palavra significa, pois o doutor não é falso: coloca as questões de uma forma simples e directa. Quem quiser responde, quem não quiser não precisa de ser mal-educado. Isso ou achar que os outros são seres humanos inferiores e que nunca leram um livro de história.
laranjinha

Anónimo disse...

Afinal vamos esclarecer as coisas…

O hipócrita age de forma desleal, falsa e fingida, ocultando os seus defeitos, ‘disfarçando-se’ de qualidades e sentimentos que não possui.
Hipócritas são todos os falsos moralistas, todos aqueles que se apresentam vestidos de uma falsa capa de santidade; todos os que dizendo uma coisa, fazem outra, todos os que julgam sumariamente os outros, pela mais pequena infracção, mas que são incapazes de se julgarem a
si mesmos de forma imparcial; todos os que fazendo-se juízes, severos e exigentes, dos seus irmãos de caminhada, agem com extrema indulgência para com os seus próprios defeitos e imperfeições.

Não posso acreditar nem permitir que se ponha em causa o Concelho de Carrazeda de Ansiães, por meras vaidades de falsos moralistas.
Afinal que fizerem eles por este Concelho?
Onde pretendem chegar com estas reflexões anti – Carrazedenses?
Como se pode afirmar que amam tanto esta terra, quando estão sempre a por em questão a sua existência?



É Preciso Acreditar
Muito mais do que a coragem necessária para aceitarmos e mudarmos a nossa terra, é preciso acreditar. Sim, acreditar que eu posso ser o que quero ser. Acreditar que eu reúno os requisitos necessários, em meu interior, para ajudar Carrazeda na mudança.
Na realidade tudo é um teste, um exercício de crescimento interior na busca do entendimento de quem e o que somos.

É preciso acreditar.
Sim, é preciso acreditar que o que muda, que altera o comportamento das pessoas, não é o tom de nossa voz, mas a credibilidade de nossa palavra.

É preciso acreditar.
Que o silêncio é muito mais forte que o grito.


Sim, é preciso acreditar que somos os únicos responsáveis pelas nossas colheitas.

Assim, muito mais que coragem, é preciso razão, sentido e entendimento. Só assim poderemos ACREDITAR QUE CARRAZEDA TEM FUTURO.



QUEM AMA A SUA TERRA SOFRE, QUEM SOFRE SENTE, QUEM SENTE LUTA, QUEM LUTA VENCE!

Com mais Gente de Coragem, ou menos Gente, esta terra há-de vencer.
Porque, nós acreditamos.

Manuel Pinto

Anónimo disse...

O PSD é superior simplesmente porque...

NÓS ACREDITAMOS NESTA TERRA.

Manuel Pinto

Anónimo disse...

Felicito, o 1.º comentário feito por um anónimo, laranjinha. Foi educado, cortês, correcto e leal e, acima de tudo, aceita e compreende a diferença de quem pensa de forma diferente. Sabe penetrar no imo de quem pensa de forma diferente dele e concorda que haja pessoas que, como o Dr.JLM e Dr.RMartins, sabem expor com toda a franqueza e sinceridade os seus pontos de vista, sejam eles pró ou contra. Isto é que é, em meu modesto entender, ser democrata.Dou-lhe os parabéns, é com pessoas desta jaez que Carrazeda pode contar, pode, efectivamente, progredir, ir em frente.Quem não tem argumentos válidos e pertinentes é como diz, escuda-se atrás da agressividade e da ofensa.Saibam expor as suas ideias com urbanidade e civismo.

Anónimo disse...

Pretendo deixar aqui algumas considerações:
1 - Agradeço todos os comentários feitos porque eles manifestam o modo de pensar dos seus autores; só não gosto dos que ostensivamente ofendem, caluniam, difamam. Chamarem-me hipócrita já não me ofende, porque na realidade acho que, por vezes, tenho necessidade de o ser. Houve um tempo em que não conseguia sê-lo(algo genético, herdado do meu pai, talvez) e isso diminuía-me na luta que a vida nos impõe.
Neste caso, acho que não tenho necessidade nenhuma de ser falso. Digo o que penso e estou convencido que as minhas opiniões não irão mudar nada o decurso dos acontecimentos.
O que me distingue aqui de Manuel Pinto é que ele resume tudo a uma questão de” acreditar“, de “força de vontade“, e eu penso que isso é importante mas os dados concretos dos problemas também contam muito.
2 - Não pretendo ter uma postura politicamente correcta de modo a que seja elogiado por toda a gente. Não. Ainda bem que me criticam porque assim posso efectivamente dizer o que penso e não apenas aquilo que é correcto dizer. O elogio, confesso, por vezes, coarcta-me a liberdade, deixa-me preso ao modo de pensar daqueles que me elogiam.
3 - Eu nunca fiz nenhuma declaração especial de amor por Carrazeda. Nasci no concelho, tenho na vila um andar, onde passo alguns meses do ano, a minha família é quase toda carrazedense, mas isso não me impede de gostar mais, por exemplo, de Coimbra, do Porto ou de Lisboa. Aliás, eu considero-me do lugar onde vivo. E já vivi em Carrazeda, Lamego, Porto, Coimbra, Mafra, Ota, Montijo, Lisboa, Sousel, Mação, Angola, Tabuaço, Marinha Grande, Leiria, Paredes…
Não me sinto na obrigação de gostar mais de Carrazeda. Ultimamente, tenho lá vivido alguns meses durante o ano. Lá, fui desafiado a tomar algumas posições e descobri, encantado, que a minha distracção predilecta é escrever no blogue” Pensar Carrazeda”.
4 - Há uma coisa que me chama e que eu não sou: moralista. Já desisti há décadas de posições ou pregações moralistas. Não gosto de fazer juízos de valor sobre as pessoas. Isso fica para os juízes , na terra, e para Deus, no Céu.
O sr. Manuel Pinto pode continuar na sua crença inabalável. Continue coerente com a sua crença. Eu, por mim, sou mais céptico, confesso. Sempre lhe direi que não é por ter muita fé que nos sai o Euromilhões ou que nos não acontecem acidentes mortais( veja o caso do autocarro de Castelo Branco, que regressava de Fátima)
Obrigado por me ter dado pretexto a estes esclarecimentos.

Anónimo disse...

O psd é superior porque tem uma ideologia capaz de resolver os problemas desta terra. Se fosse uma questão de fé, bastava ajoelhar e os problemas ficavam resolvidos. Foi preciso trabalho. A fé não tem nada a ver, senhor Manuel Pinto: ou o senhor julga que o partido é uma igreja e basta rezar a Deus para que tudo permaneça igual? Fé, só se for para legitimar o terrorismo islâmico ou a crença dos boys dos nossos partidos que irão ser salvos por um deus nosso senhor, quando lhes arranjar um tacho. Se o concelho permanecer que seja pelas nossas ideias de conseguir gerar riqueza. Recuso-me a ajoelhar.
laranjinha

Anónimo disse...

Sr. João Lopes Matos eu apenas pretendi dar uma pequena descrição do que penso ser um hipocrita. É claro que V. Ex.ª não está incluído nesse rol, longe de mim querer ofender a sua pessoa.
Só que nesta terra existe muita gente à qual a descrição de hipocrita cai que nem uma luva.

Qundo ao PSD volta a reafirmar é superior porque ACREDITA.

Não confunda ACREDITAR com FÉ.

Acredito que esta terra tem futuro.

Acredito que Carrazeda de Ansiães há-de dar o salto.

Acredito que esta terra é das mais belas deste país.

Acredito que esta Genta merece mais e melhor.

Acredito que um dia o sonho se há-de concretizar.

Como se pode verificar é uma questão de ACRETITAR nesta TERRA e nas SUAS GENTES.

Manuel Pinto

Anónimo disse...

Se acredita que esta terra futuro;
Se acredita que esta gente merece mais e melhor;
Se acredita que Carrazeda hà-de dar o salto;
Se acredita que o sonho se hà-de concretizar é porque:
Não vemos futuro;
Se merecemos mais e melhor é porque temos pouco e mau;
Se temos que dar o salto é porque ainda o não demos;
Sonhamos com o que não temos;
Pergunto:
Que andaram os eleitos pelo PSD a fazer estes anos todos?

Amigo da Terra

Anónimo disse...

Muito se fez, e continuaremos a fazer, para que o Sonho se concretize.

O PSD esta e estará nesta Concelho, porque ACREDITA.

Manuel Pinto

Anónimo disse...

Concretize.
Seja objectivo e inumere o que "se fez" mormente em termos de desenvolvimento.

Amigo da Terra

Anónimo disse...

Bem pode esperar sentado ou então vai sair com mais rábula...

Anónimo disse...

Lá continuamos nós a bater no ceguinho...

MM

Anónimo disse...

MM
Mas não há outro remédio senão o de bater no seguinho.
Quando se pede para concretizar o cavalheiro deve ler e passar ao lado porque infelizmente não pode responder porque não há obra de desenvolvimento e outra que há é estupidamente megalomana para o meio com as consequência que todos conhecemos - Défice extramemente excessivo de que vao resultar penalizações como sabemos.
Aliás noutro comenário eu coloquei-lhe uma comparação há qual também não respondeu.
Vila Flor tem exactamente as mesmas infra-estrutura que nós e não tem défice execessivo.
Claro, ele não comentou!
Foge como o diabo da Cruz...

Amigo da Terra

Anónimo disse...

Isto é simples... Criem alternativas, imponham-se, candidatem-se ao lugar para a câmara! Mas quem quer ir para lá??? Eu não!
Sinceramente...isto, a meu ver, já não tem ponta por onde se pegue... Quem é que quererá, no futuro, governar e gerir a câmara??? Está endividada até às orelhas! Quem lhe vai pegar?!
Vamos continuar sempre no mesmo marasmo e a criar tachos e tachinhos a quem mais convém!!
Isto já atingiu o limite e a procissão vai continuar... Sempre com os mesmos andores!
MM