terça-feira, 6 de novembro de 2007

Autocarro avariado acende protestos em Campelos, Carrazeda de Ansiães

Os pais e encarregados de educação de Campelos, Carrazeda de Ansiães, exigiram, ontem, melhores condições de transporte dos alunos para a sede de concelho. Dizem que o autocarro de serviço avariou três vezes no espaço de uma semana, atrasando a chegada das crianças e jovens às aulas, pela manhã, ou a casa, ao fim da tarde. No largo da capela, pais de alguns dos dez alunos que frequentam a Escola EB 2, 3 e Secundária de Carrazeda, manifestaram a sua preocupação pela alegada "falta de segurança" verificada no transporte dos seus filhos. Elisabete Monteiro, mãe de dois alunos, contou que as avarias começaram há uma semana. Na segunda-feira, por causa de uma "rotura no tubo do gasóleo", e na sexta, devido a "problemas na embraiagem". "Até tiveram que ir a uma vinha tirar uma pedaço de arame para solucionar a avaria", denunciou. Ontem, os alunos saíram da aldeia às horas que deviam estar a entrar na escola. Foi necessário o recurso a outro autocarro para substituir o avariado por fuga de gasóleo. "Estamos descontentes com este transporte, pelo que exigimos a sua substituição", acentuou Elisabete. As críticas alastraram a Tomás Rodrigues, preocupado com a segurança da filha. "Foi o tubo do gasóleo e depois a embraiagem. Qualquer dia são os travões", frisou, alertando para a necessidade de serem tomadas medidas para "evitar uma desgraça". Lisete Soares acrescentou a preocupação pelo atraso na entrega da filha. "Na segunda-feira chegou a casa às 19.30 horas e na sexta às 18.40, aproveitando a boleia de um morador de Campelos", explicou. A empresa Santos, responsável pelo transporte, alegou que as avarias não foram preocupantes e justifica-as "Na semana passada poderão ter furtado o gasóleo do autocarro, ou então não foi abastecido; ontem houve uma fuga de gasóleo devido à sujidade". Desconhecia o problema na embraiagem. Segundo a empresa, o autocarro "está em condições de assegurar o transporte". O presidente da Câmara de Carrazeda, Eugénio de Castro, disse, ontem, desconhecer o problema de Campelos. Mas assegurou que a autarquia vai mandar averiguar as condições dos autocarros que transportam os alunos e aferir se estão de acordo com o contrato de concessão. "Viaturas com matrícula anterior a 2003 não podem prestar o serviço", explicou, acrescentando que esta limitação surgiu na sequência de "condições de transporte degradantes" verificadas o ano passado. Se a situação não for alterada, os pais e encarregados de educação ameaçam mesmo reter o autocarro na aldeia e não o deixar partir, se por capricho do destino tiver o azar de avariar novamente. Eduardo Pinto in JN

15 comentários:

Anónimo disse...

Infelizmente... é uma situação que não me surpreende e passo a explicar porquê.
Um dia, vinha eu do Porto num dos autocarros da companhia mencionada e chegou a um ponto em que o cheiro a travão era horrivel. Foi uma viagem atribulada com muitas travagens bruscas, ultrapassagens arriscadas e muito mais... Chegados a Alijó por volta das 20h e 30m, mais coisa menos coisa,´eu e mais duas jovens de Vila Flor saímos do autocarro para ver o que se passava. Quando nos deparamos com a situação, vimos uma enorme quantidade de fumo a sair da roda dianteira do lado direito... O problema ficou aparentemente resolvido com umas "pancadinhas de amor" por parte do condutor, mas o fumo continuava. Eu e mais as duas jovens não voltamos a entrar no autocarro e retiramos os nossos pertences, porque acima de tudo temia-mos pelo que pudesse acontecer. Agora imaginem aquele autocarro, a fumegar, a descer S. Mamede de Ribatua, com todas as descidas e curvas. Na altura so pensei que se voltasse a entrar e se algo acontecesse iamos todos parar ao rio TUA.
Agora... como regressámos a casa? Á boleia, com os avós das jovens de Vila Flor, que nos foram buscar, porque o condutor simplesmte se limitou a dizer: "Se quiserem vir vêm, se não quiserem ficam!" e assim foi... ficamos 3 pessoas,em frente ao café da vila com as "trouxas" em cima do passeio, as outras seguiram viagem no referido "bus".
Penso que foi uma situação lamentavel e é bom que denunciem este tipo de situações, pois são vidas que são transportadas e que de um momento para o outro, por irresponsabilidade de alguém, podem virar "defuntos" ou ficar paralisados para o resto da vida.
Graças a Deus não aconteceu nada e se acontecesse??? Quem assumia a responsabilidade? Mas conta, quem viu, que quando o autocarro passou em frente a um café da vila e ouviu-se um grande estrondo!!! E q a tampao da roda "funegante" saltou e a prova lá ficou! Foi o tampão e se fosse o peneu que rebentasse em plena descida tendo do lado esquerdo e bem lá no fundo o RIO TUA??? Pensem nisso!
A meu ver devia ter sido pedido um autocarro de substituição, coisa que não aconteceu.
Por isso, digo a todos os pais que vêem os seus filhos viajar de autocarro para que não sejam negligentes e exijam mais segurança...Sejam exigentes, já chega de sermos os "coitadinhos" que aceitamos tudo. São precisas vozes de descontentamento para alterar este tipo de situações.
Um apelo às empresas de transportes, pensei, acima de tudo no bem estar de quem transportam... Pois andar sem aquecimento no INVERNO e sem ar-condicionado no VERÃO... não é muito agradável! Lembrem-se que são pessoas que transportam e não "coisas". Até os meus gatos têm mais conforto, quando viajam, do que aquelas que se encontram nos "nossos" autocarros.

Alguém atento

MM

Anónimo disse...

PS:Correcções:
Á
tampão da roda fumegante

Até os meus gatos têm mais conforto, quando viajam, do que aquele que se encontra nos "nossos" autocarros.
Desculpem tantas correcções mas escrevi envolta num sentido de revolta... com esta situação...
Um abraço.

MM

Anónimo disse...

Na verdade a frota de autocarros que serve o concelho e principalmente o transporte de alunos já deveria estar há muito na sucata.
Muitas vezes vemos os autocarros completamente inclinados para um dos lados o que como é óbvio compromete a seguraça do veículo.
mais,
se é verdade que os veículos não podem ser anteriores a 2003 então alguém anda a fechar os olhos.
1 - GNR
2 - Câmara Municipal !
Oxalá nada aconteça.

Anónimo disse...

O que é de estranhar e que está aos olhos de toda a gente é que a maioria dos autocarros são de matrícula anterior a 2003 alguns com matricula de 1984!!!!!!!!Os autocarros que fazem o transporte escolar são os mesmo que fazem a linha de transporte de passageiros e o facto do Sr.Presidente dizer que "vai mandar averiguar"......foi só para ficar bem bem visto uma vez que só não vê quem não quer, ou então é cego(e perdoem-me a expressão)....Acho que era altura mais que suficiente de dar Segurança quer às "nossas" crianças quer aos passageiros que diariamente se fazem transportar nos autocarros da dita empresa....a ver vamos no que vai dar....

Anónimo disse...

A Câmara Municipal parte do princípio que o concorrente cumpre com o programa de concurso. Não sei, evidentemente, com que autocarros identificados a Empresa em causa concorreu ao serviço de transporte de alunos no nosso concelho, podendo ser verificado a pasta de documentos, as fotocópias dos livretes e títulos de propriedade e, a partir daqui, o Município poderá confrontar a Empresa com as eventuais alterações na frota.
Tudo se debruça sobre a Câmara Municipal por ser fácil acusar politicamente, embora haja alguma razão para tal.
No entanto, o que mais me espanta é a GNR local, que tão diligente no acoimar os condutores por falta de cinto, de estacionamento indevido, de uso de telemóvel, peca por falta de rigor em coisas tão importantes como é a segurança dos nossos alunos e não só.
Armados em figurantes do meio, principalmente nas noites de "copofonia" não têm pejo nenhum em verem diariamente os autocarros passarem à frente de seus esbeltos narizes, com fumo excessivo dos escapes, com ou sem cintos de segurança, seja de que ano seja a sua construção!
Não se lembram estes cavalheiros que recebem o seu salário dos nossos impostos e que para serem sérios e briosos na sua conduta, devem ser permanentemente, agentes de autoridade, com brio profissional e permanentemente atentos à segurança dos cidadãos, ou à falta dela.
Se assim não for, BARDAMERDA para os inúteis!

Anónimo disse...

A Camara de Carrazeda não põe a concurso o transporte de alunos.
É um transporte misto alunos/passageiros daí a não obrigatoriedade de veículos posteriores a 2003 !

Anónimo disse...

Considerando o péssimo serviço que as Empresas "Santos" e "Soc. Transp. Carrazeda-Vila -Flor" presta à população em geral e aos alunos em particular, mereciam que lhes fosse retirada a concessão de transportes públicos. Mas eles são donos de tudo ! Dizem que até são donos do Centro de Inspecções !!!!! SERÁ ....?!

Anónimo disse...

Pois não......a Câmara de Carrazeda não abre concursos e faz adjudicação directa com a dita empresa para linhas de estudantes uma vez que esta empresa é detentora das linhas de passageiros.....se acontecer algo a quem deve ser chamada a responsabilidade????À dita empresa ou à autarquia que pura e simplesmente para poupar uns trocos(não serão assim tão pouco) põe em risco "a vida" dos nossos/vossos filhos?????è de lamentar ver autocarros de 1984,1987 e na sua maioria anteriores a 1995 a fazer diariamente o transporte de dezenas/centenas de vidas sem o mínimo de condições...e já não é de agora...já vem de longa data.....acho que esta questão necessita de uma longa e ponderada reflexão....

Anónimo disse...

Responsabilizar... Ora aí está uma coisa que ninguém quer... ser responsabilizado por possiveis consequências!
Já há muito que sempre ouço dizer que a culpa morreu solteira!
A irresponsabilidade anda à solta e quem é punido quando se pedem responsabilidades por eventuais acidentes???
Culpas ninguém quer...
Até uma vergonha terem lata para cobrar bilhete!!! Tendo em contas as condições em que transportam as pessoas!!!
Continuem a manifestar-se... Todos JUNTOS talvez se consiga mudar a situação. Se bem que... Por estas bandas tudo é mesmo possível!!!

MM

Anónimo disse...

O ano passado, salvo o erro, a empresa foi sujeita a uma inspecção surpresa por parte da ex-DGV em que foi obrigada a encostar quase meia duzia de autocarros.
Ao que parece estas visitas deveriam ser feitas todos os meses.
Aquilo que eu vejo imagino que toda a gente verá; autocarros já ultrapassados em tudo.
Mas como parece haver alguém a quem não interessa ver ( Sr. Presidente da Câmara ) o "barco" vai andando até ao dia da desgraça. Depois a seguradora pagará o que tiver que pagar e continuam todos a dormir descansados...
CAMBADA DE IRRESPONSÁVEIS.

Anónimo disse...

"Na efectivação do transporte da população escolar serão utilizados, em princípio, os meios de trasporte colectivo (rodoviário, ferroviário ou fluvial) que sirvam os locais dos estabelecimentos de ensino e de residência dos alunos" - ver artº 6º do Decreto-Lei nº 299/94 de 5/9.Isto só para eslarecer que não se trata de querer ou não querer escolher o adjudicatário dos serviços.

Anónimo disse...

Uma pergunta????
Será necessário acontecer alguma desgraça para que as coisas mudem???
Oxalá que não...
Porque ja diz o velho ditado... Depois de casa roubada trancas na porta!

MM

Anónimo disse...

Independentemente dos procedimentos legais a segurança dos veículos deve ser primordial.
Aliás toda esta polémica parece ter estaldo por causa dos alunos.
E os adultos não são gente ou podem morrer que não há problema?
É A SEGURANÇA QUE ESTÁ EM CAUSA SEJA QUEM FOR QUE OCUPE OS LUGARES.

Anónimo disse...

Penso que ninguém excluiu os idosos... Fala-se em pessoas, e quando assim é abrange todos, ou estarei fora de contexto?

MM

MERCILIA disse...

Ola desde Espanha quero dizer que fiquei bem contente porque campelos começa a denunciar certos abuzos.Meu descorserto foi maiuscúlo quando encontro por internet campelos minha pequena povoaçao e revindicando seus direitos. Tenho a dizer que eu nao tenho oportunidade de saber noticías de aí,seria fantastico que alguén se didicasse a escrever certas coisas seria um método para que os pobres imigrantes estivessemos em contacto com nossas raízes um abraço MERCILIA