quarta-feira, 15 de julho de 2009

Vila Flor - A aldeia fantasma de Gavião

Aldeia abandonada, há mais de 50 anos, é um atractivo turístico da freguesia de Seixo de Manhoses
A viagem faz-se a um ritmo lento, por um caminho de terra batida. Durante o percurso até à aldeia abandonada do Gavião avista-se uma paisagem deslumbrante sobre o Vale da Vilariça.
O cenário ganha, ainda, mais vida com as vinhas, olivais e amendoais cultivados, que demonstram a riqueza agrícola da freguesia de Seixo de Manhoses, situada a seis quilómetros de Vila Flor.
Abandonada pelos últimos habitantes há mais de 50 anos, a aldeia de Gavião é, agora, um local em ruínas visitado por aqueles que deixaram lá as suas raízes ou por curiosos que querem conhecer a vida que existiu, outrora, neste local privilegiado pela natureza.
Numa visita àquelas que já foram ruas movimentadas encontramos um amontoado de pedras que vai resistindo ao passar dos anos, mas também casas com cobertura e fachadas, bem como vestígios de um lagar e da antiga capela de Santo António. A eira é, igualmente, um espaço que ainda prevalece, apesar das silvas terem tomado conta da área que, antigamente, era destinada ao cereal.
Os encantos do Gavião já entraram em casa da maioria dos portugueses através das imagens divulgadas na novela “A Outra”. Desde então, este local tem tido um maior número de visitas. “Há muitas pessoas que vêm à procura do Gavião e todas elas ficam fascinadas”, realça o presidente da Junta de Freguesia de Seixo de Manhoses, Constantino Olmo.
Para que este local não passe despercebido, até foi colocada uma placa à entrada da freguesia a indicar o caminho. No entanto, tardam os investimentos para transformar o Gavião numa aldeia turística. “Só seria possível através de investimento privado. Já houve pessoas interessadas, mas depois aparece sempre algum entrave”, lamenta o autarca. Jornal Nordeste

1 comentário:

Anónimo disse...

Temos cá no concelho um excelente exemplo: FELGUEIRA, freguesia de Pinhal do Norte. Vejam com vossos próprios olhos.