segunda-feira, 6 de julho de 2009

Daqui e dali... Orlando Carvalho

"A minha quase morte"

-Hélder! Se me acontecer algo puxas-me ok? -disse eu preparado.
-O quê? Achas que podemos contiguara-se o Vítor.
Nunca tinha pensado que estas seriam as últimas palavras que ouviria. Então saltei para a agua, senti-me bem e comecei a nadar, e de repente: nada...
Tudo começou num dia normal, igual a todos os outros dias normais. Nesse dia decidi ir para a piscina com os meus amigos.
Tudo estava bem, o pessoal a rir com as figuras que fazíamos e o calor de um sol quente a sorrir para nós.
Decidimos então ir comer qualquer coisa mas pensei: "é melhor não comer já que me apetece um gelado no fim". Então o Hélder e o Vítor pediram algo e eu fui falar com o doutor Albino que estava ali a beber algo:
-Sr. Doutor preciso de ir marcar uns exames, quando e que está por lá?
Ele disse-me então o dia a que estaria acessível e fomos até a toalha, o Hélder quis se ir embora, e eu disse "fica mais um pouco, não vás já".
-Este ano ganhei mais resistência, penso que estou na minha melhor forma, Hélder! Se me acontecer algo puxas-me ok?
Foi como se tudo fosse um sonho, apenas me lembro de estar a nadar e simplesmente apagar, sonhar com as pessoas desse dia e uma grande sensação de frio, e como se estivesse a ir dormir, a desvanecer...
Mal eu sabia que o Hélder me tinha tirado da piscina com força, ainda hoje ele fala na adrenalina; o Daniel ao ver-me naquele estado ficou em choque, deixou-me cair e bati com a cabeça; e o medico e os enfermeiros que estavam no local a fazer-me reanimação para eu simplesmente viver.
-Onde estou? Ha? Tio és tu? Dói-me a cabeça, onde e que eu estou?
-Estás na ambulância, acalma-te que vais para Mirandela, tiveste muita sorte que estava lá o médico na piscina e que foram rápidos...
Então troquei para a SIV e lá fizeram-me mais alguns testes, já no hospital entrei em hipotermia e mais tarde em hipotermia devido a como estava, sentia cada músculo dorido como se tivesse entrado em convulsões...
Passado esse dia lá acordei eu, mas o medico disse"o pior ainda não passou, tens de fazer exames por causa de poderes ter criado uma pneumonia química dado a água que engoliste e ao cloro dentro dela". Eu nem sabia que o tratamento de choque ao cloro da piscina me poderia afectar ainda mais visto que este é extremamente nocivo.
Então nos dias seguintes fiquei em casa dos meus padrinhos tendo em conta que se sentisse algo iria logo para o hospital.
Nesse tempo isolado de tudo pensei em 1001 coisas, tal como o quão frágil é a nossa vida, nas coisas que gostaria de fazer e tinha guardado para depois, nas pessoas com quem tinha vergonha de falar, e também e se eu não tivesse falado com o médico?
E se este não estivesse na piscina? E se deixasse ir o Hélder mais cedo? E se lhe dissesse para não me vigiar? E se eu não estivesse habituado a pressão? (poderia estar surdo. no mínimo)

E o que fizeram os vigilantes da piscina? Nem ao fundo da piscina me foram buscar?

E nadador salvador? E se fosse uma criança como é normal num dia de Agosto no meio de 500 pessoas que tivesse caído na parte funda, por mais que gritasse dentro de agua ninguém ouviria, apenas iriam reparar nela passado umas horas quando viesse ao cimo? Ou então ficaria ali até ao próximo dia? E se fosse um filho seu? E se fosse você?

Mas o que me deixou muito pior foi o que uma pessoa me disse, mais uns minutos ou segundos lá no fundo e ficaria com paralisias, num estado vegetal ou então mesmo morto.
Desta vez tive uma tremenda sorte, mas não é por mim mas porque o que aconteceu nesse dia não foi algo sem significado que se possa esquecer mas por todos nós, tenham atenção a isto ou será que vão fazer algo apenas quando estiver alguém entre 6 tábuas.

Agradeço MESMO a toda a gente que me ajudou, aos meus amigos (pessoal da pesada he he he), médicos e enfermeiros (pessoas 7 estrelas tanto as do local como do transporte e do hospital), bombeiros (toda a gente fala mal deles mas fogo entendam de uma vez que é das únicas coisas de jeito que funcionam como deve ser por aqui), minha família (que preocupei mesmo muito) porque se não fossem eles não estaria aqui e todas as pessoas em geral da vila (pela preocupação que têm tido comigo). Agradeço também ao Doutor Rui Martins por me ter deixado publicar a minha quase história d’"A minha quase morte”.
Orlando Carvalho

22 comentários:

Anónimo disse...

Hoje recomeçaram com o transporte das crianças e utentes da vila para a piscina da Fontelonga.

Esses transportes acabaram com a intervenção de Olímpia Candeias, quando se quis vingar de um funcionário camarário.
Para que ele não recebesse horas extraordinárias, Olímpia Candeias fez com que as crianças passassem a ir a pé para a piscina, ao sol e pelo meio da estrada, pois os prometidos passeios continuam uma miragem...

Se ela ganhasse lá ía acabar de novo com o autocarro para a sua satisfação da vingança pessoal!
HJR

Anónimo disse...

E da vigilancia na piscina, ninguém diz nada?

Anónimo disse...

Sou Alzira Lima de Jesus Castro Pinto.

Olá, Orlandinho!
Já vou falar contigo, personagem principal deste filme da Vida!

Porém…desculpa-me, tenho que escrever algo!
Sou muito ignorante!!!

Não sei porque me doeu ler dois comentários de oportunistas, totalmente inoportunos!!!
Devo ser mesmo muito ignorante!!!
Sim, porque, que mal tem fazer a apologia de si próprio (sei lá de quem!), depois de ler uma HISTÓRIA DE VIDA que inicia agora um novo ciclo???

Desculpem, mas porque não falamos COM O ORLANDO?????

Sabes quem eu sou, Orlandinho… Lembras-te quando fui a correr atrás de ti? Porque tinhas feito um disparate qualquer próprio da idade! Lembra de teres feito queixa à tua mãe? E, ainda por cima, ela até disse que eu fizera muito bem!!!
Pois é, meu jovem, a vida é de cada um de nós!
Vamos fazendo que podemos, tentando o que não o podemos, mas VIVENDO!
Mergulhaste no âmago do teu espírito…talvez para te encontrares dentro dele, quem sabe? E do que escreveste, ensinas o aprender a cada um de nós!
Não morreste! Adormeceste para acordar mais vivo!
A tua vida vai arder até ao fim, como um fósforo que se risca e transborda a chama da felicidade!

Parabéns pela tua coragem de escrever a tua experiência de quase-morte!
Lembra-te: «QUASE» NÃO É!

Um doce abraço,
Alzira Lima

Anónimo disse...

Vigilância da piscina, ou a não vigiância??????sim porque as senhoras que lá estão( não tem culpa nenhuma, para ali foram enviadas)às tantas nem nadar sabem...o único nadador salvador ( Osvaldo ) que costuma andar por lá não estará de certo nas melhores condições para prestar tal função ( espero que esse joelho melhore depressa)...será demias pedir bom senso às entidades competentes e que de uma vez por todas deixem de brincar com a vida das pessoas que frequentam a dita piscina?????
Naquele dia foi o Orlando..amanha pode ser você ou um parente seu.....

dá que pensar....

Anónimo disse...

Ex.a Senhora:
Dr.a Alzira Lima,
Realmente, pelas minhas palavras parece que o mais importante foi esquecido: enaltecer a atitude do Orlando ao expor o seu problema de forma tão sentida e dar Graças pelo seu salvamento. Mas isso eu já tinha feito pessoalmente.

Apenas abordei o assunto dos transportes porque, por mero capricho vingativo de Olímpia Candeias, ficaram muitas crianças em perigo.
É um assunto relacionado com a piscina, com as crianças e com os perigos com ela relacionados.
E também é um facto de extrema gravidade.´
Com os mais respeitosos cumprimentos e agradecendo a sua chamada de atenção,
HJR

Anónimo disse...

Afinal há nadador salvador ou não? E sabe nadar?

Anónimo disse...

A piscina nunca teve nadado salvador, tal como tantas outras, as pessoas que ali trabalham são "O faz tudo da Câmara", esta gente trabalhadora não pode por em risco a própria vida, porque não é só não saber nadar, é saber tirar alguém da água, isto é muito importante. Quem fazia este serviço era o Virgilio Samões, fiel de armazém, mas que era todos os anos destacado para a piscina, dado as suas qualidades, tanto de educação, de responsabilidade e simpatia, isto quando o Professor Ricardo e Rui Barata eram responsáveis pela piscina. Depois a Olímpia Candeias e Paulo Rogão passaram a mandar e decidiram que ele não iria para a piscina. De ano para ano, nota-se que não têm condições para receber por dia centenas de pessoas. Penso que com este susto, deviam repensar se não seria melhor encerrar a piscina, até arranjarem 2 nadadores salvadores, o que a lei obriga ter.
O Orlando ficou bem graças à desenvoltura de quem de imediato o tirou da água e lhe prestou os primeiros socorros. Felizmente não se perdeu um jovem deste Concelho. Rápida recuperação Orlando. Um abraço.
Daniel

Anónimo disse...

Acabam com a piscina e acabam com mais um divertimento dos jovens. Pensem na nossa juventude. AT

Anónimo disse...

Porque tem de ser sempre as mesmas pessoas, "O faz tudo da Câmara" quando a Camara tem cinco bombeiros com curso tecnicas de socorismo.
Pensem nisso!

Anónimo disse...

Boa noite... permintam-me na qualidade de nadador-salvador que, a lei em nada obriga a permanência ou não destes nas piscinas, salvo em parques aquáticos.
Tantos advogados à solta por aí, publiquem a tal leiou quase lei, isto se ela existe.
Quando ao Orlando,apenos digo uma coisa, nós só somos o que conseguimos ser, mesmo que queiramos ser mais.
Não sei que idade tens, talvez 17, maturidade alguma, para saber os riscos e como evitá-los.
Cumprimentos e tudo de bom ORLANDO, a ambição física também mata, não descures disto, nuca.

Anónimo disse...

De nadador-salvador para nadador-salvador....prezado colega...para que não sejamos todos leigos e andemos a mandar farpas para o ar aqui fica para quem se quiser documentar..

http://www.idesporto.pt/DATA/DOCS/LEGISLACAO/doc099.pdf

Boas braçadas........

Anónimo disse...

O link postado no comment anterior está incompleto...


http://www.idesporto.pt/DATA/DOCS/LEGISLACAO/doc099.pdf

não sei porque motivo foi retirada a extensão.pdf do final..só assim se abrirá correctamente a ligação..

boas braçadas

Anónimo disse...

Deixem-se de coversas e contratem um nadador salvador, os visitantes da piscina são imprevisíveis. Empleno Agosto chegam a entrar para aquele pequeno espaço cerca de 600 pessoas. Mais vale prevenir que remediar...

Anónimo disse...

esperemos que a "quase morte" do jovem Orlando Carvalho o leve a assumir atitudes mais responsáveis. Se ele tiver um comportamento mais calmo e menos exibicionista, não precisará de nadador salvador, bombeiro, médico, ou polícia...
Na verdade, choca que em tão longa prosa, o jovem em questão não tenha dito as verdadeiras razões que o expuseram a tão desnecessário perigo.
Haja juízo...

Anónimo disse...

Ou somos muito “velhos” com grau de amnésia, ou não passamos as etapas da vida.
Não quero nem devo ser apologista da irresponsabilidade que por vezes existe, na juventude. Mas a adolescência é uma etapa de afirmação pessoal e de superação por vezes com exibição/ afirmação de género.
Neste caso, o mais importante não é o motivo mas sim a consequência, e se há ou não meios ao dispor para socorro, para mim fundamental.
Se, um indivíduo de forma voluntária ou previsível bebe de mais e entra em coma alcoólico, não deve merecer tratamento? Sem dúvida, tem direito a ser tratado.
Com este caso queremos cercear estes direitos, aos jovens? Eu digo, não.
Alerta para os perigos e comportamentos de risco, estamos todos de acordo, é este o caminho.
Sabre07

Anónimo disse...

Porque tem de ser sempre as mesmas pessoas, "O faz tudo da Câmara" quando a Camara tem cinco bombeiros com curso tecnicas de socorismo.
Pensem nisso!(sic)


Cinco bombeiros com curso técnico de socorrismo!

Quem?

Meus amigos "alguns" bombeiros (se calhar os dos "cursozecos") no que diz respeito à emergência e ao socorrismo são uns "zérinhos".

Podem ter um "cursozeco", mas não sabem utilizar esses conhecimentos, nem o equipamento existente nas ambulâncias, nem zelar pela operacionalidade de tais equipamentos. (UMA VERGONHA)

Alguns desses indíviduos não sabem colocar sequer um colar cervical, nem fazer a básica PLS, quanto mais estar de serviço numa piscina e ter de reanimar alguem (SBV)...


Cumprimentos ao Vitor (alguém que precebe alguma coisa de socorrismo nessa Associação)


O Verdadeiro Bombeiro

Anónimo disse...

As culpas gostam de ficar sempre solteiras! Vem agora o senhor do juízo perfeito dizer que não há necessidade alguma de ter pessoal vigilante com o mínimo de conhecimentos à cerca do que é 1 resgates e 1ºs socorros! Saiba sua excelência que muita das vezes aquelas e outras instalações da nossa e noutras terras são visitadas por pessoal federado, que todos os dias tentam superar-se a si próprio para desta forma conseguir um melhor resultado em provas futuras. (Querem ver que não temos responsabilidade alguma se um profissional da modalidade se “ficar” numa das nossas piscinas?!) Fazer apneia é um dos pré requisitos solicitados em muitos cursos relacionados com a natação! Com certeza sua excelência não sabe quais as aspirações deste jovem, que de algum modo já podem estar a ser comprometidas devido a mazelas resultantes desta lamentável ocorrência. As piscinas municipais em Carrazeda de Ansiães nunca estiveram vigiadas com pessoal devidamente qualificado para o efeito, porque por cá criam-se os lugares para as pessoas e não se seleccionam as pessoas para os lugares. E com certeza todos os borguistas vão ter oportunidade de verificar já isso brevemente em concursos que vão aparecer. E para terminar o meu comentário que já se alonga falar aqui de adolescência e afirmação é uma tentativa de alguém se descartar de responsabilidades.

Anónimo disse...

Ao senhor anónimo (a) que postou o comentário de dia “11 de Julho de 2009” pelas “13:14”, com certeza o senhor não sabe do que fala ou então fala do que não sabe. Não nos meta a todos no mesmo saco, porque para além do Vítor há mais pessoas que se interessam pelas emergências. No entanto existem problemas muito graves em todos os quartéis de Bombeiros que se prendem com a forma como se sobe na carreira de Bombeiro (quantos mais anos se tem na casa mais se manda, e os cursos e as habilitações não valem de nada) ora em todo lado existem sub-chefes que são “zerinhos” e são esses zerinhos que mandam no pessoal jovem, licenciados, etc, ou seja, num teatro de operações. Depois temos ainda outro problema, temos pessoas a fazer emergências que as não deviam fazer porque nunca deviam passar nesses “cursozecos” como o senhor lhe chama, mas eles passam porque os senhores comandantes não querem que se reprove ninguém, o que não está bem. E se o senhor estiver a falar do jovem que fez o resgate na piscina, ele ainda só deixou de ser cadete á apenas alguns meses ainda não fez nenhum desses “cursozecos” como o senhor diz. Existe ainda outro problema, o número de emergências, para o bem de todos nós é muito baixo e o pessoal desta corporação não tem as oportunidades necessárias para se fazerem uns bons socorristas (mas desta vez não falharam) . Em suma os principais responsáveis são os comandantes das corporações de bombeiros e a viciação do sistema, não manda quem sabe e muitas vezes obedece quem não deve, o jovem que fez o resgate portou-se como um herói porque fez o resgate e já não foi pouco e no compto geral foram todos uma verdadeira equipa porque salvaram uma vida! E a meu ver você e eu perdemos uma boa oportunidade de estar calados, no entanto o senhor (a) provocou-me enquanto Bombeiro que se for preciso arrisco a minha vida para salvar a sua, e os bombeiros não merecem ser tratados dessa forma porque com certeza ainda ninguém lhe fez mal, pelo contrário apesar de tudo (problemas internos) tenho a certeza que todos os esforços deste quartel apesar das dificuldades diárias (meios) convergem num único sentido. SERVIR BEM.

Anónimo disse...

Não metam os Bombeiros nesta confus,ão, estes são os soldados da paz, responsabizem o jovem, que mais parece um louco sem medir conseqências e quem está à frente da piscina, por não ter meios de apoio imediatos.
Um jovem

Anónimo disse...

Em relação ao comentário de 11 de Julho de 2009 13:14 é um prefeito disparate, nem dá direito a que se comente. Este anónimo de certeza que nunca precisou desses tais "zerinhos"!

Ora em relação ao comentário de 14 de Julho de 2009 20:37, vou apenas corrigi-lo se me permite. O jovem que fez o resgate na piscina é um bombeiro de 3ª classe e tem o curso de socorrismo (TAT) que agora é (TS), sendo neste um dos melhores dessa formação que por sua vez fez par comigo.

PS: É pena que os Bombeiros só sirvam para quando a população assim precisa, deixem-se de atirar os Bombeiros para o fundo, eles são seres como voces que fazem o melhor que podem e arriscam sem por em causa a sua própria vida para salvar a de outros.

Um simples Bombeiro desta associação!

Anónimo disse...

"Quem não quer ser lobo não lhe veste a pele".....
Os Bombeiros só o são porque querem... nada nem ninguém os prende ! E se querem e estão, têm que servir ! O lema é "Saber para Servir", mas a humildade é boa e todos gostamos ! Concerteza que sem hierarquia, sem linha de Comando, sem Lei nem Regras para alguns seria mais que bom ! Mas desenganem-se: Manda quem pode e obedece quem deve !!!!! A não ser assim..... Boas Festas ! Esta é a opinião de quem também faz parte da Corporação (à moda antiga, claro!)

Anónimo disse...

Este é como os políticos, enrou no blog no ínicio do verão e ainda não saíu...