quinta-feira, 23 de julho de 2009

Deputado socialista diz no Parlamento que a linha do Tua não tem interesse turístico

A linha do Tua não tem interesse turístico. A opinião foi defendida pelo deputado socialista Luís Vaz, eleito pelo círculo de Bragança, ontem à tarde na Assembleia da República.
Durante o debate sobre a petição da Linha do Tua apresentada há um ano pelo Movimento Cívico pela Linha do Tua e que tinha como propósito defender a linha do Tua da construção de uma barragem, o deputado afirmou que “a linha férrea deixou de ser útil para as pessoas que ali vivem e trabalham, que optaram pelo transporte rodoviário”.
Luís Vaz salientou que a ferrovia poderia ter potencial turístico, mas não diz que “não conhece um único operador turístico que se tenha interessado pela sua exploração”.
Quem não gostou de ouvir estas palavras foi a deputada do Bloco de Esquerda, Helena Pinto. “Apetece-me dizer que fiquei quase sem palavras depois de ouvir tudo o que o deputado socialista disse. Só faltou concluir com viva a barragem, viva a EDP”, ironizou. E José Silvano diz que Luís Vaz tem inveja de Mirandela. É desta forma que o presidente da câmara de Mirandela reage às declarações do deputado socialista, eleito por Bragança, proferidas, ontem, na Assembleia da República.
O também presidente da administração da Metro de Mirandela ficou surpreendido com esta posição de Luís Vaz. José Silvano considera que “só fala de Mirandela para cima e que não conhece o Vale do Tua”. Acrescenta que Luíz Vaz vestiu a pele de “deputado por Macedo de Cavaleiros” e que “como não passa lá a linha tem inveja que ela termine em Mirandela”.
José Silvano desmente também que não haja três operadores interessados em explorar a linha do Tua. "Basta consultar o estudo que as Câmaras fizeram para constatar que há empresas interessadas".
A petição sobre a linha do Tua vai ser votada esta sexta-feira.
Eduardo Pinto/RA

4 comentários:

Anónimo disse...

Haja coerência e justeza no que se debate.
É minha opinião que a linha do Tua não deve ser mantida só por manter e logo, a qualquer custo!
Ou seja,
se for (fosse) rentável não faltarão (faltariam) consórcios a querer a sua concessão. Mas não parece ser tanto assim e a sê-lo, nenhuma obrigação contratual deveria (deverá) caber à entidade concessionária porque eu não estou disposto a pagar mais luxos por teimosia.

André de Cima

Anónimo disse...

Diz Silvano que "há três operadores interessados em explorar a Linha do Tua". Então pergunto: - Porque não exploram, se o Governo já em 2000 assinou um protocolo com as Câmaras para exactamente fazerem isso ? Penso que há aqui alguma hipocrisia...

Anónimo disse...

Toda a gente parece preocupada com a possibilidade de não haver rentabilidade garantida para a linha do Tua,
mas,
parece ninguém se preocupar com tantos recursos do País gastos em tantas e tantas inutilidades públicas!
Para tanta coisa somos um País do "faz de conta", mas não há "faz de conta" por exemplo, para os Senhores deputados receberem seus vencimentos ao fim de cada mês!
O Senhor deputado Luís Vaz, a ser verdade a sua afirmação, que a "linha férrea deixou de ser útil para as pessoas que ali vivem e trabalham, tendo optado pelo transporte rodoviário", demonstra desde logo falta de solidariedade e cuidado social para connosco que aqui vivemos e trabalhamos.
Não valorizo muito o facto de ele ser de Macedo de Cavaleiros e a linha do Tua ficar em Mirandela, pois a sua obrigação é ter presente os enormes custos da nossa interioridade, e
também,
é seu dever, pensar que para linha do Tua ser rentável seria preciso que o Governo fizesse fortes investimentos, como agora vai fazer na linha do Corgo, e pensar
também,
que, a possibilidade dos 5 açudes para linha do Tua era uma solução de investimento que tornaria esta região, porque não, de excelência Europeia,
mas,
infelizmente, não temos quem aponte caminhos e influencie o nosso Governo, quer de ontem, quer de hoje, para essa excelência...
Será porque somos o interior mais pobre de Portugal?
Onde uns poucos demandam Lisboa e Algarves e esquecem as suas raízes, colocando de lado as potencialidades que temos e das quais se envergonham?
Tivemos todo um tempo para descolarmos do atraso, mas soçobramos sempre!
Agora, quando se fala em efectivo desenvolvimento, em vez de participarmos activa e decididadamente em soluções possíveis, eis que bloqueamos todas as outras com as quais não concordamos, como que a "nossa" é que deveria vingar porque peça única e válida para todos.
Assim não iremos a lado nenhum, sendo exactamente por isso que o atraso atávico em que nos encontramos tem tudo a ver com mentalidades chamadas precisamente de ATÁVICAS".
Carlos Fernandes

Anónimo disse...

"estão verdes", disse o deputado socialista porque é a imagem da incapacidade evidente da classe política que nos representa. provavelmente se fosse um homem de capacidade e visão não era deputado, mas deram-lhe aquele lugar porque o sistema assim o manda.
Pobre interior, onde são os teus filhos que foram para a capital que mais te maltratam.