quinta-feira, 23 de julho de 2009

Troço da linha do Douro pode ser reactivado

O Governo está a preparar um protocolo com a Refer, CP, Estrutura de Missão do Douro, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e com alguns promotores privados, com vista ao estabelecimento de uma parceria para reabilitar 28 quilómetros desactivados na Linha do Douro, entre Pocinho e Barca de Alva.
O anúncio é da secretária de Estado dos Transportes que ressalva o interesse turístico da via.
A procura é muito baixa e a densidade populacional também, por isso não dá para justificar um comboio por semana” argumenta Ana Paula Vitorino, acrescentando que “o que estamos a fazer é encontrar novos parceiros que aproveitem a linha para fins turísticos”.
E a ideia será, segundo a governante, integrar a linha do Douro, entre Pocinho e Barca de Alva, noutros pacotes turísticos da região. “A nível mundial existe um turismo associado à descoberta dos rios através das linhas de caminhos-de-ferro e nós estamos a querer importar esse conceito para o Douro” refere.
A estimativa de investimento para a reabilitação do troço da linha do Douro, entre Pocinho e Barca de Alva, é de 25 milhões de euros.
CIR/Brigantia

2 comentários:

Anónimo disse...

Que bom seria se esse troço fosse reactivado! Ligava-se o grande Porto com Salamanca através do vale do Douro. Isto é que era: trabalhar numa perspectiva, rumo ao futuro.

Anónimo disse...

É um disparate ter que fazer mais 200 km's para ir do Porto a Salamanca... Importantíssimo para a região a recativação desta linha..