terça-feira, 21 de julho de 2009

Empreitada na linha do Corgo é consignada hoje pela secretária de Estado dos Transportes

A secretária de Estado dos Transportes preside hoje, em Vila Real, à cerimónia de consignação da obra de requalificação da linha ferroviária do Corgo, que representa um investimento de 23,5 milhões de euros.
A linha do Corgo, que liga os concelhos de Vila Real, Santa Marta de Penaguião e Peso da Régua, foi fechada em Março por razões de segurança.
Ana Paula Vitorino regressa a Vila Real na terça-feira para a consignação da empreitada, podendo as obras iniciar-se de imediato com vista à reabertura da via, em Setembro de 2010.
O calendário estabelecido entre os autarcas dos três concelhos e a secretária de Estado, no dia 30 de Março no Governo Civil de Vila Real, definia que seriam efectuados estudos preliminares em Junho nos 26 quilómetros de ferrovia e que a empreitada das obras começaria em Julho.
No terreno já decorreram trabalhos preparatórios, mas o grosso da obra começa agora com o levantamento de toda a estrutura da via, como carris, travessas, balastro, fixações, e intervenções de nível geotécnico como vertentes, muros, taludes e drenagens.
Será ainda feita a supressão e reclassificação de seis passagens de nível.
Aquando da sua deslocação a Vila Real, Ana Paula Vitorino lembrou os 103 anos de existência da Linha do Corgo e salientou que, "durante muitos anos", esta estrutura não teve qualquer intervenção".
Por isso, acrescentou, quando se começou intervir verificou-se que se "tratava de materiais que já tinham chegado ao fim da sua vida útil e por muita intervenção que se fizesse nunca se conseguiria repor as condições de segurança".
De acordo com a responsável, o relatório, feito com a ajuda de ferroviários suíços, concluiu que a "intervenção tinha que ser feita já".
"Não bastava fazer umas ligeiras intervenções de cosmética, tinha que ser feita uma intervenção de fundo
", sublinhou.
No início de Julho, os autarcas de Vila Real (Manuel Martins), Santa Marta de Penaguião (Francisco Ribeiro) e Régua (Nuno Gonçalves) pediram explicações ao Governo e à REFER sobre o que consideravam ser os atrasos no início dos trabalhos de reabilitação da Linha do Corgo.
Um autocarro está a substituir o comboio, mas, por diversas vezes, as populações e autarcas se manifestaram preocupados com a estrada "sinuosa e estreita" que liga os três concelhos, reivindicando, por isso, a rebertura da linha-férrea.

Lusa/RA

Sem comentários: