quarta-feira, 29 de julho de 2009

Aterro da Terra Quente vai produzir energia a partir do lixo

Esta quarta-feira são inaugurados dois equipamentos que já estão em funcionamento no aterro sanitário da Terra Quente, em Urjais, Mirandela, num investimento de cerca de dois milhões e meio de euros.
Uma Central de Valorização Energética de Biogás, a funcionar desde Maio, que faz o aproveitamento energético do biogás para produção de energia eléctrica, evitando a sua emissão para a atmosfera. O equipamento custou um milhão, cento e cinquenta mil euros, e terá uma produção média anual de energia de 4.500 MWh, equivalente ao consumo médio de 1.500 habitações por ano.
Será também inaugurada oficialmente a Estação de Tratamento de Águas Lixiviantes, que já funciona há cerca de um ano e que faz o tratamento dos lixiviados provenientes da deposição de resíduos sólidos urbanos pelo processo de evaporação. Um equipamento que teve um custo total de cerca de um milhão e duzentos mil euros, comparticipado em 85% pela Agência Portuguesa do Ambiente.
Ambos os equipamentos vão ser inaugurados pelo Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, e são considerados uma mais-valia no processo de tratamento de resíduos do Sistema e na sustentabilidade ambiental da região.
Recorde-se que o aterro sanitário da Terra Quente recebe e trata mais de 50 mil toneladas de lixo por ano provenientes dos doze concelhos do distrito de Bragança e a ainda de Vila Nova de Foz Côa.

Eduardo Pinto/RA

2 comentários:

Anónimo disse...

Um exercicio de memória: - Quem foi o "pai" dos aterros sanitários ? Quem foi, quem foi ?
Resposta: - Jooosééé Sóóócraaatesss ! E esta hem ?

Anónimo disse...

Precisam é de reciclar políticos falsos, tipo OLIMPIA CANDEIAS e acompanhantes.
ASS. REPUBLICA