terça-feira, 7 de julho de 2009

Escolas primárias devolutas ganham nova vida

Quatro edifícios municipais foram ontem cedidos pela câmara de Bragança a outras tantas associações do concelho.
Três correspondem a escolas do primeiro ciclo do ensino básico que vão ficar desocupadas no final do ano, devido à concentração dos alunos em centros escolares.
Uma das escolas, a da aldeia de Rebordaínhos, vai transformar-se num centro de dia para idosos prestando ainda o serviço de apoio domiciliário.
Vamos tentar por começar restaurar o edifício para colocar lá um centro de dia e a nossa sede” refere o presidente da Associação Sócio-Cultural e Recreativa de Rebordaínhos. “Agora no início, pensamos começar pelo apoio ao domicílio e só mais tarde é que vamos ver se conseguimos avançar para a construção de um lar de idosos” explica José Maria Pereira.
Outro edifício foi cedido ao Rotary Clube de Bragança, que ali vai instalar a sua sede e a universidade sénior.
No entanto, o edifício precisa de ser recuperado. “Vai ser oportunamente e o prazo óptimo seria o mais rápido possível” refere o presidente da direcção do Rotary estimando que sejam necessários 50 mil euros para requalificar as instalações. José Moreno espera contar com o apoio da câmara para “fazer uma candidatura que disponibilize financiamento” pois antes das obras não é possível fazer a mudança de espaço.
O presidente da câmara de Bragança mostra-se disponível para ajudar na requalificação dos edifícios, mas diz que não será possível através de fundos comunitários.
A autarquia não pode disponibilizar todo o apoio financeiro necessário para a recuperação dos imóveis” refere Jorge Nunes acrescentando que “é preciso que as instituições angariem outros apoios, mas temos consciência que em algumas situações o esforço principal vai ter de ser do município”.
Ainda assim, o autarca diz que “não há possibilidades de serem desenvolvidas candidaturas de âmbito comunitário”. Por isso, “terá de ser feito um esforço por outra via” reforça.
Ontem, foi ainda cedida a escola primária de São Sebastião à Banda Filarmónica de Bragança e a escola da Estacada à Casa de Trabalho Oliveira Salazar.
Na cidade ainda há mais duas escolas para ceder a instituições.
No meio rural, ainda há algumas escolas fechadas mas a maior parte já foram entregues a associações.
Brigantia Foto Ansiães Aventura

19 comentários:

Anónimo disse...

Um exemplo que devia ser seguido pela Camara Municipal de Carrazeda de Ansiães. Não me parece que a alienação das escolas vá emendar a má gestao que foi feita nos últimos anos levando esta Câmara à falência tecnica.
Mas a culpa desta situaçao tambem está nos presidentes de junta pois mendigavam junto do Sr. Dr. Eugénio de Castro, tendo todos votado em assembleia municipal a favor da venda, com a desculpa que se nao votassem a favor de uma ideia proposta pelo presidente da camara iriam sofrer represálias e que este lhes cortava os apoios.
À junta de freguesia de Amêdo de nada serviu pois as verbas que foram prometidas nos últimos 2 anos nunca chegaram a ser transferidas
Alguém atento

Anónimo disse...

O presidente da camara de carrazeda e o Faustino queriam vender as escolas sem passar cavaco aos presidentes de junta e às populações.

Por aqui se vê a consideração pela população do concelho.
Já no sábado o presidente faltou à inauguração no Pombal com uma desculpa esfarrapada, deixando todos à espera.
Nem um telefonema fez a um vereador para representar a camara. Indecente!

Anónimo disse...

Não concordo que o Sr. Presidente da Camara e o Sr. Faustino quisessem vender sem passar cartao aos presidentes de junta pois estes votaram todos a favor da venda das mesmas em assembleia municipal.
O Proprietário deste fórum deve ter maneira de arranjar cópia da acta da Assembleia onde foi votada a venda das escolas, e esta mostra que todos, refiro novamente todos os presidentes de junta votaram a favor, agora fazem-se de vítimas perante a população pois as eleições estão aí à porta. Caso não consiga arranjar cópia eu posso disponibiliza-la para ela ser publicada aqui no fórum.

Alguem atento

Anónimo disse...

Ainda bem que jà estão a ver quem è essa "PEÇA" refiro-me ao presidente da Câmara.Atè que enfim começam de abrir os olhos, sò è pena que isso tenha acontecido tão tarde.Ai agora jà se queixam,bem feito,è para ver se nas pròximas escolhem melhor.Não era ele o melhor do mundo agora ele està-se borrando para vocês todos,agora jà è indecente è para que vejam.
MAS QUE PENA ME DÀ DE VOCÊS!!!!!!.

Anónimo disse...

Senhor "atento", não tem andado tão atento como diz, caso contrário não proferia tanta barbaridade.
Manuel

Anónimo disse...

Acha que disse barbaridades ou quieria escrever verdades e enganou-se? Deixe o seu contactoque eu envio-lhe cópia da acta, depois logo se vê quem diz barbaridades. Será que o Sr. Manuel também é daqueles que pôs o dedo no ar por simpatia??
Os presidentes de junta só agora reclamam as escolas porque sabem que o Sr. Eugénio já não é candidato

Alguém Atento

Anónimo disse...

Mais uma coisa, esta questao das escolas faz lembrar a questão de passar as àguas para uma empresa privada, toda a gente diz que não está satisfeito, mas os presidentes de junta andaram todos com o dedo no ar aquando da votaçao se deveriam privatizar as águas,votando favoravelmente e nao digam que isto não era medo do Sr. Eugénio que nas próximas eleiçoes lhes tirasse o tachinho que são as juntas de freguesia. e pelo menos desde à 12 anos para cá os presidentes têm sido sempre os mesmos, tal como o presidente de câmara que já está à mais tempo, infelizmente.
Alguem Atento

Anónimo disse...

As águas só davam prejuízo à Câmara, mas quando não se tem conhecimento de causa, fala-se ao acasso, acho muito bem que as aguas tenham sido entregues a uma empresa, o mesmo se deveria passar com as piscinas e tantas outras coisas, sou a favor do progresso.
E não coloquei o dedo no ar, nãosou político nem quero ser, sou justo.
Manuel

Anónimo disse...

Então deve ser com a renda que as Águas de Carrazeda pagam à Câmara Municipal que esta está com as contas tão direitas!!!!

Alguem Atento

Anónimo disse...

Ouvi dizer que o Presidente da Câmara vai aproveitar algumas escolas para as transformar em tasquinhas. Será verdade, caros carrazedenses?!...

Anónimo disse...

Algumas já o são!!!

Alguém Atento

Anónimo disse...

O senhor "Manuel", chamesmo-lhe assim, quer ser tão justo que não se dá conta do significado "NEGÓCIO"!
Depois do Município ter infraestruturado mais de 90% do concelho em abastecimento de água e saneamento, é que o diabo do homem se lembrou de entregar tudo à Empresa de Águas?
E sabe por acaso quem são os donos da empresa?
Não, não sabe, ou não lhe convém para melhor sustentar a sua formada opinião?
Ora tenha lá paciência!

Anónimo disse...

As águas aquando da constituiçao da empresa eram detidas 75% pela AGS e 25 %pela Socopul, neste momento nao sei qual a estrutura de capital.
Por acaso a Socopul até andou uns anitos a fazer obras pelo conselho de carrazeda, ex abriu a estrada zona industrial - Pinhal do Norte
Será que há aqui algum tipo de favorecimento??
Alguem Atento

Anónimo disse...

Alguns anitos????
Ó senhor (des)atento, tenha dó de quem tem memória!
O senhor não sabe que obras foram feitas pela socopul?
Só fala na zona industrial?
Por acaso?
Não sabe no momento a estrutura de capital e da empresa?
O Senhor devia estar calado e não dizer asneiras!

Anónimo disse...

Entao se tem a memória tão fresca diga qual a estrutura do capital das Águas de Carrazeda.
Até agora so V. Exa so diz que eu digos asneires mas nao as identifica nem as corrige.
De udo o que foi dito neste "debate" diga quais as coisas que estão correctas e as que nao estão, aí sim, poderá ter alguma credibilidade, pelo menos da minha parte.
Ou é apenas mais um que andou sempre de bandeira com Sr Eugénio e o defende??

Anónimo disse...

Porque é que a Câmara não faz um protocolo com a Santa Casa e não aproveitam aquelas escolas para Centros de Dia? É uma sugestão...
Lila

Anónimo disse...

D.Lila para aranjarem outra coordenadora a ganhar €2.000,00 por mês? Câmara e Santa Casa é tudo farinha do mesmo saco.
MJoao

Anónimo disse...

Concordo com o ultimo comentário Santa Casa e Câmara farinha do mesmo saco, porque se assim não fosse não levavam uma coordenadora chamada Ana nunca trabalhou, nunca teve responsabilidades só manias, O professor Ricardo que abra bem os olhos para não vir ele para a rua para ela ficar a governar a santa Casa.

Anónimo disse...

"Quem para bem não serve para mal tem jeito". Já diz o velho ditado. Daqui tirem as ilações que quiserem.