segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Daqui e dali... RuiCMartins

A Negociação “Secreta”

No Centro de Apoio Rural de Carrazeda realizou-se quinta-feira (12/02/2009) uma reunião/debate entre o Presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, Eugénio Castro, representantes da EDP e os populares (19) que, por mero acaso tiveram conhecimento deste debate e resolveram aparecer.

Estranhou-se o facto de haver imensas pessoas deste concelho que estariam seguramente presentes, caso esta acção tivesse sido divulgada.

A EDP vinha apresentar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) à população de Carrazeda de Ansiães.
O assunto em discussão é da máxima importância para o nosso concelho e suas populações.

Pena que tenha havido o cuidado de não divulgar a reunião, não fossem surgir questões menos cómodas aos actores em cena.

Cedo se percebeu que afinal as questões eram para ser respondidas pelo senhor Presidente da Câmara e que havia perguntas e dúvidas que não se podiam colocar para não prejudicar as negociações "secretas" havidas pelos "iluminados" autarcas, pois tudo o resto são considerados ignorantes. Tanto assim que quando alguma questão menos cómoda foi colocada, logo o interveniente era mandado calar, como foi o caso de um Presidente de Junta, ou então havia que mostrar um ar agastado e, indelicada e arrogantemente, dizer que se estavam a prejudicar as tais negociações "secretas".

Que contrapartidas estão os autarcas a negociar com o Governo e a EDP que sejam do interesse e que afectem positivamente as populações dos concelhos afectados pela construção da barragem de Foz Tua?

Tendo a EDP já pago ao Governo a quantia de 60.000.000,00 € por ter ganho o concurso para a construção, que contrapartidas estão as autarquias a negociar com o Governo destas quantias já pagas pela construção que tanto vai afectar as populações locais?

Qual a posição da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães perante as declarações da Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, que disse que "se for considerado imprescindível o encerramento do troço em causa [por causa da construção da nova barragem da EDP], deverão ser garantidas, pela concessionária, condições para a criação de uma variante ferroviária". ?

As decisões tomadas secretamente por "iluminados" que arrogantemente tomam decisões unilaterais que têm impacto em toda a população, levaram o nosso concelho ao estado de ruptura em que se encontra.

Esta será talvez a última oportunidade que o concelho de Carrazeda de Ansiães tem de exigir e reivindicar um desenvolvimento integrado e sustentável em troca da destruição dos nossos vale e linha únicos na Europa.

Queremos contrapartidas concretas que se reflictam directamente em cada um dos carrazedenses e que não passem apenas por um despejar de dinheiro nas autarquias que não chegam sequer para pagar as dívidas existentes.

Queremos museus que não caiam, obras que cheguem ao fim a custos controlados, infra-estruturas que funcionem, estudos prévios, planificação consciente do que se deve fazer, discussão pública e transparente de todo o processo.
Estudo! Planificação! Transparência!

Queremos que nos respeitem!

RuiCMartins

17 comentários:

Anónimo disse...

E não é pedir demais. Apenas tudo a que temos direito e que temos visto a nos ser negado consecutivamente. Apoiado

Anónimo disse...

Parabéns Senhor Doutor Rui Martins por ter tido a coragem de desmascarar o sr presidente da câmara.
Boa,gostei.Era isso que todos d
deviam fazer.
FP

Anónimo disse...

Agora, após ler Dr. Rui Martins, posso concluir que tudo quanto tenho dito sobre o ditador de Carrazeda, não é ficção, é uma fixação necessária até ao último segundo do seu mandato!

Secundino.Lopes disse...

Penso que o actual executivo já nada tem a ganhar nem a perder. Dai esta atitude de esconder o futuro. Assim esta região só fica a perder. Bem aproveitado "politicamente" este projecto poderia canalisar verbas e outros projectos importantes para a região. Mais uma vez perdemos porque anda cada um a trabalhar para si !

Anónimo disse...

Dr. RCM, permita-me deixar-lhe aqui um caloroso aplauso por esta tão lúcida, justa e pertinente tomada de posição pública. É assim, com a coragem e a determinação dos mais capazes, que se pode "levantar" um concelho demasiado castigado por um cinzentismo generalizado (e este exemplo é flagrante) de muitos anos. Parabéns.
Cumprimentos.
h. r.

Anónimo disse...

Até que enfim, aparece alguém a por os pontos nos is!
Já era mais do que sabido que o Presidente de Camara jamais se importou com o fututo do concelho e da população, é mais do que evidente.
Só espero que isto sirva para alguns (e muitos)abrirem os olhos, que teem tido fechados ou não querem abrir.

M.Fernandes

Anónimo disse...

Dr. Rui Martins, aplaudo a sua sábia intervenção e continue a pugnar pelo seu concelho e pela manutenção das coisas belas que Deus, através da Natureza, lhe deu.

Anónimo disse...

o problema do sr. presidente foi nunca se querer rodear de espíritos superiores, como o do prof. h.r.
rafaela plácido

mario carvalho disse...

Caro Rui......

(Drs são aqueles que não têm nome ou orgulho nele o que tenho a certeza que não é o seu caso)


A juventude que representa tem, a partir deste momento, a responsabilidade de decidir o futuro deste concelho e desta região cortando definitivamente o cordão umbilical com forças retrógradas e mesquinhas. FORÇA

Não se preocupe com clubes nem partidos.. preocupe-se com as pessoas e com aquilo que será melhor para elas.. AVANCE com todos os que têm , com coragem , sabido dizer NÂO e sabido dizer COMO.. AVANCE COM A JUVENTUDE (Escolha não os que têm a mania que são BONS mas os que são capazes de querer e de fazer aquilo que as pessoas esperam que se faça .... os VELHOS os saberão apoiar com a EXPeriencia..


um abraço

mario


ps . Não aceito que não aceite este comentário

Ps2. O Concelho de Carrazeda tem muitos Jóvens com valor independentemente dos partidos..

OBJECTIVO Nº1 O Melhor para Carrazeda com TODOS

Anónimo disse...

Qual o melhor caminho? O de Rafaela Plácido que aponta o superior dos superiores, com toda a carga que isso comporta? Ou o de Mário que o exclui?
JOVEM À PROCURA DE SOLUÇÕES

mario carvalho disse...

Caro

JOVEM À PROCURA DE SOLUÇÕES


Eu sugiro que os Jovens avancem pois o seu futuro está em risco

Agora o ideal seria:

O Melhor para Carrazeda com TODOS


Ou seja associar a Juventude com a experiencia mas com o mesmo objectivo

A Juventude seria o motor .. puxaria mas com força..e a experiencia seria a conselheira

E a experiencia trabalharia sem pelouros e sem ser remunerada.. porque a Juventude se preocuparia com ela

Os Jovéns concordam?
e
A Experiencia ?

cumprimentos

mario

Anónimo disse...

Caro Rui Martins:
A serenidade no acolhimento da notícia que te foi dada pelo Presidente da Junta, tem a mesma proporção da revolta sentida com a injustiça praticada pelo presidente do Município ao desejar estar sozinho na reunião com a EDP!
Compreendo isso, mas estamos a promover a entrega do concelho à oposição política e aos medíocres que vão continuar a servir-se do PSD para continuar o compadrio, a incompetência, a passividade!
Promover-se uma frente independente para propor-se tomar conta do nosso concelho, é um imperativo urgentíssimo!
E há tanta gente que se convidada resolveriam o problema...
É uma pena esta continuidade!
Um abraço.
Luís

Anónimo disse...

ESTUDO, PLANIFICAÇÃO, TRANSPARÊNCIA!

Eu diria:
* Estudo (caso de polícia, ou seja sindicância urgente),
* Conhecimento transparentye ao concelho e ao País;
* Liquidação de dívidas ao mesmo tempo que se planificará o futuro,
* Transparência na acção, sempre!

Anónimo disse...

Acabem com este blog, ou deixem entrar todas as opiniões contrarias ou não.Respeitem as opiniões de todos nós, porque assim não tem piada, só aceitar a conveniência.Seja justo e tenha coragem.
Viva carrazeda de todos nós.

Anónimo disse...

EDP quer forças locais na decisão de construção de Foz/Tua
Escrito por Glória Lopes
Quarta, 25 Fevereiro 2009
O presidente da EDP, António Mexia, desconfia da utilidade que possa vir a ter uma alternativa ferroviária à Linha do Tua, no caso de ser construída a Barragem de Foz/Tua, uma vez que se o projecto for em frente a zona vai perder a bela paisagem que existe no local.


O responsável pela empresa, que quer construir o empreendimento hidroeléctrico, afirmou que sem as vistas a linha pouco interesse terá. “Se puserem uma ferrovia num sítio sem vistas não percebo muito bem qual seria o interesse dessa ferrovia” referiu Mexia, durante a sua estada no estaleiro da Barragem do Baixo Sabor, quando na passada terça-feira, 17, acompanhou a visita de José Sócrates às obras do empreendimento que está em construção em Torre de Moncorvo.
A decisão de avançar com a construção da Barragem de Foz/Tua ainda não está tomada, mas a Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, já defendeu que a ser submersa parte da actual via, o ideal seria encontrar uma alternativa, que deveria ser também ferroviária. António Mexia explicou que será estudada uma alternativa, mas, ressalvou que não compete à EDP decidir se essa é ou não a solução correcta.
O presidente da EDP considera que a solução final deveria começar a ser encontrada a partir da passada quarta-feira (18), dia em que terminou a fase de consulta pública do Estudo de Impacte Ambiental da Barragem do Tua.
“Seja ferroviária, rodoviária, fluvial ou teleférica o importante é que as pessoas tenham as condições de transporte, nomeadamente do ponto de vista turístico”, justificou, acrescentando que “a solução não vai ser determinada pela EDP, vai ser determinada em conjunto com as forças locais”.
Mexia disse ainda que a decisão não vai depender do resultado do referendo, que poderá vir a realizar-se no concelho de Mirandela, uma vez que a Assembleia Municipal aprovou na semana passada a realização do sufrágio. “Há muitas Câmaras envolvidas, além de Mirandela, algumas já perguntaram porque é que nós não temos falado sobre o assunto. O referendo é uma forma prevista nas instituições democráticas”, frisou.
O responsável salientou também que “a EDP quer que as pessoas formulem a sua opinião, por isso estamos a trabalhar localmente para que haja o mais pedagogia possível, e as pessoas percebam quais são os benefícios”, sustentou.

Anónimo disse...

Dr Rui Martins, com a sua juventude tem tudo para dar muito ao concelho de Carrazeda.
Força vá em frente, apoiando-se em outra juventude (da pouca) que ainda está sediada no concelho e faça desta terra uma terra melhor.

M. Fernandes.

Roberto Moreno Tamurejo disse...

Caro Rui, estou a ver que já escreves no blog!Felicidades!Grande abraço, Roberto