quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Cancro do colo do útero: implementação da vacina está a correr “muito bem”

A afluência das jovens aos centros de Saúde para a toma da vacina contra infecções por Vírus do Papiloma Humano (HPV) tem decorrido com normalidade e tudo indica que vai ser possível atingir a meta das 99% das jovens do distrito nascidas em 1995 e 1996 vacinadas até ao final de 2009 como definido no plano de actividades da SRS de Bragança.
Lembramos que a vacina ficou disponível em todos os Centros de Saúde do distrito de Bragança no dia 27 de Outubro de 2008 em conformidade a indicação da Direcção Geral de Saúde.A sua implementação no nosso distrito correu "muito bem", como confirma Helena Meirinhos, da equipa distrital de vacinação.
A elevada taxa de sucesso no plano de vacinação no nosso distrito é de resto extensivo a todas as outras vacinas. Helena Meirinhos recorda que esta é a região que tem a maior taxa de população vacinada.
Esta vacina protege as mulheres contra o cancro do colo do útero, o segundo tipo de cancro mais frequente na mulher em todo o mundo. Esta patologia está relacionada com a presença do HPV em cerca de 75% dos casos.
Se tudo continuar a correr como planeado, em 2010 serão vacinadas as jovens nascidas em 1997. NN

Sem comentários: